Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Oceanos

Os oceanos são imensos volumes de água que recobrem 70% da superfície terrestre. O 5 grandes oceanos são: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

Mapa-múndi com os cinco oceanos. O planeta Terra é composto por cinco oceanos, sendo o Pacífico o maior deles.

Os oceanos são imensos corpos de água salgada que recobrem aproximadamente 70% da superfície do planeta Terra. Apesar de ser um volume contínuo de água, convencionou-se dividi-lo em cinco grandes oceanos (ou regiões), que são:

  • Oceano Pacífico;
  • Oceano Atlântico;
  • Oceano Índico;
  • Oceano Glacial Antártico;
  • Oceano Glacial Ártico.

Assim como observamos nos continentes, os oceanos apresentam uma grande diversidade de formas de relevo em seu assoalho. Sua profundidade pode chegar a mais de 10.000 metros, da mesma forma que há um gradiente de temperatura que se instala à medida que nos afastamos da superfície. A salinidade média das águas é de 35 g/L, mas ela também não é fixa. Os oceanos abrigam milhões de espécies de animais e de plantas, das quais a maior parte ainda é desconhecida pelos seres humanos.

Os oceanos são fundamentais, ainda, para a circulação da atmosférica e para a regulação do clima, mas problemas como o aquecimento das águas e a poluição têm ameaçado a sua manutenção.

Leia também: Qual é o menor oceano do mundo?

Resumo sobre oceanos

  • Oceanos são imensos corpos hídricos formados por água salgada, que recobrem 70% da superfície do planeta Terra.
  • O planeta Terra possui cinco oceanos:
    • Oceano Pacífico;
    • Oceano Atlântico;
    • Oceano Índico;
    • Oceano Glacial Antártico;
    • Oceano Glacial Ártico.
  • Eles armazenam 97,5% do volume de água presente na hidrosfera, o que representa um volume de 1.335.750.000 km3.
  • O fundo dos oceanos apresenta um relevo variado formado por dorsais, plataforma continental, talude continental e pela planície abissal.
  • Tanto a temperatura quanto a salinidade da água dos oceanos pode variar, o que depende de condições como a profundidade e os aspectos locais.
  • As temperaturas podem chegar a 1º C em áreas mais profundas, enquanto, em superfície, a média é de 20º C aproximadamente.
  • As águas oceânicas abrigam uma enorme biodiversidade que ainda é desconhecida pelos seres humanos, tornando-os fundamentais para o meio ambiente.
  • Eles desempenham, ainda, papel importante na regulação do clima.
  • Os principais problemas ambientais observados hoje nos oceanos são a poluição das águas, principalmente por microplásticos, e o seu aquecimento.

O que são oceanos?

Os oceanos são imensos corpos hídricos contínuos formados por água salgada que recobrem o planeta Terra. A sua superfície representa 70% de toda a superfície terrestre, ao mesmo tempo que armazenam 97,5% da água que constitui a hidrosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os oceanos?

A Terra possui cinco oceanos, que estão listados abaixo:

  • Oceano Pacífico;
  • Oceano Atlântico;
  • Oceano Índico;
  • Oceano Glacial Antártico;
  • Oceano Glacial Ártico.

Eles podem ser entendidos, também, como um único oceano global que se divide em cinco grandes regiões, cada qual com características próprias que variam principalmente em função da posição geográfica e do relevo do assoalho oceânico.

Veja também: Litoral do Brasil — extensa área banhada pelo Oceano Atlântico

Características dos oceanos

Os oceanos comportam um volume de 1.335.750.000 km3 de água salgada que, como vimos, representa a maior parte da hidrosfera terrestre. Esse imenso reservatório hídrico natural se distribui por uma área que é de 361 milhões de km2, banhando todos os cinco continentes que formam as terras emersas do planeta. Assim, a maioria dos países é banhado por, pelo menos, um dos cinco oceanos, e apenas 44 territórios não possuem litoral.

O fundo é uma estrutura dinâmica que está em processo constante de expansão e encolhimento, o que acontece, respectivamente, nas áreas de encontro divergente e convergente entre placas tectônicas.

Peixes nadando entre rochas no fundo de um oceano.
O fundo dos oceanos tem relevo tão diverso quanto a superfície dos continentes.

