Ciências

Aracnídeos

Aracnídeos são animais invertebrados que fazem parte do grande grupo dos artrópodes. Entre suas características mais importantes estão seus apêndices articulados.

Aracnídeos são animais desprovidos de asas e de antenas. Seu corpo é envolvido por um exoesqueleto.

Aracnídeos são animais que, assim como crustáceos, quilópodes, diplópodes e insetos, fazem parte do grupo dos artrópodes, os quais se destacam pela presença de um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Nos aracnídeos, observa-se a presença de seis pares de apêndices, sendo quatro pares de pernas, um par de quelíceras e um par de pedipalpos. São animais desprovidos de antenas e asas.

 O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome, não sendo possível diferenciar essas partes em carrapatos e ácaros. A maioria das espécies de aracnídeos são predadores carnívoros, entretanto há espécies parasitas, como os carrapatos. Esses animais possuem sexo separado, a fecundação é interna e o desenvolvimento, direto. 

Leia também: Aranha-caranguejeira — esse aracnídeo é perigoso?

Resumo sobre aracnídeos

  • Aracnídeos são animais invertebrados pertencentes ao grupo dos artrópodes.

  • Aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos são exemplos de aracnídeos.

  • Aracnídeos possuem corpo dividido em cefalotórax (prossoma) e abdômen (opistossoma).

  • Apresentam seis pares de apêndices articulados: quatro pares de pernas, um par de quelíceras e um par de pedipalpos.

  • Aracnídeos não possuem antenas nem asas, e os seus olhos são simples.

  • A maioria dos aracnídeos são predadores carnívoros.

  • Aracnídeos possuem sexos separados, fecundação interna e desenvolvimento direto.

O que são aracnídeos?

Aracnídeos são animais invertebrados, pertencentes ao grupo dos artrópodes e predominantemente terrestres. Os artrópodes constituem o grupo mais bem-sucedido de todos os animais, destacando-se por uma grande quantidade de espécies e ampla distribuição nos ambientes. Além de aracnídeos, outros grupos que estão incluídos dentro do grupo dos artrópodes são os insetos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Quais animais são aracnídeos?

Os aracnídeos, diferentemente do que muitos pensam, não abrangem apenas as aranhas. Fazem parte desse grupo animais como escorpiões, ácaros e também carrapatos.

Características gerais dos aracnídeos

Bem como outros artrópodes, os aracnídeos destacam-se pela presença de um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. O exoesqueleto envolve o corpo do animal, protegendo o seu corpo e garantindo pontos de fixação para os músculos. Como o exoesqueleto reveste completamente o corpo do animal, seu crescimento ocorre com as mudas, por meio das quais acontece a troca do exoesqueleto.

Os apêndices articulados, por sua vez, adotam diferentes funções, tais como reprodução, defesa, locomoção e alimentação. Os aracnídeos possuem seis apêndices articulados:

  • quatro pares de pernas locomotoras;

  • um par de quelíceras;

  • um par de pedipalpos.

Observe as principais partes do corpo de um aracnídeo.

Quelíceras são apêndices que funcionam como pinças ou garras, sendo usados para alimentação. Nas aranhas, as quelíceras têm forma de pinça e são equipadas com glândulas de veneno, as quais ela usa para atacar suas presas. Os pedipalpos, por sua vez, assumem diferentes funções. No escorpião, os pedipalpos aparecem como pinças, as quais ele usa para se defender, para se alimentar e em rituais de corte.

Veja também: Os 5 grupos dos artrópodes e as características de cada um deles

Divisão do corpo dos aracnídeos e suas funções

Aracnídeos destacam-se ainda por não possuírem antenas e asas e por terem o corpo dividido em cefalotórax (prossoma) e abdome (opistossoma).

  • Região do prossoma: onde se concentram as funções de alimentação, percepção e locomoção.

  • Região do opistossoma: onde ocorrem processos como trocas gasosas, produção de gametas e digestão.

Nos ácaros, o prossoma e o opistossoma estão juntos, formando uma estrutura única. Nos escorpiões, há um prolongamento após o abdômen que é conhecido como cauda. Essa cauda termina no aguilhão, que usado para injetar o veneno produzido pelo animal.

O aguilhão da cauda do escorpião é usado para injetar veneno. Essa espécie de aracnídeo é peçonhenta.

Nas aranhas, uma característica importante e peculiar é a presença das chamadas fiandeiras. Essas estruturas estão associadas a glândulas que produzem a seda, a qual o animal utiliza para a produção de suas teias, que estão relacionadas com a função de capturar a presa.

Nos aracnídeos, as trocas gasosas ocorrem nos pulmões laminares, traqueias ou em ambos. Dentre eles, os pulmões laminares se destacam como os mais primitivos. Em relação às traqueias, esse sistema é semelhante ao dos insetos, sendo formado por tubos revestidos de quitina pelos quais os gases se difundem.

No corpo dos aracnídeos também existem estruturas especializadas na excreção, chamadas de glândulas coxais e túbulos de Malpighi. Em algumas espécies, ambas as estruturas estão presentes, enquanto em outras espécies observa-se a ocorrência de uma ou outra.

Nesses animais, o transporte de substâncias ocorre em um sistema circulatório aberto. Apresentam sistema nervoso concentrado e um cérebro que é uma massa ganglionar anterior que se encontra acima do esôfago. Em relação aos órgãos sensoriais, destaca-se a presença de cerdas quimiorreceptoras e mecanorreceptoras e olhos, os quais são simples, diferentemente dos insetos, que possuem olhos compostos.

Alimentação dos aracnídeos

A maioria dos aracnídeos é predadora carnívora, alimentando-se, portanto, de outros animais. Em geral, os aracnídeos alimentam-se de outros artrópodes, e a digestão, normalmente, ocorre parcialmente no lado externo do corpo, devido à ação de enzimas secretadas por esses animais.

Carrapatos são aracnídeos que possuem hábito parasita.

Vale destacar, no entanto, que os carrapatos e algumas espécies de ácaros são animais parasitas. No caso dos carrapatos, podem ser encontrados sobre as superfícies corporais de alguns vertebrados, sugando o sangue desses animais. Já os ácaros podem ser encontrados vivendo em uma grande diversidade de organismos, sendo observados em vertebrados, invertebrados e até mesmo plantas.

Saiba mais: Por que alguns animais são peçonhentos e outros são apenas venenosos?

Como os aracnídeos se reproduzem?

Os aracnídeos são animais de sexos separados, ocorrendo, portanto, machos e fêmeas. Em muitas espécies desse grupo, observa-se a presença de um comportamento de corte, que ocorre anteriormente à cópula. A fecundação é interna, e o desenvolvimento desses animais é direto. Esses animais podem ser vivíparos ou ovíparos.   

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa