Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Por que a Terra é redonda?

Você já se perguntou por que a Terra é redonda? Clique e descubra!

Você já se perguntou o porquê de a Terra possuir uma forma arredondada? Você já se perguntou o porquê de a Terra possuir uma forma arredondada?

O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.

Mas por que a Terra é redonda?

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta.

Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade. Assim, pequenos corpos celestes (como os meteoros e os asteroides) não são redondos, pois a gravidade deles é praticamente nula.

Graças à ação dessa força que puxa tudo para o seu centro, os planetas (incluindo o nosso) ficam redondos por essa ser a única forma em que todos os pontos da superfície ficam a uma mesma distância do centro, ou seja, a forma esférica é a mais estável possível.

Resumindo: durante o surgimento do universo, as partículas que formam a matéria foram se juntando aos poucos. À medida que ficavam grandes, essas massas adquiriam a sua própria força da gravidade, que, aos poucos, foi modelando a superfície desses planetas até eles ficarem mais arredondados.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Camadas da Terra

Geografia

Como é o centro da Terra?

História

Corrida espacial

Geografia

Lua – Satélite da Terra

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.