Oceano Ártico
O Oceano Ártico é o menor oceano do mundo. Ele fica localizado acima do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e banha algumas das terras mais frias do planeta Terra.
O Oceano Ártico é um conjunto de águas localizado acima do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte. Ele se distribui por uma das regiões mais frias do planeta Terra, em que as temperaturas podem chegar a -40 ºC e os ventos são intensos na maior parte do ano. Por isso, as águas superficiais do Oceano Ártico têm média térmica de -2 ºC, além de manterem uma superfície permanentemente congelada, com leve taxa de degelo durante os meses mais quentes do ano (ou mais amenos). Esse oceano, além de ser o menor em área do mundo, também é o mais raso e com menor concentração de sais dissolvidos.
Leia também: Oceano Índico — o terceiro maior oceano do mundo
Resumo sobre Oceano Ártico
-
O Oceano Ártico é o menor oceano do mundo.
-
Ele fica localizado acima do Círculo Polar Ártico (66º33’’ N), e banha territórios como Groenlândia, Islândia, Rússia, Alasca (EUA) e Canadá.
-
Sua área é de pouco mais de 14 milhões de km², sendo dividida em um conjunto de mares que inclui o Mar da Groenlândia e o Mar da Sibéria Oriental.
-
A profundidade e a salinidade do Oceano Ártico são menores do que as dos demais oceanos. Em contrapartida, ele tem uma plataforma continental extensa que ocupa quase um quarto de seu assoalho.
-
Está inserido em uma região de clima polar, assim, suas águas têm temperatura de -2 ºC em média.
-
Uma parte da superfície do Oceano Ártico se encontra permanentemente congelada devido às baixas temperaturas. Entretanto, a aceleração do aquecimento global tem provocado o derretimento de parte dela.
-
O Oceano Ártico é fundamental para a economia dos países banhados por ele, sendo nele em que são praticadas a pesca, as trocas comerciais e a exploração de recursos minerais.
-
O turismo também é uma atividade econômica desenvolvida no Oceano Ártico.
-
Além de ser importante para a economia, o Oceano Ártico tem a função de regulação térmica do planeta Terra e de manutenção da biodiversidade marinha, sendo o habitat de centenas de espécies endêmicas.
Características do Oceano Ártico
O Oceano Ártico é um conjunto de águas localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, na região situada acima do Círculo Polar Ártico, que corresponde à latitude de 66º33’’. Esse é o menor entre os cinco oceanos que recobrem a superfície terrestre, tendo uma área de 14.090.000 km² e armazenando cerca de 19.000.000 km³ de água salgada. Esse oceano, como veremos adiante, banha a costa de oito países e de milhares de ilhas que ficam situadas entre a costa desses territórios e o ponto de maior latitude setentrional do planeta Terra, a 90º N.
É justamente por causa da sua localização que o Oceano Ártico tem como uma de suas principais características a baixíssima temperatura de suas águas. Esse reservatório está situado em uma área de clima polar, extremo e marcado por frio persistente, ventos intensos e baixa umidade relativa do ar. As temperaturas variam comumente entre 10 ºC e -17 ºC, mas existem áreas em que as médias térmicas ficam entre 0 ºC e -40 ºC, com extremos de -70 ºC. Devido a isso, as águas superficiais do Ártico têm temperatura média de -2 ºC, com períodos de máxima que atingem somente 4 ºC.
As baixas temperaturas fazem com que uma extensa área na parte central desse oceano se mantenha permanentemente congelada. As mudanças climáticas, entretanto, têm alterado a dinâmica local e ocasionado o degelo acelerado de superfícies de gelo no Ártico, o que é um sinal de alerta para os impactos danosos do aquecimento global sobre os mares e oceanos.
Esse oceano é responsável pela produção de correntes frias que se deslocam em direção às latitudes médias e baixas, contribuindo para a circulação oceânica. As duas principais correntes que partem do Oceano Ártico são aquelas que passam pela costa da Groenlândia e do Canadá, ao passo que as correntes quentes que se fundem às suas águas sobem principalmente pela costa da Europa.
Lembremos que essa circulação também produz equilíbrio para a salinidade das águas que, no Ártico, varia entre 30% e 34%. Isso significa que o Oceano Ártico tem um teor de sal menor do que o dos demais oceanos.
O relevo do Oceano Ártico se assemelha ao dos outros oceanos, incluindo a presença de cordilheiras e de grandes bacias oceânicas, exceto por uma particularidade: a extensão de sua plataforma continental. Enquanto essa área tem, em média, de 100 quilômetros de largura nos demais oceanos, no Ártico ela pode chegar a 1500 quilômetros, ocupando cerca de um quarto de todo o assoalho oceânico.
As maiores extensões da plataforma do Ártico ficam entre a Europa e Ásia, compreendendo a maior parte da zona costeira da Rússia. A profundidade média do Oceano Ártico é, por isso, menor do que a dos demais: 987 metros. A maior distância entre a superfície e o fundo é de 5500 metros, situada na fossa conhecida como Molly Deep (ou Molly Hole).
-
Mares do Oceano Ártico
As águas do Oceano Ártico são divididas em um conjunto de mares. Os principais estão listados na tabela abaixo.
