Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Clique aqui e conheça mais sobre a estrutura das folhas e suas classificações.

As folhas são estruturas muito importantes para os veget As folhas são estruturas muito importantes para os veget

As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois é através delas que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo no qual a planta consegue produzir substâncias orgânicas necessárias à sua sobrevivência.

A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas.

O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.

 

Estrutura de uma folha
Estrutura de uma folha

Todas as plantas apresentam vasos condutores de seiva, que se assemelham aos vasos sanguíneos presentes no corpo dos mamíferos, e são esses vasos os responsáveis pelo transporte de seiva no interior da planta. Eles podem ser encontrados nas raízes, caules e também nas folhas, formando o que chamamos de nervuras foliares.

 


Na imagem podemos ver uma folha com várias nervuras foliares

 

De acordo com a forma com que essas nervuras estão dispostas nas folhas podemos classificá-las em paralelinérveas e peninérveas. As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira, cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.

 


As folhas paralelinérveas apresentam nervuras paralelas com a mesma espessura

 

Já as folhas peninérveas, encontradas na maioria das plantas, possuem suas nervuras ramificadas e podem ser encontradas nas plantas dicotiledôneas (que possuem dois cotilédones) como feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol, margarida etc.

 

Na imagem podemos observar que as duas folhas possuem nervuras ramificadas
Na imagem podemos observar que as duas folhas possuem nervuras ramificadas

 

As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.

 


Na imagem podemos perceber a diferença entre folhas simples e folhas compostas


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

Adaptações dos caules

Ciências

Caule

Ciências

Caules subterrâneos

Ciências

Classificação das plantas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.