Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Leão

Os leões africanos (Panthera leo) são animais magníficos e considerados por muitos como os reis da selva. Esses mamíferos, pertencentes à Família Felidae, são encontrados nas savanas africanas, principalmente no leste, sul e oeste da África.

Características

Eles medem em média dois metros de comprimento e atingem o peso de 270 quilos, sendo considerados o segundo maior felino do mundo, perdendo apenas para o tigre. Possuem pelo curto de cor amarelo-acastanhado e uma cauda longa que apresenta em sua extremidade uma pequena quantidade de pelos pretos. 

Esses animais são capazes de correr rapidamente, atingindo cerca de 80 km/h. Quando pegam sua presa, atacam principalmente o pescoço do animal, sufocando-o. Possuem mandíbulas fortes e dentes caninos com cerca de 6 cm.

O macho e a fêmea podem ser diferenciados facilmente pela presença da juba nos machos. Além disso, os leões machos apresentam-se maiores e mais pesados que as fêmeas.

Os leões machos apresentam grandes jubas.

Destacam-se também por apresentarem um sistema social, sendo os únicos felinos que vivem em grupo. Esse grupo, composto de 5 a 30 indivíduos, é liderado por um macho ou então por grupos de machos. Nesse grupo também são encontradas fêmeas, normalmente aparentadas geneticamente, e seus filhotes. Os filhotes do sexo feminino, na maioria das vezes, permanecem no grupo até tornarem-se adultos, já os machos eventualmente saem à procura de outro grupo para liderar. Os machos velhos normalmente são expulsos pelos jovens e, em razão da dificuldade que possuem de caçar sem as fêmeas, acabam atacando aldeias a fim de roubar alimento.

Os filhotes machos normalmente saem do grupo quando adultos, diferentemente das fêmeas.

Os machos são os responsáveis por defender o território do grupo. Para isso, utilizam estratégias como marcar a área com urina e emitir um rugido assustador para intimidar os outros leões que tentarem invadir seu território. As fêmeas do grupo possuem o papel de caçadoras, normalmente trabalhando em grupo em busca de alimento. Além do papel de caçadoras, as fêmeas são responsáveis pelo cuidado com os filhotes.

Alimentação

Os leões são os grandes predadores das savanas, alimentando-se de gnus, zebras, antílopes, entre outros animais. Estima-se que uma fêmea precise comer cerca de 5 kg de carne por dia, enquanto o macho precisa de 7 kg. Apesar dessa necessidade, nem sempre os leões são felizes em sua caçada, podendo ficar dias sem conseguir alimento. Quando conseguem uma boa presa, podem comer até 30 kg de carne de uma única vez.

Os leões estão ameaçados de extinção?

Os leões africanos estão classificados como vulneráveis de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), correndo, portanto, risco de extinção (Conheça outros animais ameaçados de extinção). Isso se deve ao fato de que esses animais são frequentemente caçados, além da constante diminuição de seu habitat. Em alguns países da África, não é mais possível encontrar esses lindos animais, sendo assim, são cada vez mais necessários investimentos em projetos de conservação.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Leopardos

Ciências

Mamíferos

Ciências

Rinocerontes

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.