Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Minhoca

Minhoca é um animal invertebrado do grupo dos anelídeos que se destaca por apresentar corpo rico em anéis. No mundo, existem mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas.

Minhoca sobre a terra. As minhocas são animais anelídeos que apresentam corpo alongado e repleto de anéis.

Minhoca é um animal invertebrado que faz parte do filo Annelida e do grupo dos oligoquetas. Existem várias espécies de minhocas, as quais podem ser encontradas em praticamente todo o planeta. Trata-se de animais com corpo alongado e segmentado em anéis. Minhocas destacam-se pelo seu papel no funcionamento do solo, sendo responsáveis pela melhoria da aeração e também pela produção do chamado húmus, um fertilizante natural produzido por esses animais.

Leia também: Por que o Sol é tão importante para os seres vivos?

Resumo sobre minhoca

  • Minhocas são anelídeos de corpo cilíndrico, alongado e com vários anéis.

  • Fazem parte do grupo dos oligoquetas e apresentam poucas cerdas em seu corpo.

  • Existem mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas.

  • Minhocas são animais hermafroditas que fazem fecundação cruzada.

  • O húmus produzido pela minhoca é um adubo natural para o solo.

O que é minhoca?

Minhocas são animais invertebrados do grupo dos anelídeos. Possuem corpo mole, cilíndrico e dividido em anéis. No mundo, estima-se que existam cerca de 8300 espécies de minhocas, as quais podem variar muito em tamanho, sendo algumas com alguns milímetros e outras que podem atingir até mais de um metro de comprimento.

Os anelídeos são divididos em três classes, oligoquetas, poliquetas e hirudíneos, estando as minhocas inseridas no grupo dos oligoquetas. O grupo caracteriza-se pela presença de poucas cerdas nos corpos de seus representantes, as quais estão relacionadas com o aumento da tração com o substrato.

Para se moverem, esses animais escavadores utilizam contrações peristálticas, as quais permitem o rastejamento e também a escavação. As minhocas situam-se, geralmente, em solos que apresentam quantidade considerável de matéria orgânica, sendo encontradas praticamente em todo o mundo, com exceção dos desertos, hábitats glaciais e solos muito ácidos ou muito salgados. Em geral, as minhocas se desenvolvem nas camadas superficiais do solo, ficando em profundidades de até 30 a 50 cm.

Características da minhoca

Como salientado anteriormente, esses animais possuem corpo cilíndrico, o qual é afilado nas extremidades e segmentando em anéis. No primeiro segmento, pode-se observar a presença da boca, a qual é recoberta por um lobo carnoso. No último anel do corpo está o ânus, que é o local por onde é expelido o húmus.

As minhocas apresentam ainda uma região no corpo que se assemelha a um colar. Essa região é chamada de clitelo e geralmente apresenta uma coloração mais clara. O clitelo será responsável por formar um casulo após o processo de reprodução.

Esses animais possuem um sistema nervoso constituído por um cérebro anterior dorsal e um par ventral de cordões nervosos. Não possuem olhos nem ouvidos e se movimentam guiando-se pela presença da luz, uma vez que possuem células sensíveis à luminosidade.

Minhocas evitam a exposição direta à luz do Sol, permanecendo, em geral, em locais mais sombreados e úmidos. É importante salientar, no entanto, que apesar de preferirem locais úmidos, não suportam locais encharcados, uma vez que sua respiração ocorre pela pele, e o excesso de água reduz o oxigênio disponível.

Vista aproximada do corpo de uma minhoca.
Observe os anéis formando o corpo da minhoca.

Alimentação das minhocas

As minhocas são animais que se alimentam de matéria orgânica vegetal em diferentes graus de decomposição, junto de organismos decompositores acompanhantes, tais como fungos, bactérias e protozoários. São consideradas, portanto, animais onívoros. Além disso, as minhocas podem se alimentar de fezes de outros animais, bem como de seus próprios excrementos.

Saiba mais: O que é lixo orgânico?

Reprodução das minhocas

Minhocas são animais hermafroditas, ou seja, em cada indivíduo observa-se a presença de estruturas femininas e masculinas. Esses animais, no entanto, não são capazes de se autofecundarem. As minhocas realizam o que chamamos de fecundação cruzada, com cada indivíduo se colocando na posição inversa à do outro.

Na fecundação cruzada, ambos os indivíduos recebem espermatozoides.

Nesse tipo de reprodução, há a troca de espermatozoides, os quais são colocados na espermateca do outro indivíduo. Forma-se um casulo ao redor do clitelo, e em seu interior são depositados os óvulos pelo oviduto. Ao passar pela espermateca, o oviduto recebe os espermatozoides, os quais fecundarão os óvulos. Os casulos então são liberados com os ovos em seu interior.

Importância das minhocas

As minhocas são animais que se destacam pelo seu papel no funcionamento do solo, sendo muito conhecidas por deixarem o solo mais arejado e fofo e por produzirem o chamado húmus de minhoca. O húmus de minhoca é um ótimo adubo natural, rico em fósforo, cálcio e potássio. Ao se movimentarem, não atuam apenas na aeração do solo: elas garantem também que ocorra uma movimentação de camadas mais profundas para a superfície. Ao realizar essa movimentação, tornam o solo mais homogêneo e também mais fértil.

Outra importância das minhocas diz respeito ao seu papel como indicadoras ambientais, uma vez que esses animais são suscetíveis à perturbação e contaminação do solo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anelídeos

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Importância da decomposição

Ciências

Invertebrados

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.