Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tipos de caule

Conheça mais sobre os variados tipos de caule existentes na natureza.

O caule é uma estrutura muito importante para os vegetais, pois, além de sustentar o corpo da planta, ainda conduz, da raiz até as folhas do vegetal, todas as substâncias necessárias à sua sobrevivência.

Há vários tipos de caule: caules aéreos, caules subterrâneos, caules aquáticos, entre outros. Todos eles são classificados de acordo com sua forma e função. No presente artigo falaremos sobre os caules aéreos e seus três tipos: caules rastejantes, caules trepadores e os caules eretos.

Os caules rastejantes se desenvolvem espalhando-se pelo solo, fixando-se através de pequenas raízes. Podemos ver esse tipo de caule na melancia, na grama de nosso jardim, nos morangueiros, etc.

 

 


Os caules rastejantes são finos e longos e crescem sobre o solo

 

Os caules trepadores são finos e longos e se desenvolvem sobre algum suporte. Algumas plantas que possuem esse tipo de caule se prendem aos suportes através de raízes, ou então por meio de adaptações da planta, chamadas de gavinhas. Esse tipo de caule pode ser encontrado no maracujá, chuchu, jasmins, etc.

 

Na imagem podemos observar alguns caules trepadores
Na imagem podemos observar alguns caules trepadores

 

Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.

 


O caule tipo tronco é cilíndrico e ramificado

 

O caule tipo haste se caracteriza por ser mole e na maioria das vezes de cor verde. É muito comum encontrar esse tipo de caule em ervas como a couve.

 

Exemplo de um vegetal com caule tipo haste
Exemplo de um vegetal com caule tipo haste

 

O caule do tipo estipe não possui nenhuma ramificação, apresentando somente um aglomerado de folhas em sua parte superior. Esse caule é típico de plantas como as palmeiras.

 


Geralmente esses caules não são ramificados

 

O caule tipo colmo é muito semelhante ao caule tipo estipe. O que os diferencia são as divisões em forma de gomos que o caule tipo colmo apresenta. Esse tipo de caule pode ser visto na cana-de-açúcar, no bambu, etc.

 


Os gomos dos colmos podem ser ocos, como no bambu; ou cheios, como na cana-de-açúcar


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

O caule é um dos principais eixos estruturais de uma planta O caule é um dos principais eixos estruturais de uma planta
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Tipos de raízes

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Ciências

Composição da flor

Ciências

Caules subterrâneos

Últimos artigos

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.