Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cor das flores

Descubra as substâncias responsáveis pela cor das flores e entenda a importância desses pigmentos para o vegetal.

Não importa a cor, as flores fascinam não somente os organismos responsáveis por sua polinização, como também os seres humanos, que as utilizam, principalmente, para ornamentação. Mas, afinal, o que deixa as flores tão coloridas?

A coloração das flores está diretamente relacionada com a sua reprodução, pois serve como uma forma de atração de organismos responsáveis pelo transporte de pólen. Essa variedade de cores, que representa uma grande adaptação, é conseguida graças à presença de pigmentos.

Flavonoides

Os flavonoides são formados a partir do metabolismo da planta e não podem ser produzidos pelos humanos. No vegetal, eles atuam no desenvolvimento, crescimento e na proteção contra organismos patogênicos, além de ser o principal pigmento das flores das angiospermas. Existem várias classes de flavonoides, como as antocianinas e as chalconas.

As antocianinas são pigmentos responsáveis pela cor laranja, azul, roxa, vermelho e violeta. Elas colorem as flores e também outras partes do vegetal, como os frutos. Esses pigmentos compõem a maior classe de flavonoides. As chalconas, por sua vez, apresentam coloração amarelada.


Os polinizadores são atraídos pela coloração e cheiro das flores

Carotenoides

Os carotenoides são substâncias produzidas por plantas, algas, fungos, procariotos e até mesmo alguns animais. Nesses organismos, desempenham variadas funções, destacando-se seu papel na fotossíntese e como fotoprotetores.

Esses pigmentos são responsáveis pelas cores que variam do amarelo ao vermelho nas frutas, flores e fungos. Eles também são encontrados nas folhas, onde normalmente são mascarados pela clorofila. Diante da capacidade de coloração dessa substância, ela é usada como corante alimentício pela indústria.

Um exemplo bastante conhecido de carotenoide é o betacaroteno, pigmento responsável pela cor laranja de certos vegetais, como a cenoura e abóbora. Esse carotenoide é muito importante para nosso organismo, pois atua como antioxidante e funciona como precursor da vitamina A.

Betalaínas

As betalaínas são pigmentos que ocorrem apenas em uma ordem de plantas conhecidas como Caryophullales. Nessas plantas, a betalaína substitui a antocianina e produz coloração vermelha, amarela, pink e laranja. A flor de Bouganvillea é um exemplo de estrutura rica nesse pigmento.


Por Ma. Vanessa dos Santos

As flores são coloridas graças à presença de pigmentos vegetais As flores são coloridas graças à presença de pigmentos vegetais
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Polinização

Ciências

Por que as flores são coloridas e perfumadas?

Ciências

Agentes polinizadores

Ciências

Grão de pólen

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.