UOL - O melhor conteúdo

Qual matéria está procurando ?

5
Ciências

Ciências

Caules subterrâneos

Veja o que são caules subterrâneos, quais os seus tipos e principais características.

O caule subterrâneo se caracteriza por ter seu desenvolvimento abaixo do solo O caule subterrâneo se caracteriza por ter seu desenvolvimento abaixo do solo

Todos os caules que têm o seu desenvolvimento abaixo do solo são chamados de caules subterrâneos. Eles podem ser classificados em três tipos: rizomas, tubérculos e bulbos.

Os caules subterrâneos do tipo rizoma acumulam substâncias nutritivas e se desenvolvem próximos à superfície do solo. Nesse tipo de caule podemos observar vários ramos e raízes saindo dele. Esses tipos de caules subterrâneos podem ser vistos em samambaias, gengibre, bananeiras, etc.


Na imagem podemos perceber algumas folhas saindo do caule, que nesse caso é o próprio gengibre

 

Em alguns caules do tipo rizoma há um grande acúmulo de substâncias nutritivas em certas regiões, formando o que chamamos de tubérculos, como é o caso da batata-inglesa, inhameetc.


Os tubérculos são muito ricos em nutrientes

 

Os caules subterrâneos do tipo bulbo são formados pelo caule e por folhas modificadas. Geralmente são caules pequenos e com a forma redonda. Podemos encontrar esse tipo de caule na cebola, lírio, alho, açafrão, entre outros.

Na imagem podemos observar as partes de uma cebola, um exemplo de caule tipo bulbo
Na imagem podemos observar as partes de uma cebola, um exemplo de caule tipo bulbo


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Adaptações dos caules

Ciências

Caule

Ciências

Classificação das plantas

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.