Rochas
As rochas são formadas a partir da junção de determinados minerais encontrados na natureza.
As rochas estão presentes, em sua maioria, na litosfera, camada sólida do planeta e que abriga os seres humanos, sendo bastante explorada em razão dos recursos naturais e minerais que nela existem. Essas rochas são formadas a partir da junção de minerais (apenas um mineral ou mais de um). Rochas que possuem apenas um mineral em sua composição são consideradas rochas simples, como o mármore. Já as rochas que possuem mais de um mineral em sua formação são rochas compostas, como o granito.
Os minerais, por sua vez, são elementos naturais, e a grande maioria deles é sólida. Eles possuem uma composição química definida, sendo formados por processos inorgânicos. São exemplos de minerais:
-
o calcário,
-
o quartzo,
-
o talco,
-
o mercúrio (ele e a água são os únicos minerais líquidos existentes em condições normais de temperatura e pressão).
Leia também: Como é o centro da Terra?
Formação das rochas
As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso.
Essa formação pode ocorrer no interior da Terra, nas camadas abaixo da litosfera compostas por magma, ou no exterior, como as rochas formadas a partir de processos erosivos (pluvial, fluvial, eólica), o que possibilita o uso dessas rochas em várias atividades humanas: construção civil, indústrias e até em presentes, como o ouro e a prata, minerais encontrados em rochas. Assim, para haver a formação de rochas, é necessário que os minerais estejam agrupados.
Tipos de rochas
As rochas podem ser encontradas de várias formas e utilizadas em diversas atividades humanas, principalmente na construção civil e nas indústrias como matéria-prima. Elas são classificadas de acordo com a sua origem e formação em três grupos.
-
Rochas magmáticas
As rochas magmáticas formam-se a partir do resfriamento do magma no interior da Terra. Esse tipo de rocha é chamado de magmática intrusiva, pois é formada na parte interna dos vulcões. Pode haver também rochas magmáticas formadas com o resfriamento do magma no exterior da litosfera, na superfície (crosta terrestre). Essas rochas recebem o nome de magmáticas extrusivas, pois foram formadas na parte externa do planeta. Cabe lembrar que, quando o magma atinge a superfície, ele recebe o nome de lava.
Veja também: Por que vulcões entram em erupção?
-
Rochas sedimentares
Já as rochas sedimentares, como o nome indica, são formadas de sedimentos depositados e compactados durante milhares de anos. Esses sedimentos são fragmentos de outras rochas transportados por processos erosivos, como a ação da água, do vento e da chuva, sendo depositados em áreas mais baixas. O desgaste de uma rocha de áreas mais altas é natural, contribuindo para a formação das rochas sedimentares.
Essas rochas possuem camadas horizontais, sendo as camadas inferiores mais antigas do que as camadas superiores. São as rochas mais frágeis que existem.
-
Rochas metamórficas
Rochas metamórficas são aquelas originadas da transformação (metamorfose) que outras rochas sofreram ao longo de milhares de anos, como resultado do calor, do intemperismo ou mesmo da pressão no interior da litosfera. Quando ocorre essa transformação, há o surgimento de novas rochas, com estruturas diferentes das originais.
Exemplos de rochas
Vejamos alguns exemplos dos três tipos de rochas que existem.
-
Rochas magmáticas (ígneas): granito (intrusiva) e basalto (extrusiva) são mais comuns.
-
Rochas sedimentares: arenito, calcário, varvito, argilito.
-
Rochas metamórficas: mármore, quartzito e gnaisse.
Acesse também: Por que não existem vulcões no Brasil?
Exercícios resolvidos
Questão 1 - (Unit SE/2016)
Recursos naturais são bens existentes em estado natural ou bruto, úteis para determinada população e que podem ser explorados economicamente por um país. Qualquer porção do ambiente natural pode ser considerada um recurso natural. Como exemplos, podem ser citados jazidas minerais, bacias petrolíferas, rochas, solos, rios, águas, plantas, animais, ar, florestas e micro-organismos que realizam processos bioquímicos vitais. Para qualquer um desses bens ser transformado em recurso explorável, é necessária a intervenção humana para descobrir sua localização e desenvolver a tecnologia apropriada de exploração.
GUERINO, Luiza Angélica. Geografia: A dinâmica do espaço geográfico. Curitiba: Positivo, v. 1. 2013.
A análise do texto e os conhecimentos sobre os recursos naturais e seu aproveitamento econômico permitem afirmar:
A) os países subdesenvolvidos sempre buscaram controlar reservas minerais dentro e fora de suas fronteiras.
B) os recursos minerais são vitais para o desenvolvimento de um país, por sua importância como matéria-prima, principalmente para a indústria de base, como a metalurgia e a química pesada.
C) dados da ONU revelam que a América é o principal produtor e consumidor mundial de energia, seguida da Ásia, como segundo produtor, e da Europa, como segundo maior consumidor.
D) a exploração desmedida dos recursos naturais não renováveis — petróleo, gás natural, ferro, manganês —, controlados por multinacionais, sempre leva ao enriquecimento dos países onde as jazidas estão localizadas.
E) o aumento das latitudes favorece a exploração e as exportações madeireiras, em razão da ampliação das novas áreas ocupadas e da variedade de plantas.
Resolução
Alternativa B. Os recursos minerais, incluindo solos e rochas, são essenciais para o desenvolvimento econômico de uma região, principalmente a indústria de base, com a exploração de rochas sedimentares e metamórficas.
Questão 2 - (UEPG)
Constituída por minerais e rochas, a litosfera sofre a ação de agentes internos da Terra, que contribuem para o estabelecimento da modelagem de suas formas, isto é, do relevo. Com relação a esse assunto, assinale o que for correto.
01) Rochas são agregados de minerais que formam a parte essencial da litosfera. São de três tipos: ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.
02) Minerais são massas inorgânicas naturais de composição química definida, com um ou vários tipos de cristalização, encontrados na crosta terrestre. São exemplos de minerais o quartzo, o talco e o diamante.
04) As rochas sedimentares da crosta terrestre são resultantes da transformação de outras rochas, em virtude da pressão ou da temperatura, a exemplo do gnaisse, da ardósia e do mármore.
08) O tectonismo resulta de forças que, oriundas do interior da Terra, afetam a superfície, provocando transformações no relevo. Destacam-se entre os movimentos tectônicos os dobramentos e a epirogênese.
Resolução
Soma dos itens corretos: 9 (01 + 08).
Os itens 02 e 04 estão incorretos, pois os minerais são compostos químicos formados por processos inorgânicos. Além disso, as rochas sedimentares não são formadas a partir da transformação de outras rochas, mas sim de sedimentos acumulados e/ou transportados ao longo de milhares (ou milhões) de anos.
Crédito da imagem
[1] Uliya Krakos / Shutterstock