Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que nem todas as aves são pássaros?

Clique aqui e descubra por que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros!

Muitas pessoas acreditam que todas as aves sejam pássaros, mas isso está muito errado, pois todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros!

As aves são animais vertebrados e endotérmicos (conseguem manter a temperatura do corpo constante), que possuem os membros anteriores transformados em asas. Atualmente são conhecidas inúmeras espécies de aves, e todas elas são classificadas em ordens. Mas o que seria uma ordem no reino animal?

Todos os animais de uma classe que possuem características semelhantes são reunidos em um grupo, e a esse grupo damos o nome de ordem. No caso das aves, por exemplo, papagaios, araras, periquitos, maritacas, cacatuas, etc., fazem parte da mesma ordem (ordem Psittaciformes), pois todos eles apresentam características semelhantes, como cabeça larga, pés curtos, bico curvo e muito resistente, etc.


As araras e periquitos fazem parte da família Psitacidae

Já as aves que fazem parte da ordem Passeriforme, muito conhecidas como passarinhos ou aves canoras (aves que cantam), reúnem mais da metade de todas as espécies de aves. Nessa família estão reunidas as aves de tamanho pequeno e médio, cujo tamanho do bico varia de acordo com o tipo de alimentação. Todas as aves reunidas na ordem Passeriforme têm o canto melodioso; e somente elas podem ser chamadas de passarinhos.


As aves que fazem parte da família Passeriforme são pequenas e possuem o canto melodioso

Cada ave faz parte de uma ordem diferente, por isso não podemos dizer que todas as aves são passarinhos, pois, como já dissemos antes, passarinhos são apenas aquelas aves que pertencem à ordem Passeriforme.

Existem no mundo diversas espécies de aves Existem no mundo diversas espécies de aves
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Aves

Ciências

Canto das aves

Ciências

Kakapo

Ciências

Kiwi, uma ave da Nova Zelândia

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.