Assim como acontece nos continentes, a base dos oceanos é composta por diferentes formas de relevo que foram desenvolvidas no decorrer do tempo geológico. Dentre elas estão:

  • Dorsal ou cordilheira oceânica: as dorsais são montanhas submarinas. A maior delas tem 65.000 quilômetros de comprimento, e a altura da base até o topo chega a 2.351 metros;
  • Plataforma continental: é uma continuidade da crosta continental que vai desde a zona costeira até 200 metros mar adentro, assemelhando-se a uma rampa de declive suave;
  • Talude continental: começa a partir do final da plataforma continental e representa uma vertente de alta inclinação que dá acesso às partes de maior profundidade do oceano;
  • Planície abissal: é uma superfície plana localizada no fundo do oceano. Está situada em uma profundidade que varia de 3.000 a 6.000 metros.

Como vimos, a profundidade dos oceanos pode sofrer variações consideráveis. A média é de 3.682 metros, mas existem áreas que superam 7.000 metros e chegam a até 10.935 metros de profundidade. Esse é o caso de um segmento das Fossas Marianas conhecida como Depressão Challenge, situada na parte oeste do Oceano Pacífico. À medida que a profundidade aumenta, nota-se a alteração na quantidade de luz solar que consegue penetrar através da coluna de água, o que transforma por completo os ecossistemas e promove a queda de temperaturas.

A camada superior dos oceanos tem temperatura média que varia de 17 a 20º C. Entretanto, a depender da localização e do período do ano, as temperaturas podem alcançar valores superiores a 27º C, tornando as águas propícias para o desenvolvimento de fenômenos como ciclones tropicais e extratropicais. As profundezas são as áreas mais frias dos oceanos, e nelas as temperaturas atingem mínimas de até 1º C. É essa diferença de temperatura, aliada ao dinamismo das águas e os ventos de superfície, que promove o que conhecemos como correntes marítimas.

A salinidade interfere nas correntes marítimas e é um aspecto importante dos oceanos. Ela indica a quantidade de sais que está dissolvida em determinada porção de água, que é, em média, de 35 gramas para cada litro. Novamente, quando estamos falando de um volume de águas tão grande quanto o dos oceanos, devemos considerar que esses valores sofrem alterações por motivos diversos. Um deles é a descarga de sedimentos na foz de rios, que pode promover o aumento da salinidade e da temperatura na área em que acontece.

Diferenças entre oceanos e mares

Os oceanos são grandes volumes contínuos de água salgada que banham extensas áreas de continentes. Eles se interconectam, e, por isso, não é possível estabelecer um limite, ou seja, não sabemos exatamente onde um oceano termina e começa o outro. Por isso, fala-se em um oceano global. São corpos hídricos muito profundos que podem atingir mais de 10.000 metros de profundidade.

Os oceanos se interconectam, pois isso não sabemos onde começam ou terminam.

Os mares são corpos hídricos que apresentam menor extensão do que os oceanos e, comumente, são limitados parcialmente por porções de terra que tornam fácil a sua identificação. Apresentam profundidade menor, até mesmo pela sua posição em relação às terras emersas. Os mares fazem parte dos oceanos.

O Mediterrâneo é um exemplo de mar que está cercado por terras, mas possui abertura para o Oceano Atlântico.

Importância dos oceanos

Os oceanos, além de serem os maiores reservatórios de água do planeta, são muito importantes para a regulação do clima e para a manutenção da biodiversidade terrestre. Eles fornecem um enorme aporte de vapor d’água para a atmosfera, produzindo, assim, massas de ar que carregam umidade para os continentes. As correntes marítimas atuam igualmente na regulação térmica, e também, na distribuição de nutrientes pelas águas, o que é indispensável para a sobrevivência de diferentes formas de vida. Por falar nisso, os oceanos abrigam uma variedade tão grande de seres vivos que é difícil mensurar o total de espécimes que habitam suas águas.

Muitas famílias retiram seu sustento dos oceanos através da pesca. Além da renda, os oceanos também fornecem alimentos como os frutos do mar e matérias-primas utilizadas na indústria de diversos segmentos produtivos, incluindo a farmacêutica.

