Sistema esquelético

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistema esquelético O esqueleto garante nossa movimentação e também a proteção dos nossos órgãos internos
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O sistema esquelético é constituído pelos ossos e cartilagem, que formam o esqueleto. Esse sistema é responsável por funções importantes, como sustentação, locomoção e proteção dos órgãos internos, como o coração e o cérebro. Além disso, o esqueleto funciona como um importante reservatório de cálcio, e a medula óssea apresenta a função de produzir as células do sangue.

Ossos

Os ossos são constituídos por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo que, diferentemente do que muitos pensam, é um elemento vivo. Esse tecido é formado por células especializadas e um material extracelular calcificado que é chamado de matriz óssea. É essa matriz que torna o osso bastante resistente.

Essas estruturas são classificadas de acordo com a sua forma em:

  1. Ossos longos: Ossos que apresentam comprimento maior que a largura. Nesse tipo de osso, podemos perceber partes distintas: a diáfise e a epífise. A diáfise é a parte central do osso, e a epífise é a extremidade. Assim sendo, cado osso longo apresenta uma diáfise e duas epífises. Exemplo: tíbia e fêmur.

  2. Ossos curtos: Ossos que possuem largura proporcional ao comprimento, não apresentando nenhuma dimensão sobressaindo às demais. Exemplo: ossos do tarso e ossos do carpo.

  3. Ossos planos: São ossos que possuem largura e comprimento maior que a espessura, apresentando a aparência de uma lâmina. Exemplo: Ossos do crânio e esterno.

  4. Ossos irregulares: São ossos que não se encaixam nas demais classificações, não apresentando um formato muito definido. Exemplo: Vértebras e mandíbula.

Esqueleto

O esqueleto humano é formado por 206 ossos, os quais estão unidos por meio de estruturas de tecido conjuntivo denominadas de articulações. O esqueleto é constituído de duas porções: a porção axial e a apendicular.

  • Porção axial: O chamado esqueleto axial é constituído pelo crânio, vértebras, costelas e o esterno.

  • Porção apendicular: O chamado esqueleto apendicular é constituído por ossos das partes livres dos membros superior e inferior e também da cintura escapular e pélvica. A cintura escapular é formada por clavícula e escápula, e a cintura pélvica é formada por dois ossos do quadril.

O esqueleto dos fetos é formado inicialmente por cartilagem, que é substituída gradativamente, dando espaço aos ossos. Nos adultos, a cartilagem é encontrada em locais onde a elasticidade é importante, como nas conexões das costelas com o esterno e nas articulações.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids