Geografia

Oceano Ártico

O Oceano Ártico é o menor oceano do mundo. Ele fica localizado acima do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte, e banha algumas das terras mais frias do planeta Terra.

Na imagem, o Oceano Ártico é a parte azul mais escura, formada pelas águas que estão acima da latitude de 66º N.[

O Oceano Ártico é um conjunto de águas localizado acima do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte. Ele se distribui por uma das regiões mais frias do planeta Terra, em que as temperaturas podem chegar a -40 ºC e os ventos são intensos na maior parte do ano. Por isso, as águas superficiais do Oceano Ártico têm média térmica de -2 ºC, além de manterem uma superfície permanentemente congelada, com leve taxa de degelo durante os meses mais quentes do ano (ou mais amenos). Esse oceano, além de ser o menor em área do mundo, também é o mais raso e com menor concentração de sais dissolvidos.

Leia também: Oceano Índico — o terceiro maior oceano do mundo

Resumo sobre Oceano Ártico

  • O Oceano Ártico é o menor oceano do mundo.

  • Ele fica localizado acima do Círculo Polar Ártico (66º33’’ N), e banha territórios como Groenlândia, Islândia, Rússia, Alasca (EUA) e Canadá.

  • Sua área é de pouco mais de 14 milhões de km², sendo dividida em um conjunto de mares que inclui o Mar da Groenlândia e o Mar da Sibéria Oriental.

  • A profundidade e a salinidade do Oceano Ártico são menores do que as dos demais oceanos. Em contrapartida, ele tem uma plataforma continental extensa que ocupa quase um quarto de seu assoalho.

  • Está inserido em uma região de clima polar, assim, suas águas têm temperatura de -2 ºC em média.

  • Uma parte da superfície do Oceano Ártico se encontra permanentemente congelada devido às baixas temperaturas. Entretanto, a aceleração do aquecimento global tem provocado o derretimento de parte dela.

  • O Oceano Ártico é fundamental para a economia dos países banhados por ele, sendo nele em que são praticadas a pesca, as trocas comerciais e a exploração de recursos minerais.

  • O turismo também é uma atividade econômica desenvolvida no Oceano Ártico.

  • Além de ser importante para a economia, o Oceano Ártico tem a função de regulação térmica do planeta Terra e de manutenção da biodiversidade marinha, sendo o habitat de centenas de espécies endêmicas.

Características do Oceano Ártico

O Oceano Ártico é um conjunto de águas localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, na região situada acima do Círculo Polar Ártico, que corresponde à latitude de 66º33’’. Esse é o menor entre os cinco oceanos que recobrem a superfície terrestre, tendo uma área de 14.090.000 km² e armazenando cerca de 19.000.000 km³ de água salgada. Esse oceano, como veremos adiante, banha a costa de oito países e de milhares de ilhas que ficam situadas entre a costa desses territórios e o ponto de maior latitude setentrional do planeta Terra, a 90º N.

É justamente por causa da sua localização que o Oceano Ártico tem como uma de suas principais características a baixíssima temperatura de suas águas. Esse reservatório está situado em uma área de clima polar, extremo e marcado por frio persistente, ventos intensos e baixa umidade relativa do ar. As temperaturas variam comumente entre 10 ºC e -17 ºC, mas existem áreas em que as médias térmicas ficam entre 0 ºC e -40 ºC, com extremos de -70 ºC. Devido a isso, as águas superficiais do Ártico têm temperatura média de -2 ºC, com períodos de máxima que atingem somente 4 ºC.

As baixas temperaturas fazem com que uma extensa área na parte central desse oceano se mantenha permanentemente congelada. As mudanças climáticas, entretanto, têm alterado a dinâmica local e ocasionado o degelo acelerado de superfícies de gelo no Ártico, o que é um sinal de alerta para os impactos danosos do aquecimento global sobre os mares e oceanos.

