Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Substâncias

Clique para aprender a definição de substâncias e a diferenciá-las de uma mistura.

Dar exemplos de substâncias não é uma missão das mais difíceis, afinal, elas estão presentes em praticamente tudo ao nosso redor. Água, sal, gás carbônico, bicarbonato de sódio, etc., são alguns exemplos de substâncias. Porém, infelizmente, o termo substância muitas vezes é utilizado de forma errada.

Muitas pessoas dizem que o ar, a gasolina, o sangue, a água da torneira, entre outros exemplos, são substâncias, mas, na verdade, não é bem assim. Vamos neste texto ensinar o que realmente é uma substância para que você não utilize esse termo de forma errônea em nenhuma situação.

O que é uma substância?

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes.

A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas de água. O Hidrogênio está representado pela esfera preta, e o Oxigênio, pela esfera vermelha.


Representação de moléculas da água

Já o gás oxigênio é uma substância simples cujas moléculas são formadas por dois átomos do elemento oxigênio. Na representação abaixo, temos alguns grupos de moléculas do gás oxigênio, representado pela esfera vermelha.


Representação de moléculas do gás oxigênio

A forma mais simples de representar uma substância é por meio do que chamamos de fórmula molecular. Essa fórmula indica a composição das moléculas que formam a substância ao apresentar as siglas dos elementos químicos e números que mostram a quantidade de átomos do elemento por molécula.

Exemplo 1: CO2: gás carbônico

A fórmula indica que cada molécula que forma o gás carbônico é constituída por dois átomos de Oxigênio e um átomo de Carbono. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.

Exemplo 2: Cl2: gás cloro

A fórmula indica que cada molécula que forma o gás cloro é constituída por dois átomos de Cloro. Como apenas um elemento forma a molécula, trata-se de uma substância simples.

Exemplo 3: H2S: ácido sulfídrico

A fórmula indica que cada molécula que forma o ácido sulfídrico é constituída por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Enxofre. Como são dois elementos diferentes, trata-se de uma substância composta.

Como vimos, toda substância é representada por uma fórmula molecular. Por isso, sempre que nos depararmos com uma fórmula, estaremos diante de uma substância.

Ao nosso redor, geralmente, não temos contato com uma substância de forma específica, mas sim com misturas.

As misturas são uniões de duas ou mais substâncias, que podem estar dissolvidas umas nas outras ou não. O ar que respiramos, por exemplo, é uma mistura por conter várias substâncias, como:

  • Gás Nitrogênio: N2 (substância simples)

  • Gás Oxigênio: O2 (substância simples)

  • Gás Carbônico: CO2 (substância composta)

  • Vapor de água: H2O (substância composta)

A água que ingerimos diariamente também é uma mistura, já que apresenta várias substâncias, como:

  • Água: H2O (substância composta)

  • Sais minerais (sódio, cálcio, potássio, flúor, magnésio etc.)

Dessa forma, fica evidente que, para classificarmos um material como uma substância ou uma mistura, devemos conhecer a sua composição.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O sulfato de cobre é uma substância que atua no combate a fungos na agricultura O sulfato de cobre é uma substância que atua no combate a fungos na agricultura
Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Água mineral

Ciências

Misturas heterogêneas

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Água destilada

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.