Qual matéria está procurando ?

História

História

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Ilustração com ramos, vinho, pão, trigo, espinhos, pregos e cruz, em referência à Semana Santa. A Semana Santa é uma tradição que reconta os últimos dias da vida de Jesus Cristo.

A Semana Santa é uma tradição da liturgia cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana relembra os últimos dias e acontecimentos da vida de Jesus Cristo, passando por sua prisão, sofrimento e crucificação. Encerra-se com o ápice do evento, o Domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscitou.

É iniciada pelo Domingo de Ramos, quando Jesus foi recebido triunfalmente pela população na cidade de Jerusalém, o que incomodou autoridades romanas e os líderes religiosos dos judeus. Essa semana é marcada pelos seguintes dias: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Leia mais: Páscoa — celebração do calendário do cristianismo em lembrança à crucificação, morte e ressurreição de Jesus

Resumo sobre Semana Santa

  • A Semana Santa é uma tradição cristã que relembra os últimos dias da vida de Jesus.
  • Inicia-se com o Domingo de Ramos, quando Jesus chegou a Jerusalém e foi recebido triunfalmente pela população.
  • Inicia-se sete dias antes da Páscoa.
  • Os dias que a formam são: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.
  • No Brasil, a Sexta-Feira Santa é considerada feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que determine isso.

O que a Semana Santa comemora?

A Semana Santa é uma tradição do calendário litúrgico do cristianismo, sendo diretamente relacionada com a Páscoa. Esta festividade, uma das mais importantes do cristianismo, celebra a ressurreição de Jesus Cristo. No caso da Semana Santa, trata-se de uma tradição que observa os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Durante a Semana Santa se relembra a chegada de Jesus a Jerusalém e o desenvolvimento do processo que resultou na sua prisão. O sacrifício de Jesus nesse contexto é conhecido pelos cristãos como Paixão de Cristo, uma demonstração de amor pela humanidade.

A Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos, o momento em que Jesus Cristo chegou à cidade de Jerusalém. Jesus chegou montado em um jumento, ato entendido como símbolo de humildade e paz. Foi recebido triunfalmente pela população, sendo tratado como um rei.

Na tradição do cristianismo oriental, a Semana Santa se iniciou no Sábado de Lázaro, dia que ficou marcado pelo milagre de Jesus quando realizou a ressuscitação de Lázaro. A tradição da Semana Santa é muito importante no cristianismo católico e tem como objetivo promover os últimos dias de Jesus até sua ressurreição como um grande milagre.

O que significa cada um dos dias da Semana Santa?

A Semana Santa é composta pelos últimos dias da vida de Jesus Cristo, e cada dia foi marcado por algo. Vejamos os acontecimentos mais importantes de cada um dos últimos dias de Jesus durante a Semana Santa:

  • Domingo de Ramos

Jesus Cristo entrando em Jerusalém e sendo recebido pela população.

Dia em que Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumento. Sua chegada na cidade é considerada o cumprimento de uma promessa feita por Zacarias. Jesus foi recebido de maneira gloriosa pela população, que lhe estendeu ramos para que pudesse passar. A popularidade de Jesus entre a população desagradou às autoridades romanas e aos grandes líderes religiosos dos judeus. Juntos, os dois grupos começaram a conspirar para se livrarem de Jesus.

  • Segunda-Feira Santa

Esse dia foi marcado pela expulsão dos vendilhões do templo por Jesus. Jesus afirmou que o templo era casa de oração, mas que os vendilhões estavam transformando o local em um covil de ladrões. Ele também operou milagres e anunciou que sua missão estava próximo de ser cumprida.

  • Terça-Feira Santa

Nesse dia Jesus contou sobre os fins dos tempos e se reuniu no Monte das Oliveiras com os seus discípulos depois de ser alvo (e escapar) de uma emboscada dos líderes religiosos judeus.

  • Quarta-Feira Santa

Não há muitas informações sobre esse dia, e acredita-se que Jesus o tenha passado em Betânia com pessoas próximas a ele.

