Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Leucemia

Aprenda um pouco mais sobre a leucemia, uma doença que atinge a medula óssea, local onde são produzidas as nossas células sanguíneas.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea do paciente A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea do paciente

 A leucemia é uma doença grave que compromete as células formadoras do sangue na medula óssea. Ela é caracterizada pela presença de grande quantidade de células jovens anormais nesse local. Essas células são chamadas de blásticas.

→ O que é a medula óssea?

A medula óssea, conhecida por muitas pessoas como tutano, é o local onde as células sanguíneas são formadas. Ela localiza-se na cavidade dos ossos, principalmente do esterno e da bacia, e apresenta-se como um tecido de consistência mole.

Muitas pessoas pensam que medula óssea e medula espinhal são a mesma coisa. Entretanto, enquanto a medula óssea relaciona-se à produção de células sanguíneas, a medula espinhal é uma porção do sistema nervoso central.

→ Como podemos classificar a leucemia?

A leucemia pode ser classificada em dois grandes tipos: mieloide e linfoide. As células mieloides originam as hemácias, alguns tipos de glóbulos brancos (monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e plaquetas. Já as linfoides dão origem aos linfócitos (um tipo de glóbulo branco).

→ Qual o tipo de leucemia mais frequente?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em crianças, o tipo mais comum de leucemia é a linfoide aguda. A mieloide aguda é mais frequente em adultos. A leucemia linfoide aguda destaca-se pelo crescimento exagerado das células imaturas no sangue. Os pacientes com esse tipo de leucemia geralmente apresentam anemia, sangramentos, fadiga, febre e anorexia.

Os pacientes com leucemia mieloide aguda apresentam sintomas semelhantes aos da linfoide aguda, como febre, anemia e fadiga. A diferença é que podem ocorrer sangramentos em maior quantidade que os observados no outro tipo.

→ Qual o tratamento realizado em casos de leucemia?

O tratamento para leucemia depende do estado de saúde do paciente e do tipo de leucemia apresentado. Entre os principais procedimentos, podemos citar:

  • Quimioterapia: o paciente recebe medicamentos que impedem a multiplicação de células doentes;

  • Radioterapia: técnica que utiliza a radiação com a finalidade de destruir ou inibir o crescimento de células anormais;

  • Transplante de medula óssea: são transplantadas células saudáveis da medula óssea, que assumem a produção de células sanguíneas no corpo do paciente. Para a realização desse procedimento, o doador deve ser compatível com o receptor do transplante. Geralmente, o doador é irmão ou irmã do doente, porém, apesar de ser raro, é possível encontrar doadores compatíveis mesmo sem grau de parentesco.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Câncer

Ciências

Eritrócitos

Ciências

Leucócitos

Ciências

Plaquetas

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.