Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tipos de frutos

Conheça mais sobre os frutos e veja como eles são classificados.

O fruto que vemos em alguns vegetais se origina do desenvolvimento do ovário da flor e é ele o principal responsável pelo sucesso de muitas plantas. Um fruto é composto por duas partes principais: o pericarpo, que se divide em epicarpo, mesocarpo e endocarpo; e a semente, que se encontra no interior do fruto.

O epicarpo é a parte mais externa do fruto e corresponde à casca. O mesocarpo é a parte intermediária do fruto e corresponde à parte comestível. O endocarpo é a parte mais interna do fruto e corresponde à parte que protege as sementes.


Imagem mostrando a divisão do pericarpo

 

Os frutos podem ser classificados em frutos carnosos e frutos secos.

Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento. Eles são classificados em baga ou drupa. Os frutos carnosos do tipo baga apresentam sementes livres, ou seja, elas ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto. Alguns exemplos de frutos carnosos do tipo baga são: melancia, goiaba, pepino, uva, laranja, limão, tomate, entre tantos outros.

Na imagem podemos observar que as sementes ficam livres dentro do fruto
Na imagem podemos observar que as sementes ficam livres dentro do fruto

 

Os frutos carnosos do tipo drupa apresentam uma única semente no endocarpo e geralmente o endocarpo é duro e espesso. Alguns exemplos de frutos carnosos do tipo drupa são: abacate, pêssego, ameixa, manga, azeitona, entre outros.

 

Os frutos secos apresentam seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras. Alguns exemplos de frutos secos são a castanha-do-pará, feijão, ervilha, soja, girassol, arroz, milho, entre outros.


Os frutos secos possuem o pericarpo não suculento

 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

As frutas são consideradas uma importante aquisição evolutiva das plantas, pois protegem as sementes As frutas são consideradas uma importante aquisição evolutiva das plantas, pois protegem as sementes
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Composição da flor

Ciências

A reprodução das plantas

Ciências

Como as frutas ficam maduras?

Ciências

Classificação das plantas

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.