Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Anatomia da folha

Entenda como é a anatomia da folha e aprenda a analisar e identificar as principais partes e tecidos dessa importante estrutura das plantas.

A folha apresenta uma anatomia complexa A folha apresenta uma anatomia complexa

A folha, apesar de sua aparência simples, é uma estrutura complexa, formada por várias partes distintas. Analisando sua anatomia, é possível perceber diversos tecidos vegetais que lhe permitem eficiência na fotossíntese, na transpiração e na sustentação desse órgão, além de várias outras peculiaridades.

→ Anatomia da folha

Na folha, podemos observar algumas importantes partes, tais como:

  • Epiderme

    A epiderme é formada por diversos tipos celulares, os quais revestem toda a folha. Em geral, essa parte é composta por apenas uma camada de célula, porém, em algumas espécies de vegetais, ela pode apresentar várias dessas camadas.

    Na epiderme, encontramos os estômatos, que estão relacionados com as trocas gasosas. Além deles, existem os tricomas, também chamados de pelos, que apresentam como função evitar a perda de água e também a herbivoria. Revestindo a parede externa das células da epiderme, está a cutícula, a qual é formada por cutina, uma substância pouco permeável à água.


    Partes da folha: epiderme, mesofilo (parênquima paliçádico e lacunoso) e sistema vascular (xilema e floema)

  • Mesofilo

    O mesofilo é formado pelo parênquima clorofiliano, um tipo especial de parênquima (tecido vegetal) que é rico em cloroplastos. Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela fotossíntese, sendo assim, a realização desse processo ocorre no mesofilo.

    Existem dois tipos de parênquima: o paliçádico e o lacunoso. O paliçádico apresenta células alongadas, posicionadas lado a lado. Já o parênquima lacunoso tem células de formas variadas, com grande quantidade de espaços entre elas.

  • Sistema vascular

    No sistema vascular, estão os tecidos responsáveis pela condução de seiva na planta. Podemos perceber esses tecidos facilmente, mesmo sem utilizar um microscópio, uma vez que eles formam as nervuras das folhas. Esse sistema é formado pelo xilema e pelo floema, que são responsáveis, respectivamente, pelo transporte de água e sais minerais (seiva bruta) e substâncias orgânicas e inorgânicas em solução (seiva elaborada).

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Caule

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Diferença entre espinho e acúleo

Ciências

Por que a maioria das folhas é verde?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.