Esse oceano é responsável pela produção de correntes frias que se deslocam em direção às latitudes médias e baixas, contribuindo para a circulação oceânica. As duas principais correntes que partem do Oceano Ártico são aquelas que passam pela costa da Groenlândia e do Canadá, ao passo que as correntes quentes que se fundem às suas águas sobem principalmente pela costa da Europa.

Lembremos que essa circulação também produz equilíbrio para a salinidade das águas que, no Ártico, varia entre 30% e 34%. Isso significa que o Oceano Ártico tem um teor de sal menor do que o dos demais oceanos.

O relevo do Oceano Ártico se assemelha ao dos outros oceanos, incluindo a presença de cordilheiras e de grandes bacias oceânicas, exceto por uma particularidade: a extensão de sua plataforma continental. Enquanto essa área tem, em média, de 100 quilômetros de largura nos demais oceanos, no Ártico ela pode chegar a 1500 quilômetros, ocupando cerca de um quarto de todo o assoalho oceânico.

As maiores extensões da plataforma do Ártico ficam entre a Europa e Ásia, compreendendo a maior parte da zona costeira da Rússia. A profundidade média do Oceano Ártico é, por isso, menor do que a dos demais: 987 metros. A maior distância entre a superfície e o fundo é de 5500 metros, situada na fossa conhecida como Molly Deep (ou Molly Hole).

Águas frias e superfícies congeladas, principais características do Oceano Ártico.
  • Mares do Oceano Ártico

As águas do Oceano Ártico são divididas em um conjunto de mares. Os principais estão listados na tabela abaixo.

Mar de Beaufort

Mar de Kara

Mar de Barents

Mar de Laptev

Mar Branco

Mar de Lincoln

Mar de Chukchi

Mar da Sibéria Oriental

Mar da Groenlândia

Mar de Wendel

Veja também: 10 curiosidades sobre a Antártida — o continente mais frio da Terra

Mapa do Oceano Ártico

Localização do Oceano Ártico representada no mapa em um tom mais escuro de azul. Ele circunda o Polo Norte da Terra.[2]

Países banhados pelo Oceano Ártico

Países e territórios banhados pelo Oceano Ártico

Alasca (Estados Unidos)

Noruega

Canadá

Suécia

Groenlândia*

Finlândia

Islândia

Rússia

*A Groenlândia não é um país. Essa imensa ilha localizada na América do Norte é parte da Dinamarca, sendo classificada como um território autônomo.

Importância do Oceano Ártico

Pelo fato de banhar territórios muito frios e com baixa disponibilidade de recursos exploráveis, o Oceano Ártico se tornou a principal fonte para a subsistência de populações que vivem na sua região costeira. Portanto, o Ártico tem importância econômica para muitos territórios do Hemisfério Norte pela atividade pesqueira que é realizada em suas águas e também pelo intenso transporte de mercadorias que acontece. Esse transporte se dá, sobretudo, para o abastecimento das terras mais ermas do planeta Terra.

A ampla plataforma continental desse oceano abriga, ainda, reservas de combustíveis fósseis e outros recursos naturais de interesse econômico, geopolítico e militar, sobretudo para os Estados Unidos e a Rússia. Além disso, o turismo tem crescido nos países banhados pelo Oceano Ártico. Não somente a neve e o frio são atrativos como também a possibilidade de observar de perto as luzes da aurora boreal.

A pesca e o comércio internacional são duas atividades importantes desempenhadas através das águas do Oceano Ártico.[3]

O Oceano Ártico é fundamental para o equilíbrio térmico e ecossistêmico do planeta Terra. As correntes oceânicas e os deslocamentos de ar que partem do Ártico auxiliam no controle das temperaturas marinhas e terrestres e também da salinidade de outras porções de água do oceano global. Em se tratando da biodiversidade, apesar de restrita por fatores como as condições extremas de frio, o Oceano Ártico é habitat para centenas de espécies endêmicas (que só ocorrem naquela região do mundo).

