Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Decomposição em fatores primos

Regra para decomposição de um número qualquer em fatores primos. A decomposição de fatores primos auxiliando o cálculo do MDC e MMC.

Os números primos são trabalhados pela humanidade há uma longa data. Existem indícios de que o povo egípcio já possuía conhecimento acerca desses números, entretanto foi na Grécia que estudos mais aprofundados sobre os números primos foram realizados.
Nesses estudos, descobriu-se que todo número natural é formado pela multiplicação de números primos, ou seja, ele pode ser decomposto em fatores primos.

A decomposição em fatores primos auxilia na realização dos cálculos do MDC (Máximo Divisor Comum) e do MMC (Mínimo Múltiplo Comum). Dessa forma, veremos o método para obter a decomposição de números primos.

Para realizar a decomposição de um número, deveremos encontrar números primos que dividem o número a ser decomposto. Realizaremos sucessivas divisões até que o número se torne igual a 1. Por fim, selecionaremos os divisores de todas as divisões e escreveremos esses números multiplicados uns pelos outros. Este é um processo inicial, logo mais veremos a decomposição de forma mais prática.

Exemplo: Decomponha o número 30 em fatores primos.

Primeiro devemos encontrar um número primo que divida o número 30. O número 2 o divide, portanto o primeiro divisor será o número 2. O resultado da divisão de 30 por 2 é 15. Divida o quociente por um número primo, temos o número 3 ou o 5, fica a seu critério escolher qual dos dois usar, pois, ao final, obteremos o mesmo resultado. Dividindo o número 15 por 5 iremos obter o número 3, este número só pode ser dividido por ele mesmo, resultando no valor 1, que é o nosso passo final.

Veja que os divisores foram os números: 2, 3 e 5, todos eles são números primos. Portanto podemos escrever o número 30 como um produto desses três números.

30 = 2x3x5 (Produto de números primos)

Vejamos o que foi feito:

Decomposição em fatores primos

Contudo, não existe a necessidade de ficar construindo toda essa divisão, podemos utilizar a regra prática para efetuar essa fatoração.

Separaremos os quocientes dos divisores por uma barra vertical: no lado esquerdo dessa barra teremos os quocientes; e no lado direito, os divisores primos. Devemos realizar a divisão do quociente por divisores primos até que o quociente fique igual a 1. Façamos a fatoração do número 180 utilizando esse processo:

Decomposição em fatores primos

Portanto, basta encontrar os números primos que dividem o número que desejamos decompor e depois escrever a decomposição em forma de produto dos fatores primos.

 

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Regra de decomposição em fatores primos Regra de decomposição em fatores primos
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Cálculo de raízes

Matemática

Mínimo Múltiplo Comum

Matemática

Máximo Divisor Comum

Matemática

Números Primos

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.