Pantanal
O Pantanal é um bioma formado por extensas planícies alagáveis e uma vegetação complexa que mistura elementos de diferentes paisagens, como do Cerrado e da Amazônia.
O Pantanal é um dos cinco biomas brasileiros e está presente também em parte da Bolívia e do Paraguai. Localizado no Centro-Oeste do país, entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal apresenta uma paisagem natural marcante formada por planícies alagáveis e diferentes formações vegetais, que são o resultado de uma mistura complexa gerada pelo encontro com outros biomas, como o Cerrado e a Amazônia. Sua fauna é diversa e muito característica, formada por animais como a onça-pintada, o jacaré-do-pantanal e o tuiuiú, pássaro adotado como símbolo do bioma.
Não obstante a sua importância ecológica e ambiental, o Pantanal se encontra ameaçado pelo rápido avanço da atividade agropecuária na região e por um conjunto de problemas, como as queimadas e o desmatamento, além de alterações no clima que afetam o seu regime hídrico.
Leia mais: Quais são os biomas brasileiros?
Resumo sobre o Pantanal
-
Pantanal é um dos cinco biomas brasileiros. Ele fica localizado na região Centro-Oeste do país, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
-
Sua área se estende, também, para países vizinhos, mais precisamente a Bolívia e o Paraguai.
-
É caracterizado pelo clima tropical típico e pela presença de influências na sua flora e fauna provenientes de outros biomas, como o Cerrado e a Amazônia.
-
O Pantanal é formado por planícies alagáveis, que ficam cheias de água durante o período chuvoso, secando durante o período de estiagem.
-
O regime hídrico do Pantanal é o do clima tropical típico, predominante no bioma.
-
Por causa dessa particularidade e pelo relevo formado por planícies, morros e algumas áreas de depressão e planaltos, têm diferentes paisagens inseridas nele.
-
A vegetação do Pantanal é formada por plantas aquáticas, nas áreas inundadas; matas e savanas, nas áreas secas; e mata ciliar, ao longo do curso dos rios.
-
Sua rica biodiversidade é formada por milhares de espécies de animais. Fazem parte da sua fauna onças, araras, capivaras, jacarés, leopardos e o tuiuiú, símbolo do bioma.
-
Entre as cidades pantaneiras estão Corumbá (MS), Cáceres (MT), Sonora (MS) e Poconé (MT).
-
As queimadas, o desmatamento e o pisoteio do gado estão entre os principais problemas ambientais identificados no Pantanal.
Videoaula sobre o Pantanal
O que é o Pantanal?
O Pantanal é um dos cinco biomas brasileiros. Na verdade, o Pantanal se distribui por outros países sul-americanos que são o Paraguai e a Bolívia, mas a maior parte da sua extensão fica no Brasil, mais precisamente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse é um bioma muito particular, como veremos adiante, e que tem como principal característica a presença de amplas planícies alagáveis, que representam quase 80% da área desse bioma.
Características do Pantanal
O Pantanal é o menor dos biomas brasileiros, ao lado dos Pampas, e ocupa apenas 2% da área do país. Ele está situado em uma área de encontro com outras duas unidades naturais: o Cerrado e a Amazônia. Por essa razão, é possível observar aspectos de ambos no Pantanal, descrito como tendo uma vegetação complexa e diferentes tipos de ecossistema. Conheça, a seguir, as principais características do Pantanal brasileiro.
-
Clima do Pantanal
Localizado na região Centro-Oeste e, mais precisamente, no centro da América do Sul, o Pantanal está inserido em uma área de clima tropical que varia entre o tropical típico e o tropical úmido. É, por isso, marcado por temperaturas altas durante o ano, com média térmica de 26 ºC, e pelo elevado volume pluviométrico anual, que soma entre 1200 e 1500 mm de chuvas. Observe, no climograma abaixo, como é o clima de uma cidade localizada no Pantanal:
Como podemos observar, existe uma estação que é mais quente e chuvosa, que se estende de outubro a março, e uma estação amena e com menor volume de chuvas, entre os meses de abril e setembro. É justamente durante esse período chuvoso, com duração de seis meses, que acontece o alagamento das planícies pantaneiras e a formação de uma das mais famosas paisagens naturais do Centro-Oeste do Brasil.
-
Relevo e solo do Pantanal
O Pantanal fica em uma região que é dominada pelas planícies, com altitudes que variam entre 80 e 150 metros. Os planaltos e algumas áreas rebaixadas, as depressões, ficam situados nas proximidades com a Amazônia e o Cerrado, delimitando o encontro entre esses biomas. O relevo do Pantanal é o que condiciona o acúmulo de água sobre seus terrenos por um período de aproximadamente seis meses.
