Ciências

Coala

O coala é um animal australiano que pertence à ordem Diprotodontia, a mesma ordem em que estão presentes os wallabies e cangurus.

O coala é um mamífero pertencente à mesma ordem dos wallabies e cangurus.

O coala (Phascolarctos cinereus) é um animal vertebrado, mamífero (classe Mammalia), marsupial (subclasse Metatheria), pertencente à ordem Diprotodontia (em que estão presentes também os wallabies e cangurus) e à família Phascolarctidae.

Leia também: Classificação dos mamíferos

Caraterísticas gerais

Os coalas medem entre 60 e 85 centímetros de comprimento, podem pesar até cerca de 13 quilos e vivem cerca de 15 anos na natureza. Assim, como os demais mamíferos, apresentam o corpo coberto por pelos, o que lhes fornece proteção, além da camuflagem contra potenciais predadores.

A sua coloração varia entre cinza e castanho. Outra característica apresentada, e também presente nos demais animais dessa classe, é a endotermia, ou seja, os coalas mantêm a temperatura de seus corpos relativamente constante, não variando de acordo com a temperatura do ambiente.

Os coalas pertencem à ordem Diprotodontia e, assim como os demais animais dessa ordem, apresentam sindactilia. A sindactilia é uma condição na qual ocorre a fusão de um ou mais dedos. Nesses animais, é observada a fusão de dois dedos de seus membros posteriores.

Como os demais animais da subclasse Metatheria, também conhecidos como marsupiais, os coalas apresentam o marsúpio, uma bolsa presente na parte frontal do corpo da fêmea, para onde os filhotes deslocam-se após o nascimento e lá completam seu desenvolvimento embrionário.

Habitat e alimentação


O coala apresenta baixa taxa metabólica e ingere cerca de dois quilos e meio de folhas por dia.

Os coalas são animais que habitam, principalmente, as regiões nordeste, central e sudeste de Queensland, na Austrália, podendo ser encontradas populações irregulares em outras regiões.

A área que esses animais habitam já foi bem maior, hoje há uma grande redução de seu habitat. Como esses animais são muito dependentes das florestas — acredita-se que cada animal necessite de cerca de 100 árvores para sobreviver —, a redução desses ambientes afeta diretamente o tamanho das populações.

Atualmente, os coalas encontram-se em situação vulnerável, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Leia também: Consequência da destruição de habitat

Como dito anteriormente, os coalas são animais herbívoros e têm sua alimentação constituída basicamente por folhas de eucalipto. Os coalas são animais seletivos e utilizam em sua alimentação apenas 5% das mais de 600 espécies de eucaliptos existentes.

O eucalipto é um alimento com baixo valor energético e apresenta ainda diversos metabólitos secundários, o que lhes confere certa toxicidade. Diante disso, os coalas apresentam algumas características que lhes permitem fazer uso desse alimento:

  • sistema digestório adaptado — possuem dentição capaz de cortar e mastigar, de forma eficiente, o eucalipto, que é constituído por muitas fibras;

  • baixa taxa metabólica;

  • alterações comportamentais durante a alimentação, de forma a evitar a intoxicação — alterações essas que são, geralmente, estimuladas por neurotransmissores, como a serotonina.


Os filhotes de coala vivem junto à mãe até um ano de idade, geralmente, sobre suas costas e barriga.

Reprodução

Como dito anteriormente, os coalas são animais marsupiais, ou seja, apresentam uma bolsa na região frontal do corpo da mãe, para onde os filhotes deslocam-se após o nascimento, a fim de completarem o seu desenvolvimento embrionário. Lá eles permanecem por cerca de seis meses, depois passam a viver junto à mãe, por cerca de um ano. Geralmente, ficam sobre as costas de suas mães, deslocando-se para a região da barriga para dormirem. A reprodução dos coalas é, geralmente, anual.

Curiosidades

  • Embora tenham a aparência de um ursinho de pelúcia e muitos chamam-lhes de ursos, os coalas não são ursos. Estes pertencem à ordem Carnivora e à família Ursidae, diferentes dos coalas.

  • Os coalas passam a maior parte do tempo em cima das árvores e dormem cerca de 18 horas por dia.

  • Os coalas alimentam-se de grande quantidade de folhas, cerca de dois quilos e meio por dia.

  • Há relatos de coalas que viveram até os 18 anos na natureza.

  • Os coalas não bebem água, eles retiram-na das folhas que ingerem. 

Por Helivania Sardinha dos Santos

Versão completa