Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cor das flores

Descubra as substâncias responsáveis pela cor das flores e entenda a importância desses pigmentos para o vegetal.

As flores são coloridas graças à presença de pigmentos vegetais As flores são coloridas graças à presença de pigmentos vegetais

Não importa a cor, as flores fascinam não somente os organismos responsáveis por sua polinização, como também os seres humanos, que as utilizam, principalmente, para ornamentação. Mas, afinal, o que deixa as flores tão coloridas?

A coloração das flores está diretamente relacionada com a sua reprodução, pois serve como uma forma de atração de organismos responsáveis pelo transporte de pólen. Essa variedade de cores, que representa uma grande adaptação, é conseguida graças à presença de pigmentos.

Flavonoides

Os flavonoides são formados a partir do metabolismo da planta e não podem ser produzidos pelos humanos. No vegetal, eles atuam no desenvolvimento, crescimento e na proteção contra organismos patogênicos, além de ser o principal pigmento das flores das angiospermas. Existem várias classes de flavonoides, como as antocianinas e as chalconas.

As antocianinas são pigmentos responsáveis pela cor laranja, azul, roxa, vermelho e violeta. Elas colorem as flores e também outras partes do vegetal, como os frutos. Esses pigmentos compõem a maior classe de flavonoides. As chalconas, por sua vez, apresentam coloração amarelada.


Os polinizadores são atraídos pela coloração e cheiro das flores

Carotenoides

Os carotenoides são substâncias produzidas por plantas, algas, fungos, procariotos e até mesmo alguns animais. Nesses organismos, desempenham variadas funções, destacando-se seu papel na fotossíntese e como fotoprotetores.

Esses pigmentos são responsáveis pelas cores que variam do amarelo ao vermelho nas frutas, flores e fungos. Eles também são encontrados nas folhas, onde normalmente são mascarados pela clorofila. Diante da capacidade de coloração dessa substância, ela é usada como corante alimentício pela indústria.

Um exemplo bastante conhecido de carotenoide é o betacaroteno, pigmento responsável pela cor laranja de certos vegetais, como a cenoura e abóbora. Esse carotenoide é muito importante para nosso organismo, pois atua como antioxidante e funciona como precursor da vitamina A.

Betalaínas

As betalaínas são pigmentos que ocorrem apenas em uma ordem de plantas conhecidas como Caryophullales. Nessas plantas, a betalaína substitui a antocianina e produz coloração vermelha, amarela, pink e laranja. A flor de Bouganvillea é um exemplo de estrutura rica nesse pigmento.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Agentes polinizadores

Ciências

Grão de pólen

Ciências

Plantas

Ciências

Polinização

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.