Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Agentes polinizadores

Entenda o que são agentes polinizadores e conheça as características das flores por eles polinizadas.

por Vanessa Sardinha dos Santos
As abelhas são importantes agentes polinizadores As abelhas são importantes agentes polinizadores

A polinização é o transporte de pólen da região masculina da planta para a parte feminina. Esse processo garante que a planta consiga reproduzir-se, sendo, portanto, essencial para a perpetuação dessas espécies.

A polinização pode ocorrer de duas formas:

  • Cruzada: acontece quando o pólen da flor é colocado em uma flor de outro indivíduo da mesma espécie.

  • Autopolinização: acontece quando o pólen é retirado da parte masculina e é direcionado para a parte feminina da mesma flor. Nesse caso, temos plantas com flores hermafroditas.

→ Agentes polinizadores

As plantas são organismos vivos que não se locomovem e, por isso, nem sempre sua reprodução é fácil. Algumas espécies realizam autopolinização, fazendo com que o pólen chegue até a parte feminina do vegetal. Na maioria das espécies, no entanto, para que a polinização aconteça, é necessário que alguns agentes externos garantam o transporte do pólen.

Entre os principais agentes polinizadores, podemos citar:

  • Vento: A polinização feita pelo vento é denominada de anemofilia. Esse tipo de polinização é comum em pinheiros, milho, trigo e arroz. Como não precisam de atrair polinizadores, as flores não possuem néctar, apresentam coloração pouco chamativa e não têm cheiro.

  • Animais: A polinização por animais é chamada de zoofilia. Entre os principais polinizadores, podemos citar os pássaros, os morcegos, o homem e os insetos. As plantas que dependem dos seres vivos para que aconteça a polinização possuem importantes adaptações, como odor agradável, pétalas chamativas e com cores vivas e grande quantidade de néctar.

⇒ Insetos: A polinização especificamente realizada por insetos é chamada de entomofilia. Entre todos os insetos polinizadores, a abelha destaca-se. Acredita-se que a abelha seja responsável pela polinização de 73% das espécies cultivadas do mundo. O maracujá é um exemplo de planta polinizada por abelhas.

As aves procuram flores com cores vivas e néctar
As aves procuram flores com cores vivas e néctar

⇒ Aves: A polinização por aves é chamada de ornitofilia. Geralmente flores polinizadas por esses animais apresentam uma grande quantidade de néctar e pétalas com cores vivas, como amarelo e vermelho.

⇒ Morcego: A polinização por morcegos é chamada de quiropterofilia. Nesse caso, é comum que as flores apresentem grande quantidade de néctar e que a coloração seja pouco vistosa. Geralmente possuem cheiros fortes e abrem-se à noite.

  • Água: A polinização feita pela água é chamada de hidrofilia. Acontece principalmente em plantas aquáticas.

Os agentes citados podem ser divididos em dois grupos: abióticos e bióticos. Os fatores abióticos são aqueles que não possuem vida, tais como o vento e a água. Os fatores bióticos são os agentes vivos, como insetos, aves e mamíferos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

A reprodução das plantas

Ciências

Insetos

Ciências

Por que as flores são coloridas e perfumadas?

Ciências

Cor das flores

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.