Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Propriedades da adição

A adição é uma das principais operações matemáticas, pois, com ela, podemos conceituar e compreender melhor as demais operações. Entender suas propriedades nos ajuda, além de resolver problemas, a compreender melhor a operação e as demais que derivam dela, como a multiplicação.

As propriedades da adição são:

  1. Propriedade do fechamento
  2. Propriedade da comutatividade
  3. Propriedade da associativa
  4. Propriedade do elemento neutro

Leia também: Adição – aprenda a realizar essa operação matemática

Propriedade do fechamento da adição

Saber as propriedades da adição ajuda nos cálculos com essa operação.

Dizer que uma operação é fechada em determinado conjunto é o mesmo que dizer que, quando operados dois números, o resultado ainda pertencerá ao conjunto desses números. Considerando dois números naturais, por exemplo, a adição desses dois números sempre será um número natural. Veja um exemplo:

7 + 30 = 37

Observe que o número 7 é natural, assim como o 30, e o resultado da adição também continua sendo natural, assim, podemos afirmar que, no conjunto dos números naturais, a operação de adição é fechada.

Propriedade comutativa da adição

Como o próprio nome já diz, essa propriedade nos garante que é possível realizar a adição das parcelas, independentemente da ordem delas. Veja:

Observe a adição entre números 3 e 4.

Veja que, independentemente da ordem, o resultado sempre será o mesmo.

Veja também: Tabuada da adição

Propriedade associativa da adição

A propriedade associativa nos permite calcular uma soma independentemente da ordem em que sejam feitas as adições. Veja:

a) (6 + 3) + 7

Ao estudar expressões numéricas, sabemos que é necessário resolver primeiro os parênteses, entretanto, quando se tem somente a operação de adição sendo envolvida, podemos ignorar essa ordem. Veja:

(6 + 3) + 7

9 + 7

16

Agora trocando a ordem:

6 + (3 + 7)

6 + 10

16

Portanto, temos que (6 + 3) + 7 = 6 + (3 + 7) = 16.

Propriedade do elemento neutro da adição

Assim como as demais operações, a adição possui seu elemento neutro, ou seja, existe um número que, quando adicionado com outro qualquer, o resultado é igual a esse número qualquer. Na adição, o elemento neutro é o número zero, portanto qualquer número operado (adicionado) com zero terá como resultado o próprio número.

7 + 0 = 0 + 7 = 7

56 + 0 = 0 + 56 = 56

0 + 3 = 3 + 0 = 3

Exercícios resolvidos

1. Indique o número e a propriedade que satisfazem cada um dos itens a seguir.

a) 45 + __ = 45

b) 34 + 54 = 54 + ___

c) (24 + ___) + 23 = 24 + (35 + ___)

Solução:

a) 45 + 0 = 45

A propriedade que satisfaz a igualdade é a do elemento neutro. Quando o elemento neutro é somado com qualquer número, a operação resulta no próprio número.

b) 34 + 54 = 54 + 34

A propriedade que devemos utilizar é a comutativa, na qual podemos trocar as ordens das parcelas e o resultado ainda é o mesmo.

c) (24 + 35) + 23 = 24 + (35 + 23)

A propriedade associativa possibilita “trocar” a posição dos parênteses e o resultado ainda é o mesmo.

Por Robson Luiz

Você pode se interessar também

Matemática

Adição

Matemática

Monômios

Matemática

Média aritmética

Matemática

Números Naturais

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.