Qual matéria está procurando ?

História

História

O Iluminismo

Obtenha através desse texto importantes informações sobre o Iluminismo e suas contribuições.

O século XVIII marcou profundas mudanças na sociedade europeia e em suas relações políticas e econômicas. O absolutismo que era até então a forma de governo das monarquias entrou em processo de declínio e o poder real foi diminuindo gradativamente no decorrer deste período. Uma das principais influências para a queda dos regimes absolutistas foi o surgimento do período conhecido por Iluminismo, que promoveu significativas alterações no pensamento humano.

O Iluminismo foi um período da história europeia que, além de decretar o declínio das políticas absolutistas, possibilitou ao homem uma nova maneira de entender o mundo. As ideias iluministas foram colocadas em prática por filósofos e cientistas que resolveram interpretar a natureza humana através da ciência. Dessa forma, o racionalismo foi a palavra-chave dessa mudança que inaugurou o período que ficou conhecido por Século das Luzes, colocando a razão científica como uma maneira de investigar a vida.

Cientistas de diversas áreas passaram a pesquisar sobre as leis do universo, com objetivo de desmitificar a interferência divina na natureza. Outros procuraram contribuir com estudos no campo da política e das leis, tentando construir uma sociedade mais racional, tendo o homem como o centro de tudo. Diante disso, a ciência tornou-se o caminho em busca de repostas e soluções para os problemas da humanidade.

Entre os teóricos mais conhecidos desse período estiveram: Montesquieu (1689 – 1755), que foi autor do livro chamado “O Espírito das Leis”, o qual propôs um governo mais democrático e menos centralizado; Voltaire (1694 – 1778), que criticou o discurso da igreja católica; e Jean-Jacques Rosseau (1712 – 1778), que em sua obra “O contrato social” criticou as estruturas políticas do absolutismo e desenvolveu a tese da democracia popular em que o povo teria suas necessidades atendidas.

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, o slogan Igualdade, Liberdade e Fraternidade influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no Brasil.


Por Fabrício Santos
Graduado em História

O Iluminismo inspirou os ideais da Revolução Francesa O Iluminismo inspirou os ideais da Revolução Francesa
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Inconfidência Mineira

Português

Arcadismo

História

Calendário Revolucionário Francês

História

Fisiocracia

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.