Geografia

Últimos artigos

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Leia mais

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Leia mais

Rio Ganges

O rio Ganges, que banha os territórios da Índia e de Bangladesh, é conhecido mundialmente pelo significado religioso que carrega, sendo um rio sagrado para os hinduístas.

Leia mais

Aquífero Guarani

O Aquífero Guarani é um dos mais importantes reservatórios subterrâneos de água da América do Sul, situado em quatro países diferentes e em oito estados brasileiros.

Leia mais

Infraestrutura

Infraestrutura é um conjunto de elementos técnicos em um território que fornece serviços básicos para a população e condições para o desenvolvimento econômico de uma área.

Leia mais

Florestas

As florestas são coberturas vegetais densas formadas por plantas de todos os estratos, desde o herbáceo até o arbóreo, que abrigam uma enorme biodiversidade em seu interior.

Leia mais

Taylorismo

O taylorismo é um modelo de produção desenvolvido por Frederick Taylor no final do século XIX, tendo como base a administração científica do processo produtivo.

Leia mais

Brics

Brics é um fórum de cooperação internacional formado pelas principais economias emergentes do mundo. Formado inicialmente por cinco países, terá 11 membros a partir de 2024.

Leia mais

Fordismo

O fordismo foi um modelo de produção industrial que surgiu no início do século XX e era caracterizado pela linha de montagem e pela padronização da produção.

Leia mais

Toyotismo

O toyotismo foi desenvolvido e implementado no Japão na segunda metade do século XX. É caracterizado pela ausência de estoques e pela produção realizada conforme a demanda.

Leia mais

Setor terciário

Leia mais

Setor secundário

Setor secundário da economia é o segmento responsável pela transformação de matérias-primas em mercadorias e produtos acabados. É muito importante para a geração de empregos.

Leia mais

Setor primário

O setor primário da economia produz alimentos e matérias-primas através das atividades da agropecuária e do extrativismo. Sempre teve papel importante na economia brasileira.

Leia mais

Planícies

As planícies são formas de relevo caracterizadas pela diminuta altitude. Elas são tipicamente formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de outras localidades.

Leia mais

Trópicos da Terra

Trópicos da Terra, presentes nos hemisférios Norte e Sul, são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, responsáveis pelas zonas climáticas da Terra, por exemplo.

Leia mais

Versão completa