Caatinga
A Caatinga é um dos principais biomas do Brasil. Ela é caracterizada pelo seu clima semiárido e pela sua vegetação seca, que são frutos da escassez de precipitações.
A Caatinga é um tipo vegetacional presente na porção nordestina brasileira. Ela ocorre de forma predominante na região Nordeste e no extremo norte da região Sudeste do Brasil. A Caatinga é caracterizada pelo clima e pela vegetação seca. Os solos desse bioma são pobres em matéria orgânica, e a maior parte dos rios locais são intermitentes. As espécies de animais e vegetais da Caatinga são altamente adaptadas ao clima semiárido.
Esse bioma, exclusivamente brasileiro, possui grande importância em termos ambientais. Há diversas iniciativas de preservação desse bioma, que são confrontadas com impactos ambientais registrados localmente, como os desmatamentos e as queimadas.
Leia também: Quais são os biomas brasileiros?
Resumo sobre a Caatinga
-
A Caatinga ocorre nos estados brasileiros de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
-
O clima da Caatinga é o tropical semiárido, caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas diminutas precipitações.
-
A vegetação da Caatinga é composta por espécies de plantas de pequeno e médio porte muito resistentes à escassez de chuvas.
-
São exemplos de espécies da flora da Caatinga: juazeiro, acácia, umbu, cumaru, macambira, aroeira e xique-xique.
-
São espécies de animais típicas da Caatinga: ararinha-azul, onça-parda, cutia, gambá, preá e veado-catingueiro.
-
A pedologia e a hidrografia da Caatinga são fortemente influenciadas pela ausência de chuvas registrada na maior parte do ano nesse bioma.
-
São exemplos de impactos ambientais registrados na Caatinga: a ocorrência de queimadas e desmatamentos, a poluição dos cursos de água e a desertificação do solo.
-
Os projetos de manejo sustentável, fomento turístico e preservação ambiental auxiliam na conservação do meio ambiente da Caatinga.
Videoaula sobre a Caatinga
Principais características da Caatinga
-
Localização da Caatinga
A Caatinga está localizada na porção nordestina brasileira, logo o seu território engloba a maior parte da região Nordeste do Brasil, e ainda o extremo norte da região Sudeste do Brasil. Esse é considerado o único tipo vegetacional exclusivamente brasileiro, uma vez que não abarca o território de nenhum outro país do mundo. São estados brasileiros que registram vegetação de Caatinga:
-
Maranhão
-
Piauí
-
Ceará
-
Rio Grande do Norte
-
Paraíba
-
Pernambuco
-
Alagoas
-
Sergipe
-
Bahia
-
Minas Gerais
-
Clima da Caatinga
O clima da Caatinga é o tropical semiárido, conhecido comumente como semiárido. Essa tipologia climática é caracterizada pela ocorrência de elevadas temperaturas ao longo de todo o ano e pelo registro de escassas e pontuais precipitações durante o ano hidrológico.
Os volumes de chuva precipitada na Caatinga são diminutos e concentrados em cerca de três meses do ano. O resto do ano é marcado pelas médias termais elevadas, pela baixa umidade do ar e pela pequena amplitude térmica.
-
Vegetação da Caatinga
A vegetação da Caatinga é composta por espécies de plantas de pequeno e médio porte, geralmente de troncos grossos e galhos tortuosos, distribuídas de forma espaçada pelo ambiente. Essas características, assim como a presença de muitos espinhos e poucas folhas, são resultantes do clima seco local. As plantas da Caatinga possuem diversas estruturas vegetais que evitam a perda de água para o ambiente externo. Ademais, são altamente adaptadas à escassez de chuvas típica dessa zona geográfica.
-
Fauna da Caatinga
A fauna da Caatinga é formada por espécies que apresentam grande resistência aos períodos secos desse bioma. A ocorrência de migrações, assim como a presença de estruturas corporais de evitação do calor, é muito comum entre as espécies animais que habitam essa vegetação. São espécies de animais típicas da Caatinga:
◦ ararinha-azul;
◦ onça-parda;
◦ cutia;
◦ gambá;
◦ preá;
◦ veado-catingueiro.
-
Flora da Caatinga
A flora da Caatinga é classificada como xerófila, em razão da presença de diversas espécies de plantas que são altamente adaptadas ao clima seco, com estruturas que evitam a perda de água. A presença de cactáceas diversas, por exemplo, é muito comum nessa zona geográfica. São exemplos de espécies da flora da Caatinga:
◦ juazeiro;
◦ acácia;
◦ umbu;
◦ cumaru;
◦ macambira;
◦ aroeira;
◦ xique-xique.
-
Solo da Caatinga
O solo da Caatinga, apesar de classificado como raso e pedregoso, possui inúmeros minerais. Esse cenário confere às estruturas pedológicas elevados níveis de fertilidade, mesmo com a ausência de precipitações contínuas e volumosas. As estruturas de solo locais são altamente intemperizadas e erodidas, pois foram amplamente transformadas ao longo do tempo geológico. Em razão do clima semiárido e da vegetação xerófila, o solo da Caatinga possui pouca matéria orgânica.
-
Hidrografia da Caatinga
A hidrografia da Caatinga é formada principalmente por rios intermitentes, ou seja, que secam durante o período mais seco do ano. A rede hidrográfica local é fortemente influenciada pelo clima semiárido, que gera diminutas precipitações ao longo do ano hidrológico. O acesso à água é inclusive uma das dificuldades encontradas pelas populações que habitam a Caatinga. Nessa região também há importantes rios perenes, que não secam durante o período mais seco do ano, com destaque para o São Francisco.
Leia também: Pantanal — bioma que é a maior área inundável do planeta
Tipos de Caatinga
A tipologia vegetacional da Caatinga dá-se especialmente por meio da classificação das suas plantas, conforme suas estruturas. Sendo assim, há três tipos de vegetação de Caatinga:
-
Herbáceo: é a vegetação de Caatinga formada por pequenos arbustos e gramíneas, geralmente com menos de dois metros de altura, distribuídos de forma espaçada pelo ambiente.
-
Arbustivo: é a vegetação de Caatinga formada tradicionalmente por diversos arbustos, além de outras plantas típicas locais de estatura mediana, como as diferentes espécies de cactos.
-
Arbóreo: é a vegetação da Caatinga formada pelas árvores que ocorrem nesse bioma, ou seja, espécies vegetais com elevada estatura, tronco desenvolvido e presença de folhas.
Qual a importância da Caatinga?
A Caatinga é comumente conhecida como o único bioma exclusivamente brasileiro. Ela está situada em uma zona geográfica bastante peculiar, marcada pelas características adversas do seu clima, mas caracterizada pela sua elevada biodiversidade. Nesse contexto, a Caatinga é um importante reservatório de vida animal e vegetal, e detém um papel biológico importante na manutenção do equilíbrio ambiental dessa região. Ademais, a Caatinga promove a preservação de cursos de água, espécies endêmicas, formações de relevo, entre outros elementos da natureza, que são inclusive utilizados para o desenvolvimento de diferentes atividades humanas.
Leia também: Cerrado — o segundo maior bioma do país
Degradação e conservação ambiental da Caatinga
A Caatinga é um bioma que sofre com inúmeras pressões antrópicas. São exemplos de impactos ambientais registrados na Caatinga:
-
ocorrência de queimadas e desmatamentos;
-
desertificação do solo;
-
perda de biodiversidade;
-
assoreamento dos rios;
-
contaminação do ar e do solo.
Tradicionalmente, esses impactos estão atrelados a diferentes atividades humanas, especialmente a produção agropecuária, a exploração de carvão vegetal, a extração de minerais, além da expansão da urbanização. Esse cenário impacta gravemente a biodiversidade local e o equilíbrio ambiental desse bioma.
Em um cenário contrário, há diversas iniciativas que buscam conter a degradação ambiental presente na Caatinga. A atuação da sociedade civil organizada, por meio de projetos de reflorestamento e ações de conscientização ambiental, por exemplo, é de suma importância para a preservação desse bioma. Os projetos de manejo sustentável, fomento turístico e preservação ambiental, tanto de cunho público quanto privado, auxiliam na conservação do meio ambiente. Na Caatinga também há diversas áreas de preservação da vegetação, como parques nacionais e estaduais, que mantêm a vegetação nativa de forma conservada.