Vegetação
Vegetação é o conjunto de formações de plantas presentes na superfície terrestre. Alguns de seus tipos são a Tundra, a Taiga, a Floresta Temperada e a Floresta Tropical.
Vegetação é o conjunto de espécies de flora que habitam a superfície terrestre. Os tipos de vegetação variam conforme as características do clima, relevo e solo. Há diversos tipos de vegetação em nível mundial, como formações rasteiras e florestais. Os principais tipos de vegetações mundiais são Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Estepes, Pradarias, Vegetações Mediterrâneas e Vegetações Desérticas. No Brasil, destacam-se as vegetações dos seis grandes biomas do país: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
A vegetação é muito importante para a proteção dos recursos naturais. Ela está intimamente ligada às atividades econômicas, como a agropecuária, e ainda influencia de forma direta os agentes naturais, como a temperatura e a precipitação.
Leia também: Fauna e flora — o que são?
Resumo sobre vegetação
-
A vegetação é o conjunto de espécies de flora que habitam a superfície terrestre, como, por exemplo, as formações de florestas e de campos.
-
A vegetação mundial é bastante heterogênea, especialmente em razão da influência de diferentes condicionantes geográficos, como o clima, o relevo e o solo.
-
São exemplos de vegetações mundiais: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Tropical, Estepes, Pradarias, Vegetações Mediterrâneas e Vegetações Desérticas.
-
Os principais agrupamentos de vegetações brasileiras são: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
-
A vegetação é de grande importância para os ambientes terrestres, uma vez que ela cumpre função ecológica e ambiental.
-
A vegetação está fortemente relacionada com a agricultura, pois muitas plantas são cultivadas por meio dela.
-
A vegetação, o clima e o solo são a base dos sistemas ambientais.
O que é vegetação?
A vegetação é o conjunto de espécies de flora que habitam a superfície terrestre. Portanto, esse conceito reúne a diversidade de espécies de plantas que são registradas ao redor do mundo, conforme suas características geográficas e biológicas. A diversidade vegetacional mundial depende de fatores geográficos importantes, como o clima, o relevo e o solo.
Tipos de vegetação
A vegetação mundial é bastante heterogênea, especialmente em razão da influência de diferentes condicionantes geográficos. Os pontos a seguir enumeram as principais características das grandes vegetações mundiais.
→ Tundra
A Tundra é a vegetação que ocorre nas porções de maior latitude do globo, logo cobre principalmente áreas de clima polar. Ela é caracterizada por grandes campos de vegetações rasteiras que permanecem congeladas boa parte do ano. A Tundra sofre forte influência da altitude e da latitude terrestre. Para saber mais sobre a Tundra, clique aqui.
→ Taiga
A Taiga é o tipo vegetacional que cobre regiões de clima frio do planeta. Ela é caracterizada pela presença de árvores homogêneas, de grande porte e em formato de cone, que são muito resistentes à ocorrência de neve. A Taiga também é conhecida como Floresta Boreal ou ainda Floresta das Coníferas. Para saber mais sobre a Taiga, clique aqui.
→ Floresta Temperada
A Floresta Temperada cobre principalmente as faixas de clima temperado do planeta, ou seja, regiões geográficas de média latitude. Essa vegetação é fortemente influenciada pelas estações do ano, além de ser formada por árvores heterogêneas que registram queda das folhas durante o inverno.
→ Floresta Tropical
A Floresta Tropical é o tipo florestal típico das faixas tropicais do globo. Ela ocorre em zonas de clima quente e úmido nas faixas de latitude mais baixa do planeta. A Floresta Tropical apresenta uma vegetação densa, com grande número de espécies por hectare, além de ampla biodiversidade.
→ Estepes
As Estepes ocorrem em zonas de clima mais seco, comumente regiões áridas, com registro de amplitude térmica elevada e escassez de chuvas volumosas. As Estepes são vegetações formadas por vastos campos de gramíneas e arbustos que possuem certa homogeneidade vegetal e pequeno volume de espécies.
→ Pradarias
As Pradarias são vegetações associadas ao clima subtropical, portanto ocorrem em zonas mais úmidas e frias, com estações do ano muito bem definidas. As Pradarias são formadas por um conjunto de gramíneas e arbustos que cobrem grandes extensões de relevo levemente ondulado formando campos.
→ Vegetação Mediterrânea
A Vegetação Mediterrânea ocorre ao longo do mar Mediterrâneo, que banha parte do litoral europeu, africano e asiático. A vegetação local é bastante seca, formada por espécies de maquis e garrigues, que são espécies de plantas arbustivas que são muito suscetíveis às queimadas.
→ Vegetação Desértica
A Vegetação Desértica ocorre de modo associado aos desertos do planeta, portanto em regiões de clima predominantemente mais seco e com registro de elevadas amplitudes térmicas. Esse tipo de vegetação é composto por poucas espécies de gramíneas e arbustos que são bastante resistentes à escassez de água.
Tipos de vegetação do Brasil
As características da vegetação do Brasil ocorrem em razão do quadro geográfico do território do país, marcado pela grande diversidade de espécies e pela existência de vários tipos de clima, além de características distintas de rochas, solos e relevos. Desse modo, a vegetação do Brasil é comumente classificada em seis grandes tipos.
→ Floresta Amazônica
Essa cobertura vegetacional ocorre especialmente na porção norte do Brasil, então trata-se de uma Floresta Equatorial. A Floresta Amazônica é caracterizada pela presença de uma vegetação densa, formada por espécies altas e lenhosas, com grande diversidade vegetal. Ela está situada em uma zona de clima equatorial, com registro de elevadas temperaturas e volumosas chuvas. A Floresta Amazônica possui grandes reservas de recursos naturais, hídricos e minerais. Para saber mais sobre a Floresta Amazônica, clique aqui.
→ Caatinga
Esse tipo de vegetação está localizado especialmente nos estados da região Nordeste do Brasil. Ela é caracterizada pela presença de uma vegetação do tipo xerófila, ou seja, bastante resistente à seca. A vegetação da Caatinga é formada por árvores e arbustos de pequeno porte, com troncos e galhos tortuosos, além de raízes profundas. O clima local é tipicamente semiárido, assim registra altas temperaturas e poucas chuvas. A Caatinga é muito rica em espécies vegetais e possui um solo muito fértil. Para saber mais sobre a Caatinga, clique aqui.
→ Cerrado
Essa cobertura de vegetação ocorre especialmente a porção central do Brasil, com destaque para a região Centro-Oeste. A vegetação do Cerrado é espaçada, formada por arbustos e árvores de médio porte, além de conter muitas espécies endêmicas. O clima do Cerrado é tipicamente tropical, com duas estações bem definidas, portanto as espécies de plantas locais são resistentes ao período de seca na região. A vegetação de Cerrado do Brasil é comumente associada às savanas presentes na África. Para saber mais sobre o Cerrado, clique aqui.
→ Mata Atlântica
Esse tipo vegetacional ocorre principalmente ao longo da faixa litorânea brasileira, com destaque para os estados da porção centro-sul do país. A Mata Atlântica é uma floresta bastante densa e úmida. Ela registra elevados níveis pluviométricos ao longo do ano e possui ampla umidade relativa do ar. O solo e o relevo dessa vegetação são uma importante reserva de água. A Mata Atlântica ocorre em regiões de morros e serras, sendo fortemente influenciada pela altitude dessas regiões geográficas. Para saber mais sobre a Mata Atlântica, clique aqui.
→ Pantanal
Essa cobertura vegetal é registrada na porção Centro-Oeste do Brasil, com destaque para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A vegetação do Pantanal é formada por vastos campos e florestas com presença de muitas espécies endêmicas. As plantas locais são influenciadas pelo regime de cheias que ocorre nesse bioma durante o período mais chuvoso do ano. A presença de um clima quente e a elevada disponibilidade de água resultam em uma grande biodiversidade de espécies. Para saber mais sobre o Pantanal, clique aqui.
→ Pampa
Essa cobertura vegetacional ocorre especificamente no estado do Rio Grande do Sul, portanto na região Sul do Brasil. O Pampa é formado especialmente por espécies de gramíneas e arbustos que cobrem vastas regiões de relevo suave conhecidas como os campos de pradarias brasileiros. O clima do Pampa é tipicamente subtropical, portanto há uma boa distribuição das chuvas ao longo do ano e um registro de médias termais bastante amenas. O Pampa possui grande diversidade de espécies de animais e de plantas. Para saber mais sobre o Pampa, clique aqui.
Importância da vegetação
A vegetação é de grande importância para os ambientes terrestres, visto que ela cumpre uma grande função ecológica e ambiental dentro da lógica da biosfera do planeta. Nesse contexto, a vegetação fornece alimentos e recursos para as populações, protege os recursos pedológicos e hídricos, contribui para o fornecimento de nutrientes para o solo, cobre parte significativa das formas de relevo, regula os aspectos físicos do clima, influencia na geração de oxigênio para os seres vivos e serve como habitat para diferentes espécies de animais.
Relação entre a vegetação e a agricultura
A vegetação possui uma íntima relação com a agricultura, uma vez que muitas plantas são utilizadas para o fornecimento de recursos para as populações, assim são cultivadas por meio da agricultura. As práticas agropecuárias, no geral, fornecem produtos alimentícios e matérias-primas para as sociedades, sendo importantes para o desenvolvimento das atividades produtivas. Ademais, a vegetação contribui ainda para a manutenção de recursos naturais, como água e solo. Sendo assim, é de suma importância para manter a produtividade no campo e possibilitar a prática da agricultura.
Relação entre a vegetação, o clima e o solo
A vegetação, o clima e o solo são importantes pilares dentro da lógica dos sistemas ambientais. A vegetação tem o potencial de regular as temperaturas e contribuir para as chuvas, portanto é um fator climático importante, que possui potencial de influenciar em questões climáticas diversas. Além de proteger o solo, a vegetação também auxilia na infiltração da água para o subsolo, portanto tem grande atuação em termos dos processos pedológicos que ocorrem na crosta terrestre. A vegetação também influencia diretamente agentes naturais como a temperatura e a precipitação, além de processos como a erosão e o intemperismo.
Fontes
COSTA, A. G. Galeria: conheça os seis biomas brasileiros e saiba em que região se apresentam. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/biomas-brasileiros/.
GOVERNO DO BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente, [s.d.]. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html.
IBGE. Vegetação. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/vegetacao.html.
IBGE. Vegetação. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_vegetacao.pdf.
IBGE. Biomas brasileiros. IBGE Educa Jovens, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html.