Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Agentes polinizadores

Entenda o que são agentes polinizadores e conheça as características das flores por eles polinizadas.

A polinização é o transporte de pólen da região masculina da planta para a parte feminina. Esse processo garante que a planta consiga reproduzir-se, sendo, portanto, essencial para a perpetuação dessas espécies.

A polinização pode ocorrer de duas formas:

  • Cruzada: acontece quando o pólen da flor é colocado em uma flor de outro indivíduo da mesma espécie.

  • Autopolinização: acontece quando o pólen é retirado da parte masculina e é direcionado para a parte feminina da mesma flor. Nesse caso, temos plantas com flores hermafroditas.

→ Agentes polinizadores

As plantas são organismos vivos que não se locomovem e, por isso, nem sempre sua reprodução é fácil. Algumas espécies realizam autopolinização, fazendo com que o pólen chegue até a parte feminina do vegetal. Na maioria das espécies, no entanto, para que a polinização aconteça, é necessário que alguns agentes externos garantam o transporte do pólen.

Entre os principais agentes polinizadores, podemos citar:

  • Vento: A polinização feita pelo vento é denominada de anemofilia. Esse tipo de polinização é comum em pinheiros, milho, trigo e arroz. Como não precisam de atrair polinizadores, as flores não possuem néctar, apresentam coloração pouco chamativa e não têm cheiro.

  • Animais: A polinização por animais é chamada de zoofilia. Entre os principais polinizadores, podemos citar os pássaros, os morcegos, o homem e os insetos. As plantas que dependem dos seres vivos para que aconteça a polinização possuem importantes adaptações, como odor agradável, pétalas chamativas e com cores vivas e grande quantidade de néctar.

⇒ Insetos: A polinização especificamente realizada por insetos é chamada de entomofilia. Entre todos os insetos polinizadores, a abelha destaca-se. Acredita-se que a abelha seja responsável pela polinização de 73% das espécies cultivadas do mundo. O maracujá é um exemplo de planta polinizada por abelhas.


As aves procuram flores com cores vivas e néctar

⇒ Aves: A polinização por aves é chamada de ornitofilia. Geralmente flores polinizadas por esses animais apresentam uma grande quantidade de néctar e pétalas com cores vivas, como amarelo e vermelho.

⇒ Morcego: A polinização por morcegos é chamada de quiropterofilia. Nesse caso, é comum que as flores apresentem grande quantidade de néctar e que a coloração seja pouco vistosa. Geralmente possuem cheiros fortes e abrem-se à noite.

  • Água: A polinização feita pela água é chamada de hidrofilia. Acontece principalmente em plantas aquáticas.

Os agentes citados podem ser divididos em dois grupos: abióticos e bióticos. Os fatores abióticos são aqueles que não possuem vida, tais como o vento e a água. Os fatores bióticos são os agentes vivos, como insetos, aves e mamíferos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As abelhas são importantes agentes polinizadores As abelhas são importantes agentes polinizadores
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cor das flores

Ciências

Importância econômica e ecológica dos insetos

Ciências

Insetos

Ciências

Morcegos

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.