Oceano Ártico x Oceano Antártico

O Oceano Antártico pode ser descrito como o conjunto de águas oposto ao Ártico em termos de posição geográfica. Ele fica localizado no extremo sul do planeta Terra, abaixo do Círculo Polar Antártico (66º33’ S), banhando o continente Antártica e um extenso conjunto de ilhas próximas. Diferentemente do Ártico, não existe nenhum país na zona costeira do Oceano Antártico.

Outro aspecto curioso que vale a pena ser ressaltado sobre o Oceano Antártico é o fato de que, em termos técnicos, ele não existia até o início dos anos 2000, quando seus limites foram definidos pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI).

Qual o oceano mais frio do mundo?

Considerando critérios como a temperatura das águas superficiais e a baixa amplitude térmica anual, o Oceano Ártico é o mais frio do mundo. A temperatura média de suas águas é de -2 ºC, podendo cair para valores inferiores em determinadas áreas, como nos mares de Barent e de Chukchi. Lembremos, ainda, que existe uma camada permanente de gelo sobre parte do Oceano Ártico, o que significa que a temperatura nessa área se mantém baixa o suficiente para sustentar essa estrutura congelada.

Curiosidades sobre o Oceano Ártico

  • Seu nome é derivado do termo em grego arktikos, e significa “próximo do urso” em referência à constelação da Ursa Maior.

  • A formação do Oceano Ártico aconteceu há 65 milhões de anos, na Era Cenozoica.

  • O Estreito de Bering é banhado, ao norte, pelo Mar de Chukchi, parte do Oceano Ártico. Essa é a sua ligação com o Oceano Pacífico.

  • A primeira expedição ao Oceano Ártico aconteceu no começo da década de 1890.

  • A Passagem Noroeste é uma via natural que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, e ela se formou ao norte do Canadá, nas águas do Oceano Ártico.

  • A área do Oceano Ártico é equivalente à área do continente Antártica, no Hemisfério Sul.

Saiba mais: Onde vive o urso-polar?

Exercícios resolvidos sobre Oceano Ártico

Questão 1

Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta um país que não é banhado pelo Oceano Ártico:

a) Rússia

b) Estados Unidos

c) China

d) Canadá

e) Islândia

Resposta: Alternativa C. A China não é banhada pelo Oceano Ártico, mas sim pelo Oceano Pacífico. Lembre-se de que o Alasca é um estado dos Estados Unidos, e é banhado pelo Ártico.

Questão 2

O Oceano Ártico fica em uma região extrema do planeta Terra, o que lhe garante algumas particularidades com relação aos demais corpos hídricos e reservatórios naturais. Com base nos seus conhecimentos sobre esse oceano, indique uma de suas características entre as alternativas a seguir:

a) Apresenta elevado teor de salinidade, chegando a 37%.

b) Suas águas turvas impedem o desenvolvimento de formas de vida.

c) Banha um único continente, a Antártica.

d) Tem uma camada permanente de gelo.

e) A profundidade média desse oceano é a maior do mundo.

Resposta: Alternativa D. As baixas temperaturas de suas águas aliadas ao clima polar proporcionam a manutenção de uma camada congelada nas porções de latitude mais elevada desse oceano.

Créditos das imagens

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

[3] Kedardome/ Shutterstock

Fontes

CIA. The World Factbook: Arctic Ocean. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/oceans/arctic-ocean/.

GREENPEACE. The Arctic & global warming. Greenpeace, [s.d.]. Disponível em: https://www.greenpeace.org/usa/protect-the-arctic/issues/global-warming/

OSTENSO, Ned Allen. Arctic Ocean. Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Arctic-Ocean.

WWF. How big is the Arctic Ocean? And eight other Arctic facts. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://www.worldwildlife.org/stories/how-big-is-the-arctic-ocean-and-eight-other-arctic-facts.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa