Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sucuri

Saiba mais a respeito da sucuri, uma cobra gigante que mata suas presas por constrição.

As serpentes surgiram no planeta há milhões de anos, mais precisamente em um período conhecido como Cretáceo. Desde então muitas espécies surgiram e muitas se extinguiram. Na atualidade, existem aproximadamente 3.000 espécies.

Algumas espécies são conhecidas por sua capacidade de injetar veneno; outras, no entanto, caracterizam-se por seu grande tamanho e sua capacidade impressionante de esmagar as presas. Esse último caso é o das temidas sucuris, também conhecidas como anacondas.

Existem quatro espécies de sucuri, todas pertencentes à Família Boidae e gênero Eunectes. Essas espécies não possuem veneno e matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na vítima e exercem uma grande pressão que provoca asfixia. As sucuris vivem grande parte do tempo na água de rios e lagos (hábito semiaquático) e alimentam-se dos mais variados tipos de animais, tais como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Essas serpentes são mais ágeis quando estão na água, sendo assim, quando fogem de algum perigo, procuram imediatamente voltar para esse local. Estima-se que uma sucuri fique em média dez minutos submersa sem precisar de ir até a superfície.

As sucuris são répteis vivíparos e produzem cerca de 20 a 40 filhotes por gestação. Os filhotes nascem na água e não existe cuidado parental, ou seja, as mães não cuidam dos filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses.


As sucuris não possuem veneno, porém podem provocar mordidas dolorosas

Casos de humanos devorados por serpentes são frequentemente descritos, entretanto, não se conhece nenhum relato que apresente provas concretas. Porém, não se pode destacar essa hipótese, uma vez que existem indivíduos com mais de cinco metros de comprimento que seriam totalmente capazes de ingerir uma criança, por exemplo. Vale destacar que relatos de graves mordidas, apesar da ausência de veneno, e constrição são conhecidos.

Acredita-se que uma sucuri possa atingir até 10 metros de comprimento e pesar 100 kg, entretanto, esse tamanho não é facilmente encontrado na natureza. Esses animais crescem durante toda a sua vida, por isso, quanto maior uma serpente, mais velha ela é. Uma sucuri vive em média 30 anos.

Muitos pesquisadores acreditam que a falta de sucuris gigantes na natureza é uma consequência da destruição de habitat e da caça. É importante frisar que a morte desses animais é um crime ambiental e pode gerar multas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A sucuri, também chamada de anaconda, é uma das maiores cobras do mundo A sucuri, também chamada de anaconda, é uma das maiores cobras do mundo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cobra

Ciências

Cobra ou serpente?

Ciências

Como a serpente injeta o veneno?

Ciências

Répteis

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.