Entenda como é a anatomia da folha e aprenda a analisar e identificar as principais partes e tecidos dessa importante estrutura das plantas.
A folha, apesar de sua aparência simples, é uma estrutura complexa, formada por várias partes distintas. Analisando sua anatomia, é possível perceber diversos tecidos vegetais que lhe permitem eficiência na fotossíntese, na transpiração e na sustentação desse órgão, além de várias outras peculiaridades.
→ Anatomia da folha
Na folha, podemos observar algumas importantes partes, tais como:
Epiderme
A epiderme é formada por diversos tipos celulares, os quais revestem toda a folha. Em geral, essa parte é composta por apenas uma camada de célula, porém, em algumas espécies de vegetais, ela pode apresentar várias dessas camadas.
Na epiderme, encontramos os estômatos, que estão relacionados com as trocas gasosas. Além deles, existem os tricomas, também chamados de pelos, que apresentam como função evitar a perda de água e também a herbivoria. Revestindo a parede externa das células da epiderme, está a cutícula, a qual é formada por cutina, uma substância pouco permeável à água.
Partes da folha: epiderme, mesofilo (parênquima paliçádico e lacunoso) e sistema vascular (xilema e floema)
Mesofilo
O mesofilo é formado pelo parênquima clorofiliano, um tipo especial de parênquima (tecido vegetal) que é rico em cloroplastos. Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela fotossíntese, sendo assim, a realização desse processo ocorre no mesofilo.
Existem dois tipos de parênquima: o paliçádico e o lacunoso. O paliçádico apresenta células alongadas, posicionadas lado a lado. Já o parênquima lacunoso tem células de formas variadas, com grande quantidade de espaços entre elas.
Sistema vascular
No sistema vascular, estão os tecidos responsáveis pela condução de seiva na planta. Podemos perceber esses tecidos facilmente, mesmo sem utilizar um microscópio, uma vez que eles formam as nervuras das folhas. Esse sistema é formado pelo xilema e pelo floema, que são responsáveis, respectivamente, pelo transporte de água e sais minerais (seiva bruta) e substâncias orgânicas e inorgânicas em solução (seiva elaborada).