Migrações

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Migrações As pessoas estão sempre se deslocando no espaço geográfico
PUBLICIDADE

Com o processo de globalização atualmente existente, as pessoas deslocam-se cada vez mais para os mais diferentes lugares do mundo. Dessa maneira, é possível perceber que esses deslocamentos acompanham determinadas características, uma vez que eles ocorrem por razões previamente estabelecidas.

Assim, podemos classificar essas migrações – ou seja, os deslocamentos realizados pelas pessoas – em diversos tipos diferentes.

Quando as pessoas estão saindo de um determinado local, elas estão emigrando e, quando elas estão chegando, elas estão imigrando. Além disso, quando essa migração ocorre entre países diferentes, é chamada de migração externa, e, quando ela ocorre em um mesmo país, é chamada de migração interna.

Vamos conhecer agora os principais tipos de migração existentes:

Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. Funciona como um pêndulo, que vai e volta para o local de onde veio.

Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária. Por exemplo: uma pessoa que se muda para outra região do país para estudar e retorna seis meses depois.

Migração permanente: é quando há o deslocamento e ele dura vários anos ou um tempo indeterminado.

Êxodo rural ou migração campo-cidade: é a migração em massa dos trabalhadores do campo para as cidades.

Migração cidade-cidade: é quando ocorre um fluxo de pessoas migrando entre as diferentes cidades em um mesmo território.

Nomadismo: é quando as pessoas se deslocam entre diferentes pontos, não tendo um local fixo de moradia.

Compreender as migrações é importante, pois elas obedecem a algumas razões econômicas, sociais e naturais, evidenciando a existência de inúmeros outros fenômenos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

10.0

    Escola Kids