Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Anticorpos

Saiba mais sobre os anticorpos e qual é a sua importância para a prevenção de doenças.

Os anticorpos são proteínas encontradas no plasma que nos protegem contra organismos invasores Os anticorpos são proteínas encontradas no plasma que nos protegem contra organismos invasores

Nosso corpo está em constante contato com possíveis agentes causadores de doenças. Sendo assim, é fundamental que nosso organismo possua armas contra esses agentes. Uma dessas armas é o chamado anticorpo.

Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas, que são chamadas de antígenos. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade.

Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros (também chamados de plasmócitos), que são um tipo de glóbulo branco presente no nosso sangue. Cada antígeno desencadeia a produção de um determinado anticorpo, sendo que cada anticorpo só atua em um determinado antígeno.


Os linfócitos B maduros são responsáveis pela produção de anticorpos

Em virtude da especificidade da reação antígeno-anticorpo, frequentemente eles são comparados a uma chave e uma fechadura. Cada chave é capaz de abrir apenas uma fechadura, o mesmo acontece com um anticorpo que só é eficaz contra um antígeno. Isso quer dizer que um anticorpo que atua defendendo-nos contra uma bactéria não será útil para nos defender contra um vírus.

Uma característica extremamente interessante a respeito do nosso corpo é a capacidade de memória. Se formos contaminados por um antígeno que já nos causou algum problema no passado, rapidamente nosso corpo começará a produzir anticorpos. Isso ocorre porque, após uma infecção, ficam em nosso corpo células de memória. Elas possuem a capacidade de reconhecer um agente infeccioso ao qual já tivemos contato.

Esse mecanismo é fundamental para a eficiência das vacinas, substâncias feitas a partir de antígenos que são tratados a fim de não causarem doenças. Ao vacinar uma pessoa, o corpo começa a produzir anticorpos e células de memória. Sendo assim, quando esse micro-organismo entrar em contato com nosso corpo, rapidamente será destruído, uma vez que os anticorpos vão ser produzidos de maneira mais rápida.


Videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Características do sistema imunitário

Ciências

Fator Rh

Ciências

Infecção

Ciências

Leucócitos

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.