Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mutação

Entenda o que é mutação, aprenda como essas alterações genéticas ocorrem e descubra se as mutações podem ser repassadas aos descendentes.

Mutações são alterações que ocorrem no material genético Mutações são alterações que ocorrem no material genético

Com certeza, você já ouviu falar das mutações. É comum ouvirmos dizer, por exemplo, que o vírus da gripe sofre mutações e, por isso, é necessária a criação de vacinas anualmente. Mas, afinal, o que é uma mutação?

Mutação

Uma mutação é uma alteração que ocorre no material genético. Essas alterações são raras, ocorrem de forma espontânea e são as principais responsáveis pela formação de novos genes. Se não houvesse mutações, todos os genes ocorreriam apenas de uma única forma e, portanto, não aconteceriam processos como a evolução.

Essas alterações podem ser classificadas em mutações de grande escala e mutações de pequena escala. As mutações de grande escala dizem respeito aos rearranjos cromossômicos que acometem grandes segmentos de DNA, e as de pequena escala são aquelas que afetam um gene ou apenas alguns nucleotídeos (blocos construtores do DNA e do RNA).

Como ocorrem as mutações?

As mutações possuem origens distintas e diversas. Elas podem ocorrer, por exemplo, durante a multiplicação do DNA ou ainda durante a recombinação. Nesse último processo, podem ocorrer substituições, adições ou perdas de nucleotídeos, desencadeando alterações nas proteínas formadas.

Além disso, as mutações são provocadas pelos chamados agentes mutagênicos, que causam mudanças no DNA. Os agentes mutagênicos podem ser físicos ou químicos. Como exemplos, podemos citar os raios X, raios infravermelhos e ultravioletas e agentes químicos como ácido nitroso e outros.

Toda mutação passa para os descendentes?

Nem todas as mutações passam para os filhos. Aquelas alterações genéticas que atingem células que não originarão os gametas não são passadas para os descendentes. As mutações que atingem essas células são chamadas de mutações somáticas. Um exemplo é a heterocromia de íris, uma condição em que uma íris ou apenas uma porção dela é de uma cor diferente do restante.

Quando a mutação atinge células que formam os gametas, são chamadas de mutações germinativas. Nesse caso, temos mutações que poderão ser transmitidas para as próximas gerações.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cromossomos

Ciências

Genes

Ciências

O DNA

Ciências

RNA

Últimos artigos

Sistema imunológico

Sistema imunológico nos ajuda a evitar uma série de doenças, sendo uma rede de proteção eficiente e fundamental para nossa sobrevivência.

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.