Mar de Beaufort |
Mar de Kara |
Mar de Barents |
Mar de Laptev |
Mar Branco |
Mar de Lincoln |
Mar de Chukchi |
Mar da Sibéria Oriental |
Mar da Groenlândia |
Mar de Wendel |
Veja também: 10 curiosidades sobre a Antártida — o continente mais frio da Terra
Mapa do Oceano Ártico
Países banhados pelo Oceano Ártico
Países e territórios banhados pelo Oceano Ártico |
|
Alasca (Estados Unidos) |
Noruega |
Canadá |
Suécia |
Groenlândia* |
Finlândia |
Islândia |
Rússia |
*A Groenlândia não é um país. Essa imensa ilha localizada na América do Norte é parte da Dinamarca, sendo classificada como um território autônomo.
Importância do Oceano Ártico
Pelo fato de banhar territórios muito frios e com baixa disponibilidade de recursos exploráveis, o Oceano Ártico se tornou a principal fonte para a subsistência de populações que vivem na sua região costeira. Portanto, o Ártico tem importância econômica para muitos territórios do Hemisfério Norte pela atividade pesqueira que é realizada em suas águas e também pelo intenso transporte de mercadorias que acontece. Esse transporte se dá, sobretudo, para o abastecimento das terras mais ermas do planeta Terra.
A ampla plataforma continental desse oceano abriga, ainda, reservas de combustíveis fósseis e outros recursos naturais de interesse econômico, geopolítico e militar, sobretudo para os Estados Unidos e a Rússia. Além disso, o turismo tem crescido nos países banhados pelo Oceano Ártico. Não somente a neve e o frio são atrativos como também a possibilidade de observar de perto as luzes da aurora boreal.
O Oceano Ártico é fundamental para o equilíbrio térmico e ecossistêmico do planeta Terra. As correntes oceânicas e os deslocamentos de ar que partem do Ártico auxiliam no controle das temperaturas marinhas e terrestres e também da salinidade de outras porções de água do oceano global. Em se tratando da biodiversidade, apesar de restrita por fatores como as condições extremas de frio, o Oceano Ártico é habitat para centenas de espécies endêmicas (que só ocorrem naquela região do mundo).
Oceano Ártico x Oceano Antártico
O Oceano Antártico pode ser descrito como o conjunto de águas oposto ao Ártico em termos de posição geográfica. Ele fica localizado no extremo sul do planeta Terra, abaixo do Círculo Polar Antártico (66º33’ S), banhando o continente Antártica e um extenso conjunto de ilhas próximas. Diferentemente do Ártico, não existe nenhum país na zona costeira do Oceano Antártico.
Outro aspecto curioso que vale a pena ser ressaltado sobre o Oceano Antártico é o fato de que, em termos técnicos, ele não existia até o início dos anos 2000, quando seus limites foram definidos pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI).
Qual o oceano mais frio do mundo?
Considerando critérios como a temperatura das águas superficiais e a baixa amplitude térmica anual, o Oceano Ártico é o mais frio do mundo. A temperatura média de suas águas é de -2 ºC, podendo cair para valores inferiores em determinadas áreas, como nos mares de Barent e de Chukchi. Lembremos, ainda, que existe uma camada permanente de gelo sobre parte do Oceano Ártico, o que significa que a temperatura nessa área se mantém baixa o suficiente para sustentar essa estrutura congelada.
Curiosidades sobre o Oceano Ártico
-
Seu nome é derivado do termo em grego arktikos, e significa “próximo do urso” em referência à constelação da Ursa Maior.
-
A formação do Oceano Ártico aconteceu há 65 milhões de anos, na Era Cenozoica.
-
O Estreito de Bering é banhado, ao norte, pelo Mar de Chukchi, parte do Oceano Ártico. Essa é a sua ligação com o Oceano Pacífico.
-
A primeira expedição ao Oceano Ártico aconteceu no começo da década de 1890.
-
A Passagem Noroeste é uma via natural que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, e ela se formou ao norte do Canadá, nas águas do Oceano Ártico.
-
A área do Oceano Ártico é equivalente à área do continente Antártica, no Hemisfério Sul.
Saiba mais: Onde vive o urso-polar?
Exercícios resolvidos sobre Oceano Ártico
Questão 1
Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta um país que não é banhado pelo Oceano Ártico:
a) Rússia
b) Estados Unidos
c) China
d) Canadá
e) Islândia
Resposta: Alternativa C. A China não é banhada pelo Oceano Ártico, mas sim pelo Oceano Pacífico. Lembre-se de que o Alasca é um estado dos Estados Unidos, e é banhado pelo Ártico.
Questão 2
O Oceano Ártico fica em uma região extrema do planeta Terra, o que lhe garante algumas particularidades com relação aos demais corpos hídricos e reservatórios naturais. Com base nos seus conhecimentos sobre esse oceano, indique uma de suas características entre as alternativas a seguir:
a) Apresenta elevado teor de salinidade, chegando a 37%.
b) Suas águas turvas impedem o desenvolvimento de formas de vida.
c) Banha um único continente, a Antártica.
d) Tem uma camada permanente de gelo.
e) A profundidade média desse oceano é a maior do mundo.
Resposta: Alternativa D. As baixas temperaturas de suas águas aliadas ao clima polar proporcionam a manutenção de uma camada congelada nas porções de latitude mais elevada desse oceano.
Créditos das imagens
Fontes
CIA. The World Factbook: Arctic Ocean. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/oceans/arctic-ocean/.
GREENPEACE. The Arctic & global warming. Greenpeace, [s.d.]. Disponível em: https://www.greenpeace.org/usa/protect-the-arctic/issues/global-warming/
OSTENSO, Ned Allen. Arctic Ocean. Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Arctic-Ocean.
WWF. How big is the Arctic Ocean? And eight other Arctic facts. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://www.worldwildlife.org/stories/how-big-is-the-arctic-ocean-and-eight-other-arctic-facts.