Geografia

Hidrosfera

Conheça o que é a hidrosfera e a sua importância para a humanidade e para os seres vivos em geral.

Hidrosfera, camada de água da Terra

A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. Faz parte dessa camada, portanto, tanto os rios e os mares quanto as geleiras e a umidade do ar.

A água possui uma importância sem igual para o ser humano e demais formas de vida existentes em nosso planeta, pois todo ser vivo precisa de água para sobreviver. Uma prova dessa importância é o fato de mais de 70% da superfície da Terra ser formada por água. É claro que estamos falando apenas da superfície, ou seja, a porção externa do mundo, porque se considerarmos todo o volume do planeta, essa proporção diminuirá.

Além de ser utilizada no consumo direto, a água possui outras importâncias e utilidades, uma delas é o fornecimento de alimentos e recursos naturais, como os peixes que encontramos em rios, lagos e mares. Além disso, as pessoas utilizam a água como fonte de energia (através das hidrelétricas), transporte (hidrovias), como forma de se preparar alimentos e como meio para se higienizar.

Apesar de o elemento água (H2O) ser extremamente abundante em nosso planeta, a sua forma própria para consumo – a água potável – não segue a mesma regra. Cerca de 97% de toda a água do mundo está na forma salgada, sendo encontrada nos mares, e dos outros 3% restantes, a maior parte está na forma de geleiras nas calotas polares e nas montanhas, bem como na umidade do ar e dos solos. Ainda assim, da água disponível para consumo, uma quantidade relativamente grande está de certa forma poluída ou imprópria para os seres vivos.

Por esse motivo, torna-se extremamente importante que esse recurso natural seja mais bem preservado. No entanto, a humanidade vem disseminando práticas que levarão à sua escassez, através da poluição de rios e lagos, do uso irresponsável, do direcionamento dos cursos d'água para a agricultura, que nem sempre é de subsistência, dentre outras questões.


A poluição dos cursos d'água é um dos principais problemas da atualidade

A poluição dos mares e oceanos também é um outro problema, pois, apesar de não consumirmos a água do mar, necessitamos dela, principalmente, para a realização de certas atividades, como a pesca e outros elementos. Além disso, caso o ecossistema marinho sofra alterações, a vida na Terra poderá ser posta em risco. Um exemplo importante disso são as algas, que são as principais fornecedoras de oxigênio da Terra: caso elas sejam extintas, a manutenção das formas de vida que dependem desse elemento ficarão ameaçadas, incluindo o homem.

Portanto, a preservação da hidrosfera é um dever de todas as pessoas, bem como dos governos e autoridades internacionais.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Versão completa