Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Soros e vacinas

Entenda as diferenças entre os soros e as vacinas e como estas substâncias são preparadas

Os soros e as vacinas são usados para combater doenças Os soros e as vacinas são usados para combater doenças

Soros e vacinas são preparados que têm o objetivo de proteger o corpo contra o ataque de agentes invasores causadores de doenças (microrganismos ou substâncias tóxicas), denominados, de forma geral, de antígenos. O processo de combate a estes agentes é chamado de imunização, que ocorre através de substâncias chamadas anticorpos.

As vacinas contêm antígenos inativados ou atenuados, que atuam estimulando o corpo a produzir uma resposta imune específica, de acordo com o agente invasor. Elas estimulam a produção de anticorpos e esses, atuam no combate e na eliminação dos microrganismos invasores. Então, a vacina atua como uma medida preventiva para evitar certas doenças, o que é considerado imunização ativa.

Atualmente existem vacinas contra várias doenças, que devem ser tomadas periodicamente. Algumas doenças que são combatidas com vacinas são: rubéola, poliomielite, raiva, sarampo etc. Para evitar estas e outras doenças, não deixe de tomar todas as vacinas nos períodos corretos.

O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor. Eles atuam como medidas curativas, o que é considerado imunização passiva.

Normalmente, os soros são específicos para cada doença e tipo de veneno ou toxina. Para a sua produção é preciso extrair o veneno do animal ou as toxinas para as quais queiram produzir anticorpos de combate. Depois que a substância é extraída ela é injetada em cavalos para que eles produzam os anticorpos específicos para esse veneno. Quando é produzida a quantidade desejada de anticorpos, retira-se sangue do animal e então os anticorpos são extraídos.

Os soros podem ser utilizados no tratamento de picada de animais venenosos ou então para neutralizar substâncias tóxicas que causam doenças como raiva, tétano e difteria.

Ao ser picado por algum animal venenoso ou entrar em contato com alguma substância tóxica, procure imediatamente o atendimento médico de urgência.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Flávia de Figueiredo Machado

Você pode se interessar também

Ciências

Anticorpos

Ciências

Aranha-marrom

Ciências

Catapora

Ciências

Cavalo

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.