Os solos do Pantanal, então, ficam encharcados durante a metade do ano. No período em que as chuvas são menos volumosas, acontece o escoamento da água. Junto dela são carregados os nutrientes dos solos, o que resulta na diminuição da sua fertilidade química. Para além da baixa fertilidade, o substrato pantaneiro apresenta textura arenosa e baixo pH, o que indica solos ácidos.
Entre os tipos de solo encontrados no bioma, que são vários, estão os gleissolos (formados em áreas de alta saturação de água) e os planossolos (solos rasos com horizontes alternados entre um arenoso e outro argiloso).
-
Vegetação e flora do Pantanal
Conforme adiantamos, o Pantanal tem uma vegetação que é classificada como complexa. Isso porque ele reúne aspectos de dois outros biomas, os quais são caracterizados pela presença de savanas e da floresta equatorial. De acordo com a Embrapa, a Mata Atlântica e o Chaco, unidade biogeográfica paraguaia, também exercem influência na composição da paisagem pantaneira, o que inclui a sua vegetação e, por extensão, a sua flora.
Nas áreas alagáveis do Pantanal, denominadas bacias, ficam as plantas aquáticas que se distribuem tanto pela subsuperfície quanto pela superfície da água (flutuantes). Dentre elas estão as vitórias-régias, os aguapés e outros tipos de plantas ciperáceas. As formações vegetais mais densas ficam nas bordas desses lagos temporários e também na margem dos rios. No segundo tipo de ecossistema, observa-se a formação das matas ciliares, onde se encontram figueiras, jenipapos e cambarás, por exemplo.
As matas e os campos abertos, como observados no Cerrado, se formam nas cordilheiras — áreas mais elevadas do Pantanal em que não há acúmulo de água. Apesar da sua denominação, esses terrenos têm pouca diferença de altitude com relação às planícies, chegando a até três metros. Por entre os campos, existem o que a Embrapa apelidou de ilhas de vegetação, onde se desenvolveram árvores em um tipo de vegetação denominada capão.
-
Fauna do Pantanal
O Pantanal é uma área que abriga uma extensa biodiversidade animal, embora não exista nenhuma espécie que seja endêmica, ou seja, que se originou naquele bioma. Segundo dados do WWF (World Wildlife Fund), existem quase 1300 espécies de animais que fazem do Pantanal o seu habitat, dentre as quais estão inclusos anfíbios, peixes, répteis, mamíferos e aves. Por falar em aves, o animal que simboliza o Pantanal é uma ave: o tuiuiú.
Conheça, a seguir, alguns dos animais que fazem parte da fauna pantaneira:
capivara |
onça-pintada |
ariranha |
tamanduá-bandeira |
tucano-toco |
dourado |
sapo-cururu |
anta |
jacaré-do-pantanal |
arara-azul-grande |
piranha |
surucucu-do-pantanal |
sucuri-amarela |
cervo-do-pantanal |
ema |
Localização do Pantanal
O Pantanal está localizado na região central da América do Sul, tendo 80% da sua área no território do Brasil. Ele se distribui entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, que detêm, respectivamente, 35% e 65% da área brasileira do bioma, que totaliza 168.000 km2.
Cidades que fazem parte do Pantanal
O Pantanal abrange um total de 22 cidades. Listamos, abaixo, as principais delas:
-
Aquidauana (MS);
-
Barão de Melgaço (MT);
-
Bodoquena (MS);
-
Cáceres (MT);
-
Corumbá (MS);
-
Itiquira (MT);
-
Miranda (MS)
-
Poconé (MT);
-
Porto Murtinho (MS);
-
Sonora (MS).
Impactos ambientais no Pantanal
Por conta de suas terras predominantemente planas, o Pantanal é usado para a pastagem de gado há mais de 200 anos. Hoje em dia, o estado do Mato Grosso é detentor do maior rebanho bovino do Brasil, o que contribui para problemas como a compactação do solo devido ao pisoteio dos animais.
Para além disso, tanto o Mato Grosso quanto o Mato Grosso do Sul são estados reconhecidos pela sua produção agrícola, voltada principalmente para o abastecimento do mercado externo com commodities, a exemplo da soja. Essa é uma das causas para o desmatamento no Pantanal, já que a ampliação das lavouras exige a abertura de novas áreas para o plantio. No entanto, esses não são os únicos impactos ambientais no Pantanal.
Um problema ambiental recorrente e que escalou na última década foram as queimadas, sendo a maioria delas provocada pela ação humana e apenas uma pequena fração é originada por causas naturais. Nos últimos anos, as queimadas têm sido agravadas por alterações atmosféricas que ocasionaram a ampliação do período de estiagem sobre o Pantanal, assim como o aumento das temperaturas médias registradas no bioma.
