Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Adição

A adição é uma operação matemática que está associada com a ideia de agrupar elementos de um ou mais conjuntos. Com essa operação, podemos resolver diversos problemas do nosso cotidiano, mas para que isso seja possível, antes é necessário compreender como realizar essa operação e entender também algumas de suas propriedades.

Leia também: Tabuada de adição

O que é adição?

A adição é uma operação matemática que está associada com a ideia de agrupar elementos de um conjunto. Para indicar uma adição, utilizamos o símbolo (+).

Imagine que dois amigos estão brincando com suas bolas de gude. Um deles possui bolinhas azuis, e o outro, bolinhas na cor verde.

Para determinar a quantidade total de bolinhas, devemos juntar as bolas azuis com as bolas verdes, isto é, juntar a quantidade de bolas azuis com a quantidade de bolas verdes.

Observando a imagem acima, percebemos que o total de bolinhas de gude são nove, logo podemos escrever a operação de adição da seguinte maneira:

3 + 6 = 9

Cálculo da adição

Para realizar a operação de adição, não é necessário recorrer a imagens, pois imagine ter que realizar uma adição entre dois números relativamente grandes por meio de desenhos – ter que desenhá-los pode ser uma tarefa não muito fácil. Assim, para realizar uma adição, devemos seguir o seguinte passo a passo:

Exemplo 1

1064 + 334

 

Passo 1 – O primeiro passo consiste em “armar” a operação. Para realizar esse primeiro passo, devemos colocar o número maior em cima do número menor. Colocando unidade sob unidade, dezena sob dezena, centena sob centena e assim sucessivamente (Se não se lembra do que é unidade, dezena e centena, recomendamos a leitura deste texto: Sistema de numeração decimal.).

Passo 2 – No segundo passo, temos que somar a unidade do primeiro número com a unidade do segundo número, dezena do primeiro número com a dezena do segundo número e assim sucessivamente. Veja:

4 +4 = 8 (unidade)

6 + 3 = 9 (dezena)

0 + 3 = 3 (centena)

1 + 0 = 1 (unidade de milhar)

O resultado da operação é 1.398. Podemos encontrar esse resultado de forma mais direta somando os números na operação já armada.

Exemplo 2

2.543 + 1.538


Da mesma forma que no exemplo anterior, vamos “armar” a operação.

Somando termo a termo da operação, temos:

3 + 8 = 11

4 + 3 = 7

5 + 5 = 10

2 + 1 = 3

Veja que, ao somar as unidades, o resultado foi um número de segunda ordem (ordem das dezenas) e o mesmo ocorreu quando somamos as centenas. Nesses casos, devemos acrescentar a quantidade de dezenas formadas na casa das dezenas.

Como o número 11 possui 1 dezena e 1 unidade, devemos acrescentar 1 dezena na casa das dezenas. E como 10 está na casa das centenas, isto é, 10 centenas equivale a 1 unidade de milhar (10 · 100 = 1.000), devemos acrescentar 1 unidade de milhar na casa das unidades de milhar.

3 + 8 = 11

4 + 3 = 7 +1

5 + 5 = 10

2 + 1 = 3 +1

Assim, 2.543 + 1.538 = 4.081.

Para facilitar o processo de adição nesses casos, vamos “armar” a operação e, sempre que ocorrer o fato acima, vamos “subir” o número que ultrapassar sua ordem. Veja:

Leia também: Adição de mais de dois números

Propriedades da adição

A adição possui algumas propriedades que nos auxiliam na resolução de alguns problemas.
 

  • Propriedade 1: Na operação de adição, o número zero é conhecido como elemento neutro, ou seja, ao realizar a adição entre qualquer número e o número zero, o resultado será o próprio número. Veja:

3 + 0 = 3

0 + 6 = 6
 

  • Propriedade 2: A adição é comutativa, ou seja, podemos alterar a ordem das parcelas e o resultado ainda será o mesmo. Veja:

6 + 4 = 10

e

4 + 6 = 10
 

Note que a ordem das parcelas não altera o resultado final.
 

  • Propriedade 3: A operação de adição também é associativa, o que significa que podemos somar as parcelas de uma adição de diferentes maneiras que o resultado não se altera. Veja:

(4 + 6) + 3

10 + 3

13

Agora realizando a adição em uma ordem diferente, o resultado não se altera.

4 + (6 + 3)

4 + 9

13

Portanto, (4 + 6) + 3 = 4 + (6 + 3) = 13.

Leia também: Adição de números decimais

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Veja os placares a seguir, que mostram quantos pontos marcou cada time em uma partida de basquete.

Placar do 1º tempo:

Placar do 2º tempo:

Qual foi o time vencedor e por qual placar?

Solução

O time vencedor é aquele que tiver mais pontos juntando os pontos do primeiro e segundo tempo, ou seja, devemos somar a quantidade de pontos marcados de cada time.

Time 1: 49 + 55 = 104 pontos.

Time 2: 58 + 50 = 108 pontos.

Portanto, o time vencedor é o 2, com 108 pontos.  

Por Robson Luiz

Você pode se interessar também

Matemática

Conhecendo Nosso Dinheiro

Matemática

Divisão

Matemática

Multiplicação

Matemática

Multiplicação e divisão de números negativos

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.