Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Minhocas

Saiba mais sobre as minhocas e entenda por que elas são importantes para o desenvolvimento das plantas.

Era uma vez uma menina que plantou várias sementinhas em um canteiro cheio de terra. Passaram-se alguns dias e nenhuma sementinha germinou. A menina se perguntou “O que será que falta para que as minhas sementes nasçam?” O pai da menina, vendo aquilo, foi até o canteiro verificar o que realmente estava faltando e viu que naquele canteiro não havia minhocas!


Alguns acham as minhocas nojentas, mas elas são muito importantes para o solo

 

Mas o que são as minhocas, e por que elas são tão importantes?

As minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado formado por vários anéis.

A minhoca é muito importante para o solo, por vários fatores. Em primeiro lugar, ela é detritívora, ou seja, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. Por ter esse tipo de alimentação, ela elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras. Essas bactérias, ao agirem sobre esses restos alimentares, produzem um material chamado de húmus.

O húmus é muito importante para o crescimento das plantas, pois contém nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes necessários para a planta crescer e se desenvolver.

A planta necessita de diversos nutrientes para se desenvolver
A planta necessita de diversos nutrientes para se desenvolver

 

Além de produzir o húmus necessário para o crescimento das plantas, as minhocas, ao se movimentarem embaixo da terra, vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, o que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes.

As minhocas auxiliam no desenvolvimento das plantas
As minhocas auxiliam no desenvolvimento das plantas

 

As minhocas podem viver em torno de 16 anos, reproduzindo-se muito rapidamente. Calcula-se que cada minhoca põe em torno de 15 milhões de ovos em toda a sua vida. Muita coisa, não?

Os solos que possuem grande quantidade de minhocas são considerados solos muito férteis, onde tudo o que se planta, nasce.


Em solos férteis, tudo o que se planta, nasce

 

Mas e as sementinhas da menina, nasceram?

Como o pai da menina olhou no canteiro e viu que não havia minhocas, ele colheu algumas minhocas em outro local e as colocou no canteiro onde a menina havia plantado as sementinhas.

Depois de alguns dias, regando sempre, a menina observou que as plantinhas começaram a germinar. E, após algumas semanas, olha como o canteiro da menina ficou...

Depois de cuidar das plantinhas, regando-as todos os dias, o canteiro da menina ficou cheio de flores!
Depois de cuidar das plantinhas, regando-as todos os dias, o canteiro da menina ficou cheio de flores!


Paula Louredo
Graduada em Biologia

A menina plantou muitas sementes com o desejo de formar um lindo canteiro de flores A menina plantou muitas sementes com o desejo de formar um lindo canteiro de flores
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Anelídeos

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Invertebrados

Geografia

O Solo e as Plantações

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.