Os oceanos são usados como via de transporte para pessoas e para o comércio internacional, sendo, por isso, fundamentais para a economia global. Eles são importantes, ainda, para o lazer e o turismo. Nota-se, ainda, que existem milhares de pesquisadores que se dedicam ao estudo e à compreensão dos oceanos, que ainda têm 80% da sua extensão completamente desconhecida pelos seres humanos.

Impactos ambientais nos oceanos

A intervenção humana na natureza tem afetado todos os ecossistemas existentes no planeta Terra, o que inclui os ecossistemas oceânicos. Um dos principais impactos ambientais observados é a poluição hídrica, causada por fatores como o lançamento irregular de dejetos urbanos (como esgoto, por exemplo), o derramamento de petróleo e, sobretudo, o descarte de plástico e outros materiais sólidos. Existe, inclusive, uma imensa ilha de 1,6 milhão de km2 no Oceano Pacífico que é formada exclusivamente por lixo.

Resíduos sólidos, especialmente o plástico, são os principais poluentes encontrados nos oceanos.

Dentro do problema do lixo estão os microplásticos. Essas peças minúsculas com menos de 0,5 mm de diâmetro acabam entrando no organismo da fauna marinha e passam a integrar cadeias alimentares, chegando até os seres humanos. Estudos recentes revelaram que partículas de microplástico estão sendo encontradas no sangue e até mesmo no cérebro humano, evidenciando até onde a poluição marinha pode chegar e os riscos que ela oferece para toda a biota.

Existem outros problemas que têm alterado as características químicas das águas oceânicas, causando forte desequilíbrio ambiental. São eles o aumento de sua temperatura e a consequente acidificação (diminuição do pH da água). Ambos são o resultado direto da maior absorção de calor e dióxido de carbono (CO2) pelos oceanos, o que tem acontecido de forma cada vez mais acentuada por causa do aquecimento global. Devido a isso, os oceanos sofrem:

  • alterações nas correntes marítimas;
  • derretimento de geleiras e aumento do nível do mar;
  • transformações nas cadeias alimentares;
  • branqueamento de corais, o que pode ocasionar a sua morte;
  • perda de biodiversidade e
  • desequilíbrio de ciclos naturais que dependem dos oceanos.

Saiba mais: Oceano Glacial Antártico — único oceano que não banha diretamente nenhum país

Exercícios resolvidos sobre oceanos

Questão 1

Esse é o maior oceano do mundo. Suas águas banham a costa leste da Ásia e a costa oeste da América, além de parte da Oceania. Ele é conhecido por fazer parte de uma das regiões de maior instabilidade tectônica do planeta Terra, onde terremotos e erupções vulcânicas acontecem com frequência. De qual oceano estamos falando?

a) Oceano Pacífico.

b) Oceano Atlântico.

c) Oceano Glacial Ártico.

d) Oceano Glacial Antártico.

e) Oceano Índico.

Resposta: Alternativa A. O Oceano Pacífico é o maior do mundo, e nele está situada a região denominada Círculo de Fogo do Pacífico, marcada por encontros de placas tectônicas e pela alta instabilidade geológica.

Questão 2

Qual é o nome do mecanismo responsável pela redistribuição do calor e regulação térmica das águas dos oceanos?

a) Ventos alísios.

b) Monções.

c) Correntes marítimas.

d) Célula de Walker.

e) Ressurgência.

Resposta: Alternativa C. As correntes marítimas atuam como reguladores térmicos que influenciam tanto na temperatura das águas quanto do ar que está posicionado imediatamente acima da superfície dos oceanos.

Fontes

BRANCO, Pércio de Moraes. Relevo Oceânico. Serviço Geológico do Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/relevo-oceanico.

NASA. Ocean Worlds: Water in the Solar System and Beyond. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/solar-system/ocean-worlds/.

NASA. Seasons of salinity. NASA Salinity, [s.d.]. Disponível em: https://salinity.oceansciences.org/highlights08.htm.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Ocean. National Geographic, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/ocean/.

NOAA. How many oceans are there? NOAA, [s.d.]. Disponível em: https://oceanservice.noaa.gov/facts/howmanyoceans.html.

NOAA. Ocean depth. NOAA, [s.d.]. Disponível em: https://oceanservice.noaa.gov/facts/oceandepth.html.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

Atlas geográfico

Geografia

Continentes

Geografia

Deriva continental

Geografia

El Niño