Ciências

Ornitorrinco

Ornitorrinco é um mamífero semiaquático que põe ovos, apresenta um bico semelhante ao do pato, e é encontrado exclusivamente na Austrália.

O ornitorrinco apresenta diversas características peculiares, tais como botar ovos e ausência de mamilos.

O ornitorrinco é um animal extremamente exótico que apresenta características que lembram as de aves e répteis, uma vez que possui bico e é capaz de botar ovos. É um animal encontrado apenas na Austrália e que apresenta hábito de vida semiaquático, sendo observado exclusivamente em ambientes de água doce. O ornitorrinco é um animal carnívoro que se alimenta de pequenos animais, como insetos e camarões. Os machos são capazes de produzir veneno, sendo essa substância utilizada para a defesa do território no período reprodutivo.

Leia mais: Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Resumo sobre ornitorrinco

  • Ornitorrincos são animais mamíferos que apresentam algumas características peculiares, como um bico e uma cauda achatada, que lembra a de um castor.
  • Fazem parte do grupo dos monotremados, que inclui os mamíferos capazes de botar ovos.
  • Seus filhotes recém-nascidos se alimentam de leite materno.
  • Devido ao fato de não possuírem mamilos, seus filhotes bebem o leite que sai dos poros da pele da barriga da mãe.
  • São carnívoros e apresentam hábito de vida semiaquático.

Classificação taxonômica do ornitorrinco

O ornitorrinco é um animal mamífero pertencente à ordem dos monotremados. Veja, a seguir, a classificação taxonômica completa desse animal:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Monotremata

Família: Ornithorhynchidae

Gênero: Ornithorhynchus

Espécie: Ornithorhynchus anatinus

Características do ornitorrinco

O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal que vive exclusivamente na Austrália e apresenta características muito peculiares. Apesar de botar ovos, ter uma estrutura semelhante a um bico e patas que se assemelham a de patos, esse animal é um mamífero. Classificado como monotremado, o ornitorrinco apresenta as características típicas da classe Mammalia: presença de pelos e glândulas mamárias.

O ornitorrinco possui um corpo alongado repleto de pelos que apresentam coloração marrom. Sua cauda é larga e achatada, o que lembra muito a cauda dos castores. Na região localizada acima do bico, pode-se observar a presença de duas narinas. Os olhos e orelhas se situam lateralmente na cabeça.

O ornitorrinco apresenta corpo alongado e cauda que lembra a de um castor.

Por ficar um longo tempo dentro da água, é considerado um mamífero semiaquático. Suas patas semelhantes às de patos favorecem a sua natação. Além disso, possui algumas dobras de peles que cobrem ouvidos e olhos, bem como tem uma estrutura que evita a entrada de água nas narinas no momento em que está dando um mergulho.

Os ornitorrincos são animais com hábitos crepusculares e noturnos, sendo ativos também nos dias nublados. São animais solitários que, quando não estão na água se alimentando, estão em tocas de nidificação ou descanso.

  • Videoaula sobre mamíferos

Habitat do ornitorrinco

Ornitorrincos são animais semiaquáticos que ocorrem em ambientes de água doce, tais como rios, lagoas e riachos. A espécie é endêmica da Austrália. Na Austrália Continental, a espécie é vista raramente movendo-se em ambiente terrestre, mas é frequentemente vista fora da água na Tasmânia.

Alimentação do ornitorrinco

O ornitorrinco é um animal que apresenta uma dieta carnívora, alimentando-se de pequenos animais, como pequenos peixes, camarões, caranguejos e alguns insetos aquáticos. Para identificar suas presas, eles contam com a ajuda de seu bico, que tem cerca de 40 mil receptores que identificam sinais eletromagnéticos.

Leia também: Alimentação dos animais — pode ser classificada em herbívora, carnívora ou onívora

Reprodução do ornitorrinco

Ornitorrincos são animais que se reproduzem de maneira sexuada. Os machos são os que iniciam as interações de acasalamento, o qual é sazonal e varia entre as populações. As fêmeas botam entre um e três ovos depois de, aproximadamente, duas semanas que ocorreu o acasalamento. Entre o sexto e 10º dia após a fêmea botar o ovo, os filhotes nascem.

Diferentemente da grande maioria dos mamíferos, esse animal não possui mamilos. O leite sai através de glândulas que ficam na barriga da mãe. Para se alimentar, o filhote deverá lamber o leite que sai pelos poros.

Veneno do ornitorrinco

Uma característica interessante a respeito dos ornitorrincos é que os machos produzem venenos, atributo pouco comum no grupo dos mamíferos. Encontrado em esporões nos membros posteriores, acredita-se que o veneno produzido pelo ornitorrinco seja um dos que mais causam dor no ser humano. Pesquisadores estimam que existam mais de 80 toxinas diferentes na composição do veneno, entretanto, não é capaz de matar um humano. Os ornitorrincos utilizam seu veneno para defender seu território de outros machos no período de acasalamento.

Leia mais: Os sapos podem lançar venenos?

Curiosidades sobre ornitorrincos

  • Ornitorrincos são animais que podem viver até 20 anos na natureza.
  • Eles não possuem estômagos.
  • Seus pelos brilham sob a luz negra.
  • Pesquisadores australianos descobriram que o leite do ornitorrinco contém uma proteína que ajuda a evitar a proliferação de superbactérias.
  • O veneno dos ornitorrincos possui uma forma duradoura de um hormônio que promove a liberação de insulina. A descoberta poderá abrir caminhos para o surgimento de novas terapias para o tratamento de diabetes.
  • Atualmente, o ornitorrinco é uma espécie classificada pela IUCN como “quase ameaçada”.
  • Em 2013, cientistas descreveram uma espécie de ornitorrinco extinto que media mais de um metro de comprimento. Esse animal viveu entre cinco e 15 milhões de anos atrás. Ele foi identificado com base em um dente molar fossilizado.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa