A multiplicação é uma dentre as quatro operações básicas da Matemática. Seu domínio é essencial para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
Multiplicação é uma das operações básicas da Matemática. Multiplicação, adição, subtração e divisão são consideradas operações primárias por serem base para a realização de vários cálculos. Quando há a soma sucessiva de um número por ele mesmo, podemos reescrevê-la como uma multiplicação.
A multiplicação é representada pelo símbolo × ou por ⋅ entre dois números. Para encontrarmos o resultado de uma multiplicação, é importante conhecer a tabuada de multiplicação e dominar o algoritmo da multiplicação.
Veja também: Como realizar operações com frações?
A multiplicação é uma das operações básicas da Matemática que está diretamente ligada à adição. Em algumas situações, há a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Dessa forma, podemos facilitar a escrita e a operação utilizando a multiplicação.
Sabemos que:
\(2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 14 \)
Essa adição sucessiva de 2 por ele mesmo 7 vezes pode ser representada por:
\( 2 × 7 = 14 \)
Podemos ler esse cálculo como “dois vezes sete”.
Em uma multiplicação entre dois números, estes são conhecidos como fatores. Já o resultado do cálculo é chamado de produto.
Na multiplicação 3 x 2 = 6, temos:
Para aprender a realizar a multiplicação entre dois números, primeiramente é necessário praticar a tabuada da multiplicação, a fim de que as multiplicações menores sejam conhecidas.
Conhecendo as multiplicações que estão na tabuada, utilizamos um algoritmo conhecido como algoritmo da multiplicação para realizar a multiplicação entre números maiores.
Calcule a multiplicação de \(32×4\).
Resolução:
De início, escreveremos a multiplicação com o maior fator em cima e o menor em baixo (não é uma regra, mas facilita o cálculo manual), deixando alinhadas as unidades, as dezenas e todos os algarismos.
Agora, realizaremos a multiplicação de 4 por 2, com resultado 8, que será escrito na unidade do produto.
Por fim, realizaremos a multiplicação de 4 por 3, que é igual a 12. O resultado será escrito na frente do 8.
Assim, concluímos que:
\(32×4=128\)
Calcule a multiplicação \(6×14\).
Resolução:
Montando a multiplicação:
Multiplicando as unidades, constatamos que \(4×6=24\). Como o 2 é uma dezena, o escreveremos acima do 1 como na imagem a seguir:
Agora, multiplicaremos \(6×1\) e somaremos 2 ao resultado. Sabemos que \(6×1=6\). Realizando a soma de 6 com 2, temos que \(6+2=8\).
Então:
\(14×6=84 \)
Calcule a multiplicação \(13×24\).
Resolução:
Montando a multiplicação:
Sabemos que 4×3=12:
Agora, multiplicaremos 3 por 2 e somaremos 1 ao resultado. Sabemos que \(3×2=6\). Realizando a soma de 6 com 1, temos que \(6+1=7\).
Desta vez, multiplicaremos 1 por 4. Neste caso, o resultado será escrito na unidade de dezena do número abaixo do 7.
A seguir, realizaremos a multiplicação de 1 por 2.
Por fim, somaremos os resultados encontrados:
Portanto:
\(13×24=312 \)
Saiba mais: Qual é o algoritmo da divisão?
Veremos, a seguir, as principais propriedades da multiplicação.
A propriedade comutativa determina que a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja:
\(3×2=2×3=6\)
A propriedade associativa mostra que se tivermos uma multiplicação entre três números, a ordem da multiplicação não alterará o produto.
\((2×3)×4=2×(3×4) \)
\(6×4=2×12\)
\(24=24 \)
Essa propriedade mistura a multiplicação e a adição. Resolvendo a expressão, temos:
\(2×3+4=2×3+2×4\)
\(2×7=6+8 \)
\(14=14\)
Na multiplicação existe um número neutro, que é o 1, pois qualquer número multiplicado por 1 será ele mesmo. Exemplo:
\(2×1=2 \)
Questão 1
Em uma sala de aula há 6 fileiras de cadeiras com 7 cadeiras cada. O número de cadeiras que existem nessa sala de aula é:
A) 13
B) 26
C) 30
D) 42
Resolução:
Alternativa D
Para calcular o total de cadeiras, basta multiplicar 7 por 6:
\(7×6=42\)
Há um total de 42 cadeiras na sala.
Questão 2
Um analista de processos de trânsito gasta 12 minutos para analisar cada processo. Se em um dia a demanda foi de 25 processos, o tempo gasto para ele analisar o total foi de:
A) 120 minutos
B) 180 minutos
C) 240 minutos
D) 300 minutos
Resolução:
Alternativa D
Calculando a multiplicação:
Foram gastos 300 minutos.