Geografia

Energia eólica

Entenda como funciona a energia eólica e descubra a importância dessa forma alternativa de geração de eletricidade.

A energia eólica não emite poluentes

Você sabia que também é possível obter energia elétrica a partir dos ventos? É isso mesmo! Essa energia produzida pela movimentação do ar é chamada de energia eólica, que nada mais é do que o aproveitamento da força que os ventos possuem para a ativação de geradores de energia elétrica.

A energia eólica é considerada uma fonte limpa de energia, pois, diferentemente de outros recursos energéticos, não emite poluentes para o ar, evitando, portanto, o agravamento dos problemas ambientais em nível local e global. Outra vantagem da energia eólica é que os ventos são fontes renováveis de energia, ou seja, eles não se esgotam com a sua utilização, podendo ser sempre aproveitados.

O aproveitamento da energia eólica para a produção de eletricidade costuma acontecer da seguinte forma:

a) alguns parques eólicos são formados por equipamentos chamados aerogeradores, uma espécie de “catavento gigante” composto por três hélices e estruturado por um material bem leve, que é facilmente deslocado pela força do vento.

b) quando os ventos circulam sobre a área em que estão os aerogeradores, as suas hélices começam a movimentar-se, fazendo girar também um gerador que se encontra dentro do equipamento. Esse instrumento tem a função de transformar essa movimentação circular (energia mecânica) em eletricidade.

c) a energia produzida pelos parques eólicos é direcionada para um transformador e, depois, para a rede de alta tensão, onde é conduzida para as subestações, que têm a função de levar essa eletricidade toda até as residências e demais localidades.


Parque eólico em operação na cidade de Coachella, no estado da Califórnia (EUA)

Como já dissemos, essa forma de produção de energia não emite poluentes para a atmosfera, mas isso não significa que não existam pontos negativos. Dentre as desvantagens da energia eólica, podemos citar o seu alto custo de produção, os ruídos produzidos para as áreas próximas e que geram muito desconforto, a interferência em rotas de aviões e na migração de pássaros, entre outros casos. No entanto, esses problemas são menores do que os que existem em outras fontes de energia.

Entre os países que mais usam a energia eólica no mundo, os Estados Unidos estão na primeira posição, produzindo mais de 35 mil megawatts (MW) por ano. Logo após vem a China, a Alemanha e a Espanha, que também utilizam esse recurso energético em grande quantidade.

O Brasil, por sua vez, possui um alto potencial para produzir energia a partir dos ventos, principalmente nas áreas litorâneas da região Nordeste e também em algumas zonas no interior da Bahia e de Minas Gerais. Todavia, ainda faltam investimentos para a instalação dos parques eólicos, que são poucos no nosso país.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Versão completa