Geografia

Instrumentos de Localização

Os principais instrumentos de localização e sua importância para o ser humano.

Os instrumentos de localização permitem a orientação das pessoas no espaço geográfico

O homem, ao longo dos tempos, sempre desenvolveu as mais curiosas e engenhosas maneiras de se localizar sobre a superfície terrestre. Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem. Além disso, várias civilizações antigas sabiam utilizar a posição dos astros e do sol para identificar as suas posições geográficas e escolherem a direção a ser seguida em suas viagens.

No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Rosa dos Ventos:


A rosa dos ventos e a divisão dos pontos cardeais e colaterais

A rosa dos ventos é um instrumento extremamente importante por apontar e dividir os diferentes pontos de orientação cartográficas, conhecidos como pontos cardeais.

Os pontos cardeais são quatros: norte (N), sul (S), leste (E) e oeste (W). A combinação entre eles dá origem aos pontos colaterais: nordeste (NE), noroeste (NW), sudeste (SE) e sudoeste (SW).

Os pontos cardeais podem ser absolutos (quando consideram toda a Terra) e relativos (quando são estabelecidos a partir de um referencial específico).

Exemplo de pontos cardeais absolutos: “O Brasil encontra-se quase totalmente na região sul do planeta Terra”.

Exemplo de pontos cardeais relativos: “O posto de gasolina mais próximo encontra-se a nordeste de nossa localização atual”.

Bússola:


A bússola, um dos mais importantes instrumentos da história da humanidade

A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis.

Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico. Dessa forma, ela estará sempre apontando em direção à região norte do globo, auxiliando navegantes e outros tipos de aventureiros a não se perderem.

O uso da bússola, apesar de muito importante, vem caindo em desuso. Isso porque ela mostra-se bastante imprecisa quando está perto de objetos magnéticos ou elétricos e, dependendo da região onde estiver, ela para de funcionar. Outro problema é que, de acordo com alguns geólogos, o polo magnético da Terra vem lentamente se alterando, deixando as bússolas cada vez menos precisas.

GPS:


GPS: o mais moderno dos aparelhos de localização já inventados pelo homem

O GPS – abreviação para a expressão Global Positioning System, que significa “Sistema de Posicionamento Global” – é um aparelho pequeno que, graças ao apoio de mais de 20 satélites e das coordenadas geográficas, é capaz de indicar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, do mais moderno dos aparelhos de localização inventados pelo homem.

Esse importante instrumento foi inventado na década de 1960, durante a Guerra do Vietnã, e, desde então, vem se aperfeiçoando cada vez mais. Além de fornecer a localização, o GPS também funciona como memorizador de rotas, indicador de hora e velocidade do deslocamento, informa a altitude em que nos encontramos, entre outras funções.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em geografia

Por Escola Kids

Versão completa