Leite

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Leite O leite é um alimento que contém muitos nutrientes importantes para a nossa saúde
PUBLICIDADE

O leite é um alimento esbranquiçado produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. O tipo de leite e a sua constituição irá depender da espécie de mamífero. O leite da cabra é diferente do leite da vaca, que também é diferente do leite de uma mulher, e assim por diante.

O consumo de leite por um bebê humano é muito importante, pois é no leite da mamãe que ele encontrará todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento, além de ficar livre de doenças e infecções.

O leite materno é muito importante para a saúde do bebê
O leite materno é muito importante para a saúde do bebê

Depois que paramos de mamar na mamãe é muito importante que continuemos a tomar leite, e o leite que mais consumimos é o leite produzido pela vaca. Na composição do leite de vaca encontramos água, proteínas, gordura, sais minerais e vitaminas, nutrientes muito importantes para a nossa saúde.

O leite produzido pela vaca é classificado em tipo A, tipo B e tipo C, de acordo com a quantidade de microrganismos presentes no leite, sendo que os três tipos de leite passam por um processo chamado de pasteurização. A pasteurização é um processo durante o qual o leite é submetido por alguns segundos a uma temperatura muito alta, sendo resfriado logo em seguida. Esse processo faz com que os microrganismos prejudiciais à saúde sejam destruídos.

Chamamos de ordenha a retirada do leite das tetas da vaca. Na figura acima podemos observar a ordenha mecânica
Chamamos de ordenha a retirada do leite das tetas da vaca. Na figura acima podemos observar a ordenha mecânica

O leite tipo A é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, sendo ele pasteurizado e embalado na própria fazenda.

O leite tipo B também é retirado das tetas da vaca de forma mecânica, mas logo após sua retirada o leite é levado por caminhões refrigerados até o local onde será pasteurizado e embalado.

O leite tipo C pode ser retirado das tetas da vaca de forma manual ou mecânica. O leite, após ser retirado da vaca, é levado em temperatura ambiente, ou seja, sem ter a refrigeração necessária, para o local onde será pasteurizado e embalado. Por não ser transportado em caminhões refrigerados, esse leite pode conter uma quantidade muito alta de microrganismos.

Na ordenha manual o leite entra em contato com o ambiente, o que pode aumentar a quantidade de microrganismos no leite
Na ordenha manual o leite entra em contato com o ambiente, o que pode aumentar a quantidade de microrganismos no leite

Quando vamos ao supermercado encontramos o leite integral e o leite desnatado, mas você sabe a diferença entre eles?

O leite integral é um leite rico em gordura e é uma boa opção para crianças e adolescentes em fase de crescimento e que precisam de uma dieta rica em vitaminas e sais minerais. Já o leite desnatado tem bem menos gordura do que o leite integral, e é mais consumido por pessoas que estão de dieta.

Nas prateleiras dos supermercados também podemos encontrar outros tipos de leite, como os enriquecidos com vitaminas, enriquecidos com cálcio e fibras, entre vários outros tipos.

O leite em pó nada mais é do que o leite líquido desidratado. Para transformá-lo em pó, o leite líquido passa por um processo lento de secagem para a retirada da água sem prejudicar as proteínas e a gordura, ambas encontradas no leite.

O leite em pó contém os mesmos nutrientes que o leite na forma líquida
O leite em pó contém os mesmos nutrientes que o leite na forma líquida


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

10.0

    Escola Kids