Estima-se que, nos últimos 40 anos, o Pantanal ficou entre 3 e 4 ºC mais quente, o que intensifica o potencial para queimadas e incêndios. Somadas aos problemas anteriores de desmatamento e compressão do solo, as queimadas ampliam a perda de biodiversidade e a supressão de habitats, gerando maior desequilíbrio ambiental.
Leia mais: Quais as causas e consequências do desmatamento no Brasil?
Curiosidades sobre o Pantanal
-
Existem mais de 2000 espécies de plantas no Pantanal.
-
São mais de 1000 diferentes tipos de borboletas que vivem nesse bioma.
-
O nome “Pantanal” é derivado de “pântano” por causa das planícies alagáveis que caracterizam o bioma.
-
No dia 12 de novembro se comemora o Dia do Pantanal, data estabelecida em 2008 para reforçar a importância ambiental e ecológica do bioma.
-
A embarcação usada para o transporte pelas águas do Pantanal recebe o nome de chalana.
-
O rio Paraguai é o principal curso d’água que abastece o Pantanal.
Exercícios resolvidos sobre o Pantanal
Questão 1
O Pantanal é um bioma um tanto quanto distinto, uma vez que ele é composto por uma vegetação complexa e uma rica biodiversidade formada pela influência de outras unidades biogeográficas adjacentes. Além desses aspectos, o Pantanal é caracterizado por:
a) um conjunto montanhoso que abriga vales profundos.
b) planícies alagáveis que permanecem cheias na metade do ano.
c) uma paisagem de manguezal formada pelo encontro dos rios com a água salobra.
d) depressões profundas escavadas pela ação dos ventos intensos que acometem a região.
e) um conjunto de serras e morros recobertos pela floresta decídua.
Resposta: Alternativa B. As planícies alagáveis representam uma importante feição geomorfológica do bioma Pantanal. Durante a estação chuvosa, elas permanecem cheias de água, o que tem a duração média de seis meses ou mais.
Questão 2
(Famerp) Inesperado e assustador. É assim que pessoas que vivem ou trabalham na região do Pantanal têm definido os incêndios no bioma em pleno junho, período em que historicamente não há tanto fogo no bioma.
(www.bbc.com.br, 21.06.2024. Adaptado.)
As causas dos incêndios no Pantanal, em junho de 2024, estão relacionadas
a) à construção de hidrelétricas e ao desmatamento.
b) à vegetação densa e às descargas elétricas.
c) ao período de estiagem e às ações antrópicas.
d) ao fenômeno climático La Niña e à produção canavieira.
e) à urbanização e ao sistema de abastecimento de água.
Resposta: Alternativa C. Os incêndios e queimadas que acometeram o bioma Pantanal em um período recente foram ocasionados pela combinação entre a ação humana e a escassez de chuvas, intensificada pelos efeitos de um forte El Niño.
Fontes
CÂMARA, José. Pantanal: veja as curiosidades sobre a maior planície alagável do mundo. G1 MS, 28 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2022/03/28/pantanal-saiba-as-curiosidades-da-maior-planicie-alagavel-do-mundo-e-patrimonio-da-humanidade-no-dia-da-estreia-do-remake-de-pantanal-veja-as-curiosidades-sobre-a-maior-planicie-alagavel-do-mundo-1.ghtml.
EMBRAPA. O Pantanal. Embrapa Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/pantanal/apresentacao/o-pantanal.
FUNDAÇÃO DE TURISMO DO MS. Pantanal. Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, [s.d.]. Disponível em: https://www.turismo.ms.gov.br/conheca-ms/pantanal/.
IBGE. Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/24233-quadro-geografico-de-referencia-para-producao-analise-e-disseminacao-de-estatisticas.html.
MORAES, Denise. Bioma Pantanal. Invivo – Museu da Vida, 25 nov. 2021. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/biodiversidade/bioma-pantanal/.
SILVA, João dos Santos Vila; ABDON, Myrian de Moura. Delimitação do Pantanal Brasileiro e suas sub-regiões. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.33, n. especial, out. 1998. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/5050.
SOS Pantanal. Disponível em: https://sospantanal.org.br/.
VISIT PANTANAL. 5 motivos pelos quais todo ecoturista deve visitar o Pantanal do Mato Grosso do Sul pelo menos uma vez. Visit Pantanal, [s.d.]. Disponível em: https://www.visitpantanal.com/blog/5-motivos-pelos-quais-todo-ecoturista-deve-visitar-o-pantanal-do-mato-grosso-do-sul-pelo-menos-uma-vez/.
WWF. Wetland Wonderland. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://wwf.panda.org/discover/knowledge_hub/where_we_work/pantanal/.