Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Kiwi, uma ave da Nova Zelândia

Conheça mais sobre o kiwi, uma ave da Nova Zelândia que inspirou o nome do fruto conhecido mundialmente.

O kiwi, uma ave que é símbolo da Nova Zelândia, encontra-se em ameaça de extinção O kiwi, uma ave que é símbolo da Nova Zelândia, encontra-se em ameaça de extinção

Você já ouviu falar em kiwi? Não, não estamos falando daquele fruto, e sim de um animalzinho encontrado na Nova Zelândia. O kiwi é uma pequena ave de bico longo e plumagem que se assemelha a pelos que é considerada um símbolo desse país. Atualmente, existem cinco espécies descritas dessa ave, todas pertencentes ao gênero Apteryx.

O kiwi apresenta o tamanho de uma galinha quando adulto e não voa, por isso é classificado, juntamente ao avestruz, como uma ave ratita. Em razão da incapacidade de voar, essa espécie torna-se presa fácil para predadores. Além disso, apresenta um cheiro de cogumelo, o que a torna uma presa muito atrativa.

Esses animais estão ameaçados de extinção principalmente em virtude da introdução de mamíferos na Nova Zelândia. Gatos, coelhos, porcos, cachorros e furões são responsáveis por um grande número de morte dos kiwis. A expectativa de vidas desses animais na ausência desses predadores é de cerca de 25 a 50 anos, dependendo da espécie em questão.

Essa ave rara apresenta hábitos noturnos, saindo apenas à noite para alimentar-se. Durante o dia, os kiwis costumam dormir. Sua dieta é baseada principalmente em invertebrados e algumas frutas. Essas aves apresentam uma grande capacidade de correr e nadar em rios.


O kiwi é uma ave incapaz de voar, assim como a ema e o avestruz

Pouco se sabe sobre a forma de reprodução dos kiwis, entretanto, sabe-se que, diferentemente de muitas espécies, quem choca os ovos, na maioria das vezes, é o macho. O período de incubação gira em torno de 70 a 85 dias, sendo, portanto, relativamente longo. Essas aves também apresentam a característica de serem monogâmicas, ou seja, passam toda a vida com um único parceiro.

Após eclodirem dos ovos, os pequenos kiwis já são cobertos de penas e capazes de locomover-se. Esses animais, diferentemente de muitas aves, não são alimentados pelos pais. Em algumas espécies, observa-se a formação de grupos familiares que persistem por anos; em outras, os filhotes procuram sua independência após algumas semanas.

Atualmente existem projetos na Nova Zelândia a fim de tentar salvar os kiwis da extinção. Para isso, os pesquisadores coletam ovos na natureza, incubam-nos em um laboratório e levam os pequenos kiwis para ilhas onde não existem predadores naturais. Lá eles desenvolvem-se e só depois de um tempo são devolvidos ao local de onde foram retirados.

Curiosidade: O fruto kiwi recebeu esse nome em homenagem a essa ave que é símbolo da Nova Zelândia.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Arara-azul

Ciências

Aves

Geografia

Países da Oceania

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.