Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Clique aqui e conheça mais sobre a estrutura das folhas e suas classificações.

As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois é através delas que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo no qual a planta consegue produzir substâncias orgânicas necessárias à sua sobrevivência.

A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas.

O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.

 

Estrutura de uma folha
Estrutura de uma folha

Todas as plantas apresentam vasos condutores de seiva, que se assemelham aos vasos sanguíneos presentes no corpo dos mamíferos, e são esses vasos os responsáveis pelo transporte de seiva no interior da planta. Eles podem ser encontrados nas raízes, caules e também nas folhas, formando o que chamamos de nervuras foliares.

 


Na imagem podemos ver uma folha com várias nervuras foliares

 

De acordo com a forma com que essas nervuras estão dispostas nas folhas podemos classificá-las em paralelinérveas e peninérveas. As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira, cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.

 


As folhas paralelinérveas apresentam nervuras paralelas com a mesma espessura

 

Já as folhas peninérveas, encontradas na maioria das plantas, possuem suas nervuras ramificadas e podem ser encontradas nas plantas dicotiledôneas (que possuem dois cotilédones) como feijão, amendoim, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol, margarida etc.

 

Na imagem podemos observar que as duas folhas possuem nervuras ramificadas
Na imagem podemos observar que as duas folhas possuem nervuras ramificadas

 

As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.

 


Na imagem podemos perceber a diferença entre folhas simples e folhas compostas


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

As folhas são estruturas muito importantes para os veget As folhas são estruturas muito importantes para os veget
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Ciências

Composição da flor

Ciências

Tipos de caule

Ciências

Monocotiledôneas

Ciências

Tipos de frutos

Últimos artigos

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.