Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ossos dos membros superiores e inferiores

Conheça o nome dos ossos dos membros superiores e inferiores e saiba mais sobre essas estruturas fundamentais para a nossa movimentação.

O esqueleto humano adulto apresenta 206 ossos O esqueleto humano adulto apresenta 206 ossos

O esqueleto humano é uma estrutura formada por ossos articulados que possuem diversas funções essenciais para o funcionamento do corpo. Graças ao esqueleto e aos músculos, conseguimos nos movimentar. Além dessa função, os ossos suportam tecidos, protegem nossos órgãos vitais, funcionam como fonte de cálcio, além de produzirem células sanguíneas.

No total, temos 206 ossos em um homem adulto. Os membros superiores, incluindo a cintura escapular, possuem 64 ossos, e os membros inferiores, incluindo a cintura pélvica, possuem 62. A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax. Já a cintura pélvica suporta o tronco e permite a ligação dos membros inferiores. A seguir conheceremos os ossos que formam os nossos membros.

Membros superiores

Os membros superiores são formados pela cintura escapular, a qual inclui a clavícula e a escápula, e pelos ossos que formam o braço, o antebraço, o punho e a mão.

  • Braço: é formado por um único osso longo denominado de úmero.

  • Antebraço: é formado por dois ossos: a ulna e o rádio.

  • Punho: Os ossos que formam o punho recebem o nome de ossos do carpo. São curtos e totalizam oito ossos, os quais estão dispostos em duas fileiras.

  • Mãos: A palma da mão possui cinco ossos chamados de ossos metacarpais, os quais são numerados de I a V. Cada dedo possui três falanges (falange proximal, média e distal), mas o polegar possui apenas duas.

Observe o nome dos ossos dos nossos membros inferiores e superiores
Observe o nome dos ossos dos nossos membros inferiores e superiores

Membros inferiores

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé. Na cintura pélvica, é possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.

  • Coxa: é formada pelo maior osso do corpo, o fêmur.

  • Joelho: é formado pela patela, também conhecida como rótula.

  • Perna: é formada por dois ossos: tíbia e fíbula.

  • Pé: apresenta sete ossos do tarso, cinco ossos metatarsais e 14 falanges (proximal, média e distal nos ossos II a V e proximal e distal no hálux - maior dedo do pé).

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Articulações

Ciências

Características do tecido ósseo

Ciências

Esqueleto e músculos

Ciências

Esquistossomose

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.