Bioma Pantanal
As características de um dos biomas mais ricos e diversificados do planeta: o Pantanal.
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens, que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga ou ao Cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.
As águas da planície do Pantanal seguem diretamente para o rio Paraguai, que possui uma bacia hidrográfica com altitudes pouco elevadas, não ultrapassando os 100 metros de altura em nenhum de seus pontos.
Os rios que abastecem o Pantanal, por outro lado, são provenientes de regiões bem altas e, por isso, as águas acumulam-se facilmente, transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente no período chuvoso.
Planície de inundação no Pantanal
A sua flora é composta por mais de 1500 tipos de vegetação distintos. Como já dissemos, sua cobertura vegetal apresenta diversos tipos de fisionomias que lembram diversas outras paisagens brasileiras. Existem plantas higrófilas e xerófilas, além de buritis, gramíneas e vários outros tipos de plantas. É muito difícil definir o Pantanal como um todo em uma foto ou imagem em razão de sua pluralidade.
A fauna é bastante rica e diversificada. Na verdade, é considerada a zona com maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas. No total, existem quase 700 tipos de aves, 280 espécies de peixes, 1300 espécies de borboleta, 80 tipos de mamíferos e 50 tipos de répteis.
Jacaré Caiman – espécie de réptil existente no Pantanal brasileiro.
O Pantanal é uma das zonas mais ricas biologicamente, além de ser um dos locais mais belos do mundo.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia