Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Gimnospermas

Compreenda o que são as gimnospermas e conheça algumas das principais características das plantas pertencentes a esse grupo.

As gimnospermas são um grupo de plantas que inclui os pinheiros e as araucárias. Nesse grupo, a principal novidade evolutiva é a semente, uma estrutura responsável por dispersar as espécies, proteger o embrião contra a desidratação e fornecer nutrientes para o desenvolvimento inicial da planta. Embora tenha surgido com esse grupo, a semente, no entanto, apresenta-se nua, sem frutos para protegê-la. Por causa dessa peculiaridade, esse grupo é chamado de gimnosperma, que significa “semente nua”.

→ Características gerais das gimnospermas

As gimnospermas são plantas que vivem no ambiente terrestre e são encontradas em maior quantidade em locais de clima frio ou temperado. Essas plantas possuem raiz, caule e folhas, porém, elas não apresentam flores e frutos.

Algumas características das gimnospermas merecem destaque:

• Presença de vasos condutores: Os vasos condutores xilema e floema são responsáveis, respectivamente, pelo transporte de água e sais minerais e de seiva elaborada, rica em aminoácidos e açúcares. Os vasos condutores são encontrados também em pteridófitas e angiospermas;

• Presença de grão de pólen: essa estrutura é importante para as plantas porque produz os gametas masculinos;

• Não necessitam de água para a reprodução: Com a presença do grão de pólen, essas plantas não necessitam de água para o transporte dos gametas. Isso porque o grão de pólen germina e forma o tubo polínico, que acaba levando os gametas masculinos até o gameta feminino.

• Presença de estróbilos em algumas espécies: Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas presentes em gimnospermas, muitas vezes, chamadas erroneamente de flores. Os cones são formados por folhas modificadas e constituem ramos reprodutivos. Esses estróbilos podem ser femininos e produzir óvulos ou masculinos e produzir pólen.

• Presença de sementes: As sementes garantem proteção ao embrião e fornecem nutrientes importantes para o início do desenvolvimento. Elas também garantem a dispersão das espécies. Vale destacar que essas sementes são nuas, uma vez que não possuem fruto revestindo sua estrutura. Os frutos são uma característica exclusiva das angiospermas.


→ Os filos das gimnospermas

Atualmente, podemos classificar as gimnospermas em quatro filos:

Coniferophya: O grupo das coníferas é o maior grupo das gimnospermas. A árvore mais conhecida desse filo é o pinheiro.

Cycadophyta: As cicadófitas são gimnospermas encontradas principalmente em clima tropical e subtropical e apresentam folhas semelhantes às das palmeiras.

Ginkgophyta: Esse filo apresenta apenas uma espécie, que é o Ginkgo biloba.

Gnetophyta: Nesse filo, encontramos plantas com características semelhantes às das angiospermas.

 

Por Ma Vanessa dos Santos

Os pinheiros são um grupo bastante conhecido de gimnospermas. Os pinheiros são um grupo bastante conhecido de gimnospermas.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Angiospermas

Ciências

Briófitas

Ciências

Ciclo de vida das pteridófitas

Ciências

Classificação das plantas

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.