  • Quinta-Feira Santa

O Fogaréu, procissão que acontece na Semana Santa, simula a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados pelos farricocos.[1]

Nesse dia, Jesus celebrou a Pessach com os seus discípulos, e esse evento recebeu o nome de Última Ceia. Antes de jantar com os seus discípulos, Jesus lavou os pés deles, orientando-os a serem humildes e ajudarem uns aos outros. Jesus informou aos discípulos que seria traído por um deles, e foi ao Getsêmani orar. Na mesma noite, Judas entregou Jesus às autoridades romanas.

  • Sexta-Feira Santa

Jesus foi apresentado às autoridades romanas, sendo julgado e condenado à morte por crucificação. Ele foi alvo de zombaria e foi torturado pelos guardas romanos. Com a crucificação, Jesus faleceu, e seu sacrifício é entendido pelos cristãos como um ato que redimiu a humanidade de seus pecados.

  • Sábado de Aleluia

O corpo de Jesus estava depositado em um túmulo lacrado com pedra para impedir que fosse roubado. Na tradição católica, esse dia não tem nenhum tipo de celebração até a Vigília Pascal, nas vésperas da Páscoa.

  • Domingo de Páscoa

Nesse dia Jesus ressuscitou, aparecendo para diversas pessoas, e a primeira delas foi Maria Madalena. Ao final do dia, todos os discípulos haviam visto seu mestre.

Leia mais: Hebreus — povo antigo que se fixou na Palestina (Canaã), abandonando-a a partir do séc. I devido à perseguição romana

Qual é a data da Semana Santa

A Semana Santa se inicia exatamente uma semana antes da Páscoa, pois o Domingo de Ramos é sete dias antes do Domingo de Páscoa. Nesse sentido, para saber o dia em que se iniciará a Semana Santa, é necessário, primeiro, definir o dia da Páscoa. Para isso, a Igreja Católica tem um critério que foi definido no século IV.

Esse critério estabelece que a Páscoa será no primeiro domingo depois da Lua cheia que ocorre no equinócio de primavera (outono no Hemisfério Sul). Sendo assim, quando a data da Páscoa é estabelecida, é possível definir o dia em que se inicia a Semana Santa. Um fato, no entanto, não se altera: a Semana Santa é iniciada sete dias antes da Páscoa.

O feriado da Semana Santa

Tradicionalmente é comum que a Sexta-Feira Santa seja celebrada como feriado no Brasil, sendo o único dia da Semana Santa oficialmente no calendário. A Semana Santa não é um dos feriados nacionais oficiais que constam na lei 10.607/2002. A Sexta-Feira Santa pode ser feriado caso haja uma lei estadual ou municipal que a determine dessa forma. Esse critério está estabelecido na lei nº 9.093/1995.

Qual a origem da Semana Santa?

Segundo os historiadores, não existe uma data específica do surgimento da Semana Santa. O costume de relembrar os últimos dias da vida de Jesus se consolidou por meio de práticas dos cristãos da Antiguidade. Nesse sentido, as primeiras tradições relacionadas com a Páscoa surgiram por volta dos séculos III e IV.

Um dos primeiros costumes que se estabeleceram com relação à Páscoa foi a abstenção do consumo de carne nos dias que antecediam à celebração da ressurreição de Jesus. Ao longo do tempo, novos elementos foram sendo adicionados, como a celebração do Tríduo Pascal, que se consolidou na tradição litúrgica da Semana Santa a partir da década de 1950.

Semana Santa 2024

No ano de 2024, a Páscoa será celebrada em 31 de março e a data foi estabelecida pelos critérios usados pela Igreja Católica desde o século IV e que foram mencionados neste texto. Como se inicia sete dias antes da Páscoa, a Semana Santa, em 2024, começará em 24 de março.

Vejamos os dias da Semana Santa em 2024:

  • Domingo de Ramos: 24/03;
  • Segunda-Feira Santa: 25/03;
  • Terça-Feira Santa: 26/03;
  • Quarta-Feira Santa: 27/03;
  • Quinta-Feira Santa: 28/03;
  • Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);
  • Sábado de Aleluia: 30/03;
  • Domingo de Páscoa: 31/03.

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/

Créditos da imagem

[1]Commons | Marcello Casal pela Agência Brasil

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

Carnaval

História

Corpus Christi

Datas Comemorativas

Páscoa

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.