Matemática

Últimos artigos

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.

Leia mais

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Leia mais

Perímetro do quadrado

O perímetro do quadrado é a soma da medida de todos os seus lados. Como o quadrado possui todos os lados iguais, seu perímetro é quatro vezes a medida de um de seus lados.

Leia mais

Notação científica

Escrever números com muitos algarismos é uma tarefa cansativa e que pode levar a erros. A notação científica é uma alternativa para facilitar a representação desses números.

Leia mais

Estatística

A estatística investiga, relaciona e apresenta dados sobre populações e fenômenos de diferentes naturezas.

Leia mais

Volume do prisma

O volume de um prisma é calculado pelo produto entre a área da base (cujo formato depende do tipo de prisma) e a altura (a distância entre as bases).

Leia mais

Sistema de equações

Resolver um sistema de equações significa determinar valores para as incógnitas que satisfaçam todas as equações do sistema.

Leia mais

Tabuada

A tabuada é uma tabela que serve para organizar visualmente as operações matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Leia mais

Volume da esfera

O volume da esfera é conhecido com base no raio desse sólido geométrico. A esfera está bastante presente no nosso cotidiano, no formato de diversos objetos.

Leia mais

Operações com conjuntos

União, interseção e diferença são as principais operações entre conjuntos. Para representar visualmente essas operações, utilizamos o diagrama de Venn.

Leia mais

Área do quadrado

O quadrado é um polígono que possui 4 lados com a mesma medida. Para calcular a área do quadrado, basta elevar o comprimento do lado ao quadrado.

Leia mais

Radiciação

A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Encontrar a raiz enésima de um número y significa descobrir o número x tal que x elevado a n seja igual a y.

Leia mais

Diagrama de Venn

O diagrama de Venn é uma forma de representar os conjuntos numéricos geometricamente. Ele auxilia nos estudos dos conjuntos numéricos e nas operações entre eles.

Leia mais

Volume de sólidos geométricos

O volume de sólidos geométricos é o espaço que cada sólido ocupa. O formato da base e a altura do sólido influenciam diretamente em seu volume.

Leia mais

Triângulo escaleno

O triângulo escaleno é o triângulo que possui os três lados com medidas diferentes.

Leia mais

Versão completa