Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Propriedades da multiplicação para cálculo mental

Clique para aprender as propriedades da multiplicação que podem ser úteis para facilitar o cálculo mental!

A multiplicação é uma das quatro operações matemáticas básicas e possui propriedades que podem contribuir para o cálculo mental e para agilizar as contas.

A multiplicação também é conhecida como “produto”. Assim, quando falamos no produto entre dois números, referimo-nos ao resultado da multiplicação entre eles. Cada número que é multiplicado recebe o nome de fator. Logo, na multiplicação 9·3·7, os fatores são: 9, 3 e 7.

A seguir discutiremos cada uma das propriedades da multiplicação. Vamos lá?

Primeira propriedade: Comutatividade

Essa propriedade é tão famosa que é usada por muitos como ditado: “A ordem dos fatores não altera o produto”. Isso significa que, em uma multiplicação, a ordem em que os números são multiplicados não altera o seu resultado. Matematicamente:

Dados a e b pertencentes aos reais, teremos:

a·b = b·a

Por exemplo, 9·7 = 7·9 = 63.

Essa propriedade é útil para o cálculo mental unida à próxima.

Segunda propriedade: Associatividade

Essa propriedade envolve a multiplicação de três ou mais números. Esse tipo de multiplicação sempre é realizado dois a dois e a propriedade afirma que você pode multiplicar primeiro quaisquer pares de números que estejam lado a lado. Matematicamente, ela é escrita da seguinte maneira:

Dados os números reais a, b e c, teremos:

(a·b)·c = a·(b·c)

Por exemplo:

(3·4)·5 = 12·5 = 60

3·(4·5) = 3·20 = 60

Unindo essas duas propriedades (comutatividade e associatividade), podemos afirmar que uma cadeia de multiplicações pode ser feita em qualquer ordem. Assim, multiplique primeiramente os fatores que você já sabe o resultado e deixe os outros fatores por último. Muitas vezes os algarismos que aparecem nos resultados mudam e tornam a multiplicação mais fácil.

Terceira propriedade: Potências de base 10

Quando a multiplicação envolve uma potência de base 10, que são os números 1, 10, 100, 1000 etc., não é necessário realizar multiplicação alguma. Basta contar quantos zeros a potência de 10 possui e colocá-los no final do outro fator. Observe o exemplo:

326·10000 = 3260000

O resultado sempre seguirá essa lógica.

Quarta propriedade: Múltiplos de 10

Quando um dos fatores for um múltiplo de 10, o resultado seguirá uma lógica parecida com a anterior, entretanto, apenas para os zeros que aparecem após o último algarismo não nulo (diferente de zero). Observe o exemplo abaixo:

200·304000

Observe que serão dois zeros do fator 200 e três zeros do fator 304000 que serão colocados no final do resultado. Desse modo, multiplique apenas 2 por 304 e coloque os cinco zeros (2 pegos no 200 e 3 pegos no 304000) ao final.

2·304 = 608. Então:

200·304000 = 60800000

Quinta propriedade: distributividade

Essa é a única propriedade que envolve adição e multiplicação ao mesmo tempo. Lembre-se de que é necessário realizar as multiplicações primeiro para depois partir para adições e subtrações. Eis o que diz a propriedade: “O produto da soma é igual à soma dos produtos”.

Em outras palavras, quando o fator de uma multiplicação for um número real a e houver uma soma entre os números reais b e c, poderemos optar por multiplicar a por b e a por c e depois somar os resultados. Matematicamente:

Dados os números reais a, b e c, teremos:

a·(b + c) = a·b + a·c

Multiplicação por fatores diversos

As propriedades anteriores unidas permitem que o seguinte seja feito: Quando for necessário realizar uma multiplicação, decomponha um dos fatores em múltiplos de 10, multiplique cada um deles pelo outro fator – utilizando os conhecimentos sobre multiplicação por múltiplos de 10 – e, por fim, some os resultados. Por exemplo:

325·50

(300 + 20 + 5)·50

Sabendo que 3·5 = 15, concluímos que 300·50 = 15000. De forma idêntica, encontramos os outros resultados:

15000 + 1000 + 250 = 16250


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Multiplicação: operação matemática básica Multiplicação: operação matemática básica
Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Adição

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Divisão

Matemática

Divisão com vírgula

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.