Geografia

Curiosidades sobre o planeta Terra

Listamos 30 curiosidades sobre o planeta Terra para você conhecer e entender o que torna o nosso planeta único, totalmente diferente dos outros que formam o Sistema Solar.

O planeta Terra tem muitas características que o tornam único no Sistema Solar.

Algumas curiosidades sobre o planeta Terra nos ajudam a entender com mais detalhes a complexidade e, ao mesmo tempo, a unicidade do lugar que ocupamos no Universo.

Leia também: Como foi a viagem do homem à Lua

Resumo das curiosidades sobre o planeta Terra

  • O planeta Terra surgiu há 4,5 bilhões de anos e é o quinto maior do Sistema Solar.
  • É o único planeta habitado do Sistema Solar, com temperatura média de 15 ºC garantida pela presença de sua atmosfera.
  • Abriga milhões de espécies de plantas e de animais, dentre as quais estão os seres humanos.
  • Hoje a atual população humana da Terra é de 8 bilhões de pessoas.
  • A Terra é o único planeta que não recebeu nome de uma divindade grega ou romana.
  • Vista do espaço, a Terra é azul. Isso acontece por causa da reflexão do comprimento de onda azul que acontece nos oceanos, que representam 70% da superfície terrestre.

Maiores curiosidades sobre o planeta Terra

  1. A idade da Terra

O planeta Terra tem idade aproximada de 4,5 bilhões de anos. Seu processo de formação começou junto com o Universo conhecido e com a sua estrela mais próxima, o Sol.

  1. O 5º maior planeta do Sistema Solar

É o quinto maior planeta do Sistema Solar e o terceiro maior planeta rochoso (que possui uma superfície sólida). O diâmetro terrestre é de 12.760 quilômetros.

  1. Só tem um satélite natural

A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui somente um satélite natural: a Lua.

  1. Formato real da Terra

O formato da Terra é o geoide. Trata-se de uma esfera com deformidades, causadas pela força da gravidade aliada com a rotação terrestre.

O planeta Terra tem formato de geoide, com deformidades nos polos e na região equatorial.[1]
  1. Região mais espessa da Terra

A região do Linha do Equador é cerca de 0,3% mais espessa do que o restante do planeta.

  1. Tempo de translação da Terra

O período de translação da Terra (um ano terrestre), que é a volta que o planeta dá em torno do Sol, é de 365,25 dias ou 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Para compensar essa diferença, foram criados os anos bissextos (366 dias a cada 4 anos).

  1. Tempo de rotação da Terra

O período de rotação da Terra (um dia terrestre), que é a volta que o planeta dá em torno do seu próprio eixo, é de 23,9 horas, o equivalente a 23 horas, 56 minutos e 4,0916 segundos.

  1. Os dias já foram mais curtos

Logo que o planeta Terra se formou, os dias tinham duração de seis horas apenas. Segundo a Nasa, a cada 100 anos os dias terrestres ganham 0,0017 segundos.

  1. A Terra é dividida em camadas

O interior do planeta Terra é formado por diferentes camadas com texturas e temperaturas distintas.

O planeta Terra se divide em camadas: a atmosfera é a mais externa, formada por gases. Na sequência estão:

    • crosta terrestre, que é a camada formada por rochas na superfície;
    • manto terrestre, que é a camada intermediária, formada por rocha derretida, e que constitui o material denominado magma. Saiba mais clicando aqui.
    • núcleo, que é a camada mais interna da Terra e está em estado líquido (núcleo externo) e  sólido (núcleo interno).
  1. É protegida pela atmosfera

A atmosfera terrestre funciona como um escudo protetor contra os objetos que viajam pelo espaço, como asteroides e meteoroides. Ela é formada por gases como nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros elementos, como água na forma de vapor.

  1. É protegida pela camada de ozônio

Os raios solares são muito prejudiciais para os seres humanos e para as espécies de animais e plantas no planeta Terra. Entretanto, seus efeitos negativos são minimizados graças à camada de ozônio que fica na estratosfera e realiza a filtragem da radiação solar.

  1. A temperatura superficial da Terra está aumentando

As temperaturas superficiais do planeta Terra são de 15 ºC em média. Por causa da ação humana, que se intensificou com a Revolução Industrial, a média de temperatura do planeta tem aumentado gradualmente.

  1. O interior da Terra é muito mais quente

O interior da Terra, em contrapartida, registra temperaturas altíssimas: o núcleo pode chegar a 5.000 ºC. O aumento acontece na seguinte escala: a cada 30 metros de profundidade em sua estrutura, o interior da Terra fica 1 ºC mais quente.

  1. Maior temperatura registrada na Terra

A maior temperatura já registrada na superfície terrestre foi de 56,7 ºC, no Vale da Morte, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 10 de julho de 1913. O recorde está registrado no Guinness.

Placa alerta sobre risco de calor extremo no Vale da Morte, onde se registrou a maior temperatura superficial da Terra.[¹]
  1. Menor temperatura registrada na Terra

A menor temperatura já registrada na superfície terrestre foi de -89,2 ºC, na estação de pesquisa da Rússia na Antártica, denominada Vostok, em 21 de julho de 1983, o que também se trata de um recorde gravado no Guinness.

  1. Placas tectônicas, um quebra-cabeça terrestre

Caso fosse possível observarmos a crosta terrestre sem os oceanos, a vegetação e outros elementos superficiais, nós a veríamos como um quebra-cabeças. Isso porque a litosfera é formada por placas tectônicas, imensos blocos de rocha que se movimentam sobre o magma.

  1. Já houve apenas um continente na Terra

A superfície terrestre já foi, por mais de uma vez, formada por um único continente. O mais conhecido deles foi a Pangeia, que começou a se fragmentar há 230 milhões de anos.

