Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O que é metonímia?

Aprenda sobre a figura de palavra conhecida como metonímia, que ocorre quando uma palavra é utilizada em lugar de outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. Saiba como essa substituição é comum em nossos enunciados, como quando nos referimos à marca em vez do produto.

Nesse exemplo, a metonímia foi utilizada ao tomarmos a parte pelo todo Nesse exemplo, a metonímia foi utilizada ao tomarmos a parte pelo todo

 Observe o diálogo a seguir:

- Mãe, o que significa metonímia?

- Não sei, menino. Pega o Aurélio!

Como você pode perceber, a mãe, ao fazer referência ao dicionário, utiliza-se do nome do autor para representar a obra, não é mesmo? Esse uso de uma palavra em lugar de outra que possua uma proximidade com o referente é um recurso de estilo, ou figura de palavra, conhecido como metonímia. Assim, podemos definir que:

Metonímia: trata-se da utilização de uma palavra ou expressão em lugar de outra para denominar algo que mantém relação de proximidade com o referente da palavra ou expressão substituída.

O uso da metonímia ocorre quando tomamos:

a) a parte pelo todo:

Exemplos:

Muitas mãos escreveram essa história.

Muitas cabeças contribuíram com a execução do projeto.

Note que, ao utilizarmos os substantivos “mãos” e “cabeças”, não estamos nos referindo a essas partes do corpo em si, mas às pessoas que “escreveram essa história” com suas mãos e às pessoas que “contribuíram com a execução do projeto” utilizando-se da “cabeça”, do raciocínio, para concretizá-lo.

b) o continente pelo conteúdo:

Exemplos:

Pedro é bom de garfo.

Bebi dois copos de água.

Agora, veja como, nesses exemplos, são utilizados recipientes para representar a quantidade, ou seja, Pedro não come garfo, mas come muito. Não “bebi” dois copos feitos de água, mas dois copos contendo água.

c) o autor pela obra:

Exemplos:

Sempre que leio Monteiro Lobato, lembro a minha infância.

Tenho um Picasso autêntico em casa.

Nesses casos, perceba como o nome do autor, utilizados nos exemplos, representam as obras que eles fizeram: Monteiro Lobato = livro; Picasso = pintura em tela.

d) a marca pelo produto:

Exemplos:

O bombril acabou.

Preciso comprar cotonetes.

Por último, veja como as marcas de alguns produtos podem substituir a referência do produto em si, ou seja, em vez de dizermos “palha de aço”, dizemos “bombril” (uma marca de palha de aço); em vez de dizermos “hastes flexíveis”, dizemos “cotonetes” (uma marca de hastes flexíveis). 

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Figuras de Palavras

Português

Figuras de linguagem

Português

Figuras de pensamento

Português

Figuras de sintaxe

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.