Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Jaguatirica

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino com pelagem amarelada e manchas que formam rosetas e listras. É um animal carnívoro, solitário e territorial.

Jaguatirica andando sobre galhos. A jaguatirica é um animal solitário e territorial.

Jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino de médio porte encontrado no Brasil e em outros países da América. Em nosso país, ocorre em todo o território, com exceção dos pampas. Trata-se de um animal carnívoro que se alimenta, principalmente, de pequenos mamíferos. Possui hábito solitário, é territorial e apresenta atividade tipicamente noturno-crepuscular.

Esse animal se destaca pelo padrão de sua pelagem, o qual apresenta coloração amarelada com rosetas escuras na região lateral e rosetas formando listras no dorso do seu corpo. Devido à sua pelagem característica, esse animal foi muito caçado no passado. Atualmente, a espécie sofre com a destruição de seu habitat.

Leia também: Leopardos — felinos de pelagem marcante encontrados na África e na Ásia

Resumo sobre jaguatirica

  • A jaguatirica é um mamífero de porte médio.

  • Possui pelagem amarelada com rosetas laterais e listras no dorso.

  • As jaguatiricas são animais que apresentam hábitos solitários.

  • Jaguatiricas são territoriais.

  • As jaguatiricas são animais carnívoros que se alimentam, principalmente, de mamíferos de pequeno porte.

  • Jaguatiricas são animais muito habilidosos que apresentam grande capacidade de subir em árvores.

  • Podem ter de um a quatro filhotes por ninhada.

Características gerais da jaguatirica

A jaguatirica é um animal pertencente ao filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae, gênero Leopardus e espécie Leopardus pardalis. No gênero Leopardus, temos outras espécies conhecidas, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii).

Apesar de lembrar uma pequena onça-pintada, olhando a jaguatirica de perto, podemos verificar algumas diferenças básicas. A principal delas diz respeito à pelagem, que, apesar de semelhante, não é idêntica.

Nas jaguatiricas e onças, vemos um padrão com pelagem amarelada e manchas pretas. Entretanto, nas jaguatiricas vemos rosetas nas laterais do corpo, e, na região dorsal, as rosetas se fundem e formam listras, as quais vão desde a região dos olhos até a cauda.

A jaguatirica é considerada um felino de médio porte. Em geral, os machos são mais pesados que as fêmeas, e a espécie pesa até 18,6 kg. O comprimento do corpo da jaguatirica varia entre 67 cm e 101,5 cm. A cauda é relativamente curta e representa 46% do comprimento do corpo do animal.

Jaguatiricas são animais solitários, o que significa que não as observamos em grupos. São avistadas com outros indivíduos apenas no período reprodutivo ou quando o filhote está com sua mãe.

Esses animais são territoriais e destacam-se por apresentarem hábitos tipicamente noturno-crepusculares. Geralmente, durante o dia, as jaguatiricas passam o tempo dormindo em ocos de árvores e arbustos. Jaguatiricas apresentam capacidade de nadar e saltar. Também destacam-se por subirem em árvores.

Veja também: Características dos animais vertebrados

Habitat das jaguatiricas

De acordo com a IUCN, as jaguatiricas são encontradas em diversos países da América, como Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. No Brasil, as jaguatiricas ocorrem em todo o território, com exceção da região dos pampas.

As jaguatiricas, dentro de sua distribuição geográfica, podem ser observadas em uma grande variedade de ambientes, indo desde regiões de cerrados até florestas tropicais. Segundo a IUCN, todos os hábitats possuem em comum a cobertura vegetal bem estruturada.

As jaguatiricas costumam dormir durante o dia.

Alimentação da jaguatirica

A jaguatirica é um mamífero carnívoro, ou seja, que se alimenta de outros animais. Em sua dieta é possível observar a presença de pequenos mamíferos, aves e répteis. Presas de maior porte, tais como macacos, capivaras, pacas e tatus, podem fazer parte da alimentação desses animais.

Saiba mais: Os seres humanos são animais carnívoros ou onívoros?

Reprodução da jaguatirica

Jaguatiricas apresentam um período de gestação que varia entre 70 e 85 dias. Em geral, as jaguatiricas selvagens dão à luz apenas um filhote a cada dois anos, entretanto a ninhada pode variar de um a quatro filhotes. O filhote permanece com a mãe após ao nascimento, ficando junto a ela até cerca de dois anos.

Quando atinge quatro meses de vida, o filhote começa a caçar com sua mãe. A ingestão de alimentos sólidos inicia-se aos oito meses, e a independência do animal é atingida com um ano. As jaguatiricas podem, na natureza, viver até dez anos. Em cativeiro, podem viver até os 20 anos.

A jaguatirica está em extinção?

Atualmente, a jaguatirica é classificada como “pouco preocupante”, e a tendência populacional atual é de decréscimo, segundo a IUCN. No passado, a jaguatirica foi muito caçada com a finalidade de se obter a pele do animal. Com a proibição da caça, houve uma redução da morte desses animais, mas eles ainda sofrem com problemas como a destruição de seu habitat.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Coiote

Ciências

Leopardos

Ciências

Leão

Ciências

Onça-pintada

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.