Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Anatomia da folha

Entenda como é a anatomia da folha e aprenda a analisar e identificar as principais partes e tecidos dessa importante estrutura das plantas.

A folha apresenta uma anatomia complexa A folha apresenta uma anatomia complexa

A folha, apesar de sua aparência simples, é uma estrutura complexa, formada por várias partes distintas. Analisando sua anatomia, é possível perceber diversos tecidos vegetais que lhe permitem eficiência na fotossíntese, na transpiração e na sustentação desse órgão, além de várias outras peculiaridades.

→ Anatomia da folha

Na folha, podemos observar algumas importantes partes, tais como:

  • Epiderme

    A epiderme é formada por diversos tipos celulares, os quais revestem toda a folha. Em geral, essa parte é composta por apenas uma camada de célula, porém, em algumas espécies de vegetais, ela pode apresentar várias dessas camadas.

    Na epiderme, encontramos os estômatos, que estão relacionados com as trocas gasosas. Além deles, existem os tricomas, também chamados de pelos, que apresentam como função evitar a perda de água e também a herbivoria. Revestindo a parede externa das células da epiderme, está a cutícula, a qual é formada por cutina, uma substância pouco permeável à água.


    Partes da folha: epiderme, mesofilo (parênquima paliçádico e lacunoso) e sistema vascular (xilema e floema)

  • Mesofilo

    O mesofilo é formado pelo parênquima clorofiliano, um tipo especial de parênquima (tecido vegetal) que é rico em cloroplastos. Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela fotossíntese, sendo assim, a realização desse processo ocorre no mesofilo.

    Existem dois tipos de parênquima: o paliçádico e o lacunoso. O paliçádico apresenta células alongadas, posicionadas lado a lado. Já o parênquima lacunoso tem células de formas variadas, com grande quantidade de espaços entre elas.

  • Sistema vascular

    No sistema vascular, estão os tecidos responsáveis pela condução de seiva na planta. Podemos perceber esses tecidos facilmente, mesmo sem utilizar um microscópio, uma vez que eles formam as nervuras das folhas. Esse sistema é formado pelo xilema e pelo floema, que são responsáveis, respectivamente, pelo transporte de água e sais minerais (seiva bruta) e substâncias orgânicas e inorgânicas em solução (seiva elaborada).

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Diferença entre espinho e acúleo

Ciências

Por que a maioria das folhas é verde?

Ciências

Por que as folhas mudam de cor?

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.