A fragmentação da Pangeia deu origem aos continentes que conhecemos hoje.
  1. A Terra continua mudando

Os continentes que hoje conhecemos continuam em constante movimento. Isso significa que, daqui a alguns milhões de anos, a superfície terrestre terá uma configuração diferente da que estamos acostumados hoje em dia.

  1. Montanha mais alta do planeta

A litosfera é caracterizada por várias formas de relevo, como as montanhas. A montanha mais alta do planeta Terra é o Monte Everest, que tem altitude de 8.848,86 metros.

  1. Pico da Terra mais próximo do Sol

O pico do Monte Everest, no entanto, não é o ponto da superfície da Terra mais próximo do Sol. Na realidade, é o pico do Monte Chimborazo, no Equador. Embora o Monte Chimborazo tenha menor altitude que o Everest, a deformidade na crosta terrestre, próxima da Linha do Equador, faz com que o seu topo esteja mais próximo do espaço aberto do que a montanha asiática.

  1. Lugar mais profundo da Terra

O trecho de maior profundidade da crosta terrestre e, portanto, mais próximo do núcleo do planeta é a Depressão Challenger, que fica nas Fossas Marianas no Oceano Pacífico. Essa depressão oceânica tem 10.923 metros de profundidade.

  1. Mais água do que terra

A superfície da Terra tem área de 510.072.000 km². Desse total, 70% correspondem à água e somente 30% correspondem às terras emersas.

  1. Volume de água da Terra

O volume total de água na Terra não se altera, ou seja: não entra e tampouco sai água do planeta em direção ao espaço aberto. Esse volume é de 1,4 bilhão de km³.

  1. Volume de água doce na Terra

Somente 2,5% da água do planeta Terra é doce, que é a água que pode ser consumida por nós, seres humanos, e pelos animais. Entretanto, desse volume, quase 70% ficam congelados nas geleiras e calotas polares.

A maior parte da água doce do planeta está armazenada nas geleiras.
  1. Espécies não catalogadas

Estima-se que existam 8,7 bilhões de diferentes espécies de vida no planeta Terra. No entanto, aquelas que foram catalogadas e descritas pela ciência são 2,16 milhões.

  1. Extinções em massa

No longo passado geológico do planeta Terra, foram observados o surgimento e o desaparecimento de milhares de espécies de animais e plantas. Eventos que desencadearam extinções em massa aconteceram em, pelo menos, seis momentos diferentes no desenvolvimento do planeta, como a queda do asteroide que ceifou a vida dos dinossauros há 65,5 milhões de anos.

  1. A espécie humana é bem mais jovem do que a Terra

Quando comparados com a idade do planeta Terra, os seres humanos são uma espécie muito jovem. Os primeiros ancestrais dos humanos se desenvolveram no Mioceno, primeira época do período Neógeno da atual era geológica. O ser humano moderno, por sua vez, surgiram há cerca de 10.000 anos.

  1. Não há evidência de vida fora da Terra

O planeta Terra é, até o momento, o único planeta habitado do Sistema Solar. Entretanto, agências espaciais como a Nasa possuem missões em andamento que buscam qualquer evidência ou resquício de vida em outros planetas.

A Terra é, por ora, o único planeta habitado do Sistema Solar.

 

  1. População atual da Terra

A atual população que vive no planeta Terra é de 8 bilhões de pessoas. Esse montante de pessoas foi atingido no ano de 2022. As estimativas é de que o planeta terá 10 bilhões de habitantes no ano de 2058.

  1. País mais populoso da Terra

O país mais populoso do planeta Terra é a Índia, localizado na Ásia. A Índia tem 1,42 bilhão de habitantes, tendo superado a população total da China no ano de 2023.

Por que o planeta Terra tem esse nome?

O planeta Terra é o único planeta do Sistema Solar que não recebeu o nome de uma divindade mitológica pertencente ao panteão grego ou romano. Terra é um nome derivado do inglês antigo e do germânico Ertha, de onde surgiu Earth, em inglês, que significa o chão em que se pisa. Ele está associado, também, ao solo que dá origem à vida, que é uma das hipóteses|1| que explicam o porquê de o nosso planeta ter sido assim denominado.

Saiba mais: Existem quantos planetas no Sistema Solar?

Por que a Terra é azul?

Quando vista do espaço, a Terra ostenta uma coloração predominantemente azul. O planeta Terra é azul por causa da interação entre a luz do Sol e a superfície dos oceanos: enquanto os comprimentos de onda verde e vermelho são absorvidos com maior intensidade pela água, o mesmo não acontece com o azul, que é refletido. A cor que enxergamos é, justamente, aquela cujo comprimento de onda sofreu reflexão. Por essa razão, vemos a Terra azul.

Nota

|1| HOWELL, Elizabeth. How did Earth get its name? Live Science, 31 mai. 2022. Disponível em: https://www.livescience.com/32274-how-did-earth-get-its-name.html

Créditos

[1] Wikimedia Commons

Fontes

GUINNESS. Lowest temperature recorded on Earth. Guinness World Records, [s.d.]. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com/world-records/66137-lowest-temperature-recorded-on-earth. 

NASA. 10 Interesting Things About Earth. NASA Climate Kids, [s.d.]. Disponível em: https://climatekids.nasa.gov/10-things-earth/.

RITCHIE, Hannah. How many species are there? Our World In Data, 30 nov. 2022. Disponível em: https://ourworldindata.org/how-many-species-are-there.

SHARP, Tim; STEIN, Vicky. What is the average temperature on Earth? Space, 20 set. 2023. Disponível em: https://www.space.com/17816-earth-temperature.html.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa