Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Fauna e a flora

Entenda o que é a fauna e a flora, além de conferir alguns dados sobre as espécies de animais e plantas ameaçadas no Brasil.

É muito comum ouvirmos falar sobre a fauna e a flora, todavia, muitas pessoas não sabem diferenciar esses dois termos. A seguir vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse importante assunto.

Fauna

Fauna é o nome dado ao conjunto de animais que vivem em uma determinada região. No Cerrado, por exemplo, encontramos espécies como o lobo-guará, o cachorro-do-mato-vinagre e o tatu-canastra compondo a fauna local. No total existem cerca de 2500 espécies de vertebrados nesse importante bioma.

A fauna de uma região sempre está bem adaptada ao ambiente em que se encontra. O lobo-guará, por exemplo, sobrevive no Cerrado porque encontra nesse ambiente alimento e abrigo necessários para o seu desenvolvimento. Se colocado na região da Floresta Amazônica, ele não teria as mesmas chances de sobrevivência, pois não está adaptado às condições daquela região.

Percebe-se, portanto, que a fauna está diretamente relacionada com o meio ambiente. Se destruímos uma área, colocamos todos os animais daquela região em risco, pois destruímos o seu habitat. É por isso que a destruição de habitat é uma das maiores causas de diminuição da biodiversidade no nosso planeta.

Flora

Ao conjunto de plantas de uma área dá-se o nome de flora
Ao conjunto de plantas de uma área dá-se o nome de flora

Flora é o nome dado ao conjunto de vegetais que se desenvolvem em uma determinada área. Buriti, pequi, jatobá, ipê e angico são exemplos de plantas que compõem, por exemplo, a flora do Cerrado. Só nesse bioma existem cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais 4.400 são endêmicas, ou seja, só são encontradas, naturalmente, nessa região.

A flora, assim como a fauna, também sofre com a ação do homem. A destruição de grandes áreas para a ampliação de pastagem e até mesmo para construção de casas afeta ativamente as espécies vegetais, que, diferentemente dos animais, não podem ao menos procurar uma nova área para desenvolver-se.

Fauna e flora brasileira

A fauna e a flora brasileira infelizmente possuem uma grande lista de espécies ameaçadas de extinção, ou seja, de espécies que correm o risco de sumirem completamente de nosso planeta. Esse risco está diretamente relacionado com a ação do homem, que polui e destrói ambientes, além de caçar e explorar amplamente nossos recursos naturais.

Em 2014, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) avaliou e descobriu que, das 12.256 espécies analisadas, incluindo-se vertebrados e invertebrados, 1.173 encontram-se ameaçadas. Já no que diz respeito à flora, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro conseguiu identificar 46.097 espécies na flora brasileira e avaliou 5195, das quais 2.479 foram consideradas ameaçadas de extinção.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Ao conjunto de animais de uma área dá-se o nome de fauna Ao conjunto de animais de uma área dá-se o nome de fauna
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Os Animais

Ciências

Plantas

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.