Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que nem todas as aves são pássaros?

Clique aqui e descubra por que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros!

Existem no mundo diversas espécies de aves Existem no mundo diversas espécies de aves

Muitas pessoas acreditam que todas as aves sejam pássaros, mas isso está muito errado, pois todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros!

As aves são animais vertebrados e endotérmicos (conseguem manter a temperatura do corpo constante), que possuem os membros anteriores transformados em asas. Atualmente são conhecidas inúmeras espécies de aves, e todas elas são classificadas em ordens. Mas o que seria uma ordem no reino animal?

Todos os animais de uma classe que possuem características semelhantes são reunidos em um grupo, e a esse grupo damos o nome de ordem. No caso das aves, por exemplo, papagaios, araras, periquitos, maritacas, cacatuas, etc., fazem parte da mesma ordem (ordem Psittaciformes), pois todos eles apresentam características semelhantes, como cabeça larga, pés curtos, bico curvo e muito resistente, etc.


As araras e periquitos fazem parte da família Psitacidae

Já as aves que fazem parte da ordem Passeriforme, muito conhecidas como passarinhos ou aves canoras (aves que cantam), reúnem mais da metade de todas as espécies de aves. Nessa família estão reunidas as aves de tamanho pequeno e médio, cujo tamanho do bico varia de acordo com o tipo de alimentação. Todas as aves reunidas na ordem Passeriforme têm o canto melodioso; e somente elas podem ser chamadas de passarinhos.


As aves que fazem parte da família Passeriforme são pequenas e possuem o canto melodioso

Cada ave faz parte de uma ordem diferente, por isso não podemos dizer que todas as aves são passarinhos, pois, como já dissemos antes, passarinhos são apenas aquelas aves que pertencem à ordem Passeriforme.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Albatroz

Ciências

Aves

Ciências

Canto das aves

Ciências

Corujas

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.