Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Polinização

Você sabe como a polinização ocorre? Clique aqui e descubra!

Muitas plantas que conhecemos são capazes de formar flores e frutos. Os frutos são, na verdade, o resultado de transformações que ocorrem na flor, após sua fecundação.

A fecundação da flor acontece da seguinte forma: uma estrutura, o estame, produz o grão-de-pólen dentro de uma região chamada antera.



Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o.

Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente.



Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização. Ela pode ocorrer entre o pólen e o ovário da mesma flor ou de flores diferentes. O vento ajuda bastante nessa missão, levando o pólen consigo para outras plantas.



Além do vento e da água das chuvas, alguns animais também podem fazer a polinização, sabe como?

As flores geralmente possuem cheiro e cores chamativas. Além disso, podem ter um nectário, que é o local onde são encontradas substâncias com sabor bem agradável para muitos animais (néctar).

Ao visitarem a flor, seja para se alimentarem do néctar, do pólen ou mesmo de outras estruturas, como as pétalas, o pólen pode grudar no corpo desses animais. Assim, ao se direcionarem para outra planta da mesma espécie, podem fazer com que pólens entrem em seu estilete, fecundando o ovário!

Alguns animais polinizadores são: abelhas, joaninhas e outros besouros, moscas, mariposas, borboletas, pássaros (como o beija-flor) e certos morcegos.



Quando a polinização é feita pelo vento, ela é chamada de anemofilia. Quando é feita pela água, hidrofilia. No caso de animais efetuando a polinização, o nome dado a esse fenômeno é zoofilia.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Alguns animais contribuem bastante para a polinização. Alguns animais contribuem bastante para a polinização.
Por Mariana Araguaia

Você pode se interessar também

Ciências

Morcegos

Ciências

Cor das flores

Ciências

Agentes polinizadores

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.