Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Figuras de linguagem

Você sabia que para dar mais sentido às mensagens que produz, o emissor pode se utilizar de alguns recursos? Então não deixe de clicar e conferir as figuras de

Que tal refletirmos juntos acerca de alguns aspectos? Tenha certeza de que as conclusões a que chegaremos somente facilitarão ainda mais o seu aprendizado sobre mais um assunto de tamanha importância: as figuras de linguagem.

Nesse sentido, em se tratando de uma notícia, de uma reportagem, qual seria a finalidade expressa pela mensagem nelas contidas? Ah! Simples, não é mesmo? O principal objetivo da linguagem utilizada em ambos os gêneros textuais é tão somente o de INFORMAR. Pensando então por esse lado, você concorda que o discurso deve ser objetivo, preciso? Obviamente que sim, pois quem busca se informar precisa de algo que esteja claro, que procure relatar os fatos como eles realmente se deram, enfim, ele terá de fazer uso da linguagem denotativa, isto é, a linguagem em que as palavras se evidenciam de acordo com o sentido expresso pelo dicionário, de acordo com o sentido original.

Agora, pensemos um pouco mais: qual o recurso de que um anunciante se utiliza para “vender” o produto dele? Você concorda que quanto mais ele procurar atrair os “olhos” do leitor, mais chances ele terá de concretizar as suas propostas? Claro que sim, e, por esse motivo, ele poderá fazer uso da chamada linguagem conotativa.

Pois bem, esses dois exemplos foram somente para que você pudesse compreender que a principal característica expressa nas figuras de linguagem é realmente essa possibilidade de o emissor trabalhar a linguagem, tendo em vista o efeito que ele deseja obter mediante a comunicação da qual participa.

A linguagem trabalhada de uma forma diferente, de uma forma mais criativa: as figuras de linguagem
A linguagem trabalhada de uma forma diferente, de uma forma mais criativa: as figuras de linguagem
 

Assim, para que esse efeito de sentido seja comprovado na prática, ele (o emissor) diz aquilo que pretende de uma maneira diferente, de uma maneira inovadora, criativa. Dessa forma, agora vale observar que mais de uma interpretação pode ser atribuída a um determinado discurso, pois não mais se trata de uma linguagem objetiva, mas sim de uma linguagem subjetiva, pela qual a mensagem está sendo repassada.

Por assim dizer, afirmamos que as figuras de linguagem se fazem presentes em decorrência das intenções que se quer dar quanto ao aspecto semântico, ou seja, aquele relacionado ao significado, quanto ao aspecto sonoro, isto é aquele relacionado ao som que produzem ao serem emitidas, e, por último, quanto às variações que se operam a partir das estruturas sintáticas contidas nas palavras. Cabe compreendermos que por esses aspectos as figuras de linguagem são demarcadas por:

# Figuras de palavras ou semânticas

# Figuras de construção ou sintáticas;

# Figuras sonoras ou de harmonia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

As figuras de linguagem representam os recursos de que se utiliza o emissor para dar mais sentido à linguagem As figuras de linguagem representam os recursos de que se utiliza o emissor para dar mais sentido à linguagem
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

O que é metonímia?

Português

Figuras sonoras

Português

Eu lírico

Português

Figuras